Questões de Sociologia

Lista completa de Questões de Sociologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A democracia direta é caracterizada:
I. Pelo voto direto, onde as decisões políticas são tomadas diretamente pelo cidadão que expressa sua opinião sem intermediários. II. Um sistema democrático em que as decisões políticas não são tomadas diretamente pelos cidadãos. III. Por um instrumento de defesa do cidadão através da apreciação da vontade dos políticos.
Está(ão) CORRETA(s):

    A) I e II apenas.

    B) II e III apenas.

    C) I apenas.

    D) II apenas.

    E) I, II e III.

Sobre Democracia, é correto afirmar que, EXCETO:

    A) Etimologicamente, o termo democracia vem do grego demokratía, em que demo significa povo e kratía, poder

    B) Democracia é o regime político em que a soberania é exercida pelo povo.

    C) É a prática dos direitos e deveres de um indivíduo em um Estado. Os direitos do cidadão aumentam na mesma proporção de seus deveres perante a sociedade.

    D) É um regime de governo cuja origem do poder vem do povo.

    E) Um dos aspectos que define a democracia é a livre escolha de governantes pelos cidadãos através de eleições diretas ou indiretas.

Conflitos sociais estão presentes na vida social em caráter normal ou patológico. As organizações do trabalho são campos de conflitos sociais de toda ordem. Uma organização do trabalho de grande importância nas sociedades capitalistas é o sindicato, sobre o qual é correto afirmar o seguinte:

    A) os conflitos mais importantes que intermedia são os relacionados com a criação de benefícios sociais aos trabalhadores.

    B) os conflitos sociais que explicam sua existência são aqueles relacionados com a luta de classes.

    C) o conflito mais importante que administra está relacionado com a ausência de cooperação entre os trabalhadores e os patrões.

    D) os conflitos que o caracterizam estão relacionados com o patronato, pois os sindicatos querem obter salários elevados sem quebrar o investimento do qual dependem os salários futuros.

A diferença entre controle social e sociedade controlada é a seguinte:

    A) no controle social os indivíduos buscam orientar a atividade dos outros; na sociedade controlada, as instituições controlam os indivíduos.

    B) no controle social, a sociedade é controlada pelas normas e regras que ela desconhece, mas obedece; na sociedade controlada, ela conhece as regras e obedece porque quer.

    C) o controle social significa diretamente dominar sobre os indivíduos e a sociedade controlada ocorre na medida em que sabemos dominar os fatores de produção.


    D) controle social é o domínio dos homens sobre a sociedade; sociedade controlada é o domínio da sociedade sobre os homens.

As desigualdades sociais são, em grande medida, produtos das relações de mercado. O sistema político intervém de diversas formas para regulamentar, regular e corrigir o funcionamento dos mercados. Os investimentos em educação pública são um exemplo disso. Sobre o tema é correto afirmar que

    A) pessoas sem aptidão para os estudos formais têm poucas chances de mobilidade social, tendem a viver na pobreza.

    B) a origem social determina as condições de desigualdade das famílias, impossibilitando a mobilidade social.

    C) a renda e o status social são estatisticamente dependentes da origem social e do nível de instrução, de forma moderada.

    D) a estratificação social por renda determina o nível de instrução e, consequentemente, descreve as possibilidades de mobilidade social.

No século XIX, livres pensadores e cientistas acreditavam que o declínio da autoridade da Igreja Ocidental haveria de diminuir o interesse dos indivíduos pelas crenças religiosas. Mas não foi o que as Ciências Sociais observaram nos séculos XX e XXI. É correto afirmar que

    A) o hitlerinismo e o stalinismo são exemplos de religiões seculares com muita vitalidade no Ocidente.

    B) inovações decisivas foram trazidas pela Reforma Protestante, que obrigouas sociedades ocidentais a repensar a oposição sagrado x profano.

    C) foi substituído, nas sociedades ocidentais, o efeito carismático da autoridade eclesiástica.

    D) não estabeleceram a especificidade do fenômeno religioso e nem a quais realidades estes correspondem em relação aos problemas fundamentais da experiência humana.

Èmile Durkheim descreveu a Sociologia como uma ciência da ordem social. Sua proposição é a de que estamos em uma estrutura social e que somos determinados por ela. É correto afirmar que

    A) pensamos a partir das nossas ideias sociais e são essas ideias as formadoras da nossa consciência.

    B) as crenças morais são necessárias à sociedade.

    C) a estrutura da sociedade é determinada pelo tamanho da população, pela forma como ela está espalhada em um território, pelos meios de comunicação presentes e pelas formas de contatos entre seus membros. A densidade física de uma sociedade determina o comportamento de seus membros.

    D) é um fato social a existência de uma estrutura social como a religião.

A burocracia é um modo de administração que, com as teorizações sobre as formas de organização das sociedades capitalistas, incorporou diversas conotações. Segundo Max Weber, um dos responsáveis por incorporá-la ao vocabulário técnico da sociologia, a burocracia

    A) faz parte da experiência histórica e cultural de todos os países do Ocidente.

    B) é uma forma de poder predominante na sociedade capitalista.

    C) é um instrumento de poder dos governantes – ou do Estado e é necessário que os burocratas saibam realizar aquilo para o qual foram recrutados e executem ordens.

    D) é um aparelho à disposição dos dirigentes políticos.

A vida privada interfere na vida pública e é fator de restrição às mulheres. A divisão sexual do trabalho impõe às mulheres maiores obrigações na vida privada do que aos homens. É correto afirmar que

    A) isso ocorre porque a dualidade entre público e privado é problematizada nas teorias da democracia.

    B) a persistência desses padrões destoam dos valores igualitários perseguidos pelas feministas.

    C) é preciso desnaturalizar esses padrões, que implicam desvantagens para as mulheres.

    D) a legislação e o cotidiano da vida brasileira são os fatores responsáveis por esses padrões.

A emergência da sociedade capitalista trouxe às mulheres uma liberdade meramente formal na vida privada. Embora fossem livres para escolher seus casamentos, deveriam fazer isso no contexto do “mercado” de casamentos.
Essa ilustração diz respeito a uma categoria analítica cara às ciências
sociais, a Estratificação Social, que se refere

    A) às hierarquias sociais que caracterizam os indivíduos de uma sociedade ou de uma comunidade.

    B) às hierarquias sociais definidas com base na renda.

    C) aos proletários capitalistas como classes ordenadas uma em relação à outra.

    D) à estratificação sexual, que discute a família, a economia e as relações entre os sexos com vistas a definir uma tipologia de gêneros.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

Contato

contato@provaseconcursos.com.br

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...