Questões de Sociologia

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Considerando que a cultura condiciona a visão de mundo do homem, assinale a opção correta.

  • A.

    Homens de culturas diferentes têm visões semelhantes das coisas.

  • B.

    O exercício de atividades consideradas como parte da fisiologia humana nunca refletem diferenças culturais.

  • C.

    Dentro de uma mesma cultura, a utilização do corpo não é diferenciada em função do sexo.

  • D.

    O fato de o homem ver o mundo através de sua cultura tem como consequência a propensão em considerar o seu modo de vida como o mais correto e o mais natural.

  • E.

    A cultura está longe de poder decidir sobre a vida e a morte dos membros do sistema.

Dentre os pensadores clássicos da sociologia, Max Weber se destaca por sua obra complexa e profunda, na qual constitui um momento da compreensão dos fenômenos históricos e sociais e, ao mesmo tempo, uma reflexão sobre o método das ciências histórico-sociais. Portanto, a respeito de seus pressupostos teóricos, assinale a alternativa INCORRETA:

  • A. Observa-se que na concepção de Durkheim, a comunidade é anterior à sociedade, ou melhor, a comunidade se transforma em sociedade. Já para Weber, comunidade e sociedade coexistem. A comunidade existe no interior da sociedade, como por exemplo, a família (comunidade) que existe dentro da sociedade.
  • B. Ação social é um comportamento humano, ou seja, uma atitude interior ou exterior voltada para ação ou abstenção. Esse comportamento só é ação social quando o ator atribui a sua conduta, um significado ou sentido próprio e esse sentido relaciona-se com o comportamento de outras pessoas.
  • C. Para Weber, a Sociologia é uma ciência que procura compreender a ação social. Por isso, considerava o indivíduo e suas ações como ponto chave da investigação, evidenciando o que para ele era o ponto de partida para a Sociologia, a compreensão e a percepção do sentido que a pessoa atribui a sua conduta.
  • D. O principal objetivo de Weber é compreender o sentido que cada pessoa dá a sua conduta e perceber assim, a sua estrutura inteligível e não a análise das instituições sociais, como dizia Durkheim.
  • E. Diferentemente de Durkheim, a objetividade do conhecimento é impossível, pois não se pode separar claramente o conhecimento empírico da ação prática. Assim sendo, não cabe ao cientista buscar a objetividade.

A partir do conceito de movimento social apresentado no texto acima, assinale a opção correta.

  • A.

    Uma multidão atuante, inclinada a praticar um ato destrutivo e agressivo, constitui um movimento social.

  • B.

    O movimento social possui natureza permanente, formando elementos estáveis em uma cultura.

  • C.

    Os movimentos sociais são altamente dinâmicos; duram o tempo necessário para atingir os objetivos propostos.

  • D.

    O princípio de oposição, definido por Alain Touraine como um dos princípios dos movimentos sociais, significa que, em um primeiro momento, o movimento social deve escolher uma identidade.

  • E.

    O movimento social acontece quando uma multidão se une para transgredir coletivamente os costumes normais vigentes, compartilhando uma situação de prazer.

A partir da década de 80, do século passado, com a organização do Movimento Negro e com o retorno do quesito cor/raça, os sensos oficiais e diversos estudos vêm demonstrando as assimetrias existentes entre os diferentes grupos de cor/raça no Brasil. O que se tem constatado principalmente, é a situação desvaforável do grupo negro (o qual incluem-se pretos e pardos) no que tange ao acesso a bens, tais como educação, emprego, saúde e moradia. Neste sentido, várias medidas têm sido tomadas com o intuito de diminuir o fosso entre brancos e negros. Portanto, a partir das alternativas abaixo, marque a que exprime a inclusão social dos negros através das medidas de discriminação positiva:

  • A. Política universalista.
  • B. Política econômica.
  • C. Política compensatória.
  • D. Política distributiva.
  • E. Política de ação afirmativa.

Acerca do conceito de instituição, assinale a opção correta.

  • A.

    Nas instituições sociais, as atividades são imprevisíveis e as relações entre os vários tipos de membros ficam cada vez mais informalizadas.

  • B.

    As características da família e da linguagem são diferentes das características das instituições sociais.

  • C.

    Do ponto de vista da instituição, cada nova geração precisa inventar seus próprios métodos e crenças para lidar com os problemas que surgem.

  • D.

    Denomina-se institucionalização o processo pelo qual certas atividades adquirem padrões e rotinas.

  • E.

    Uma briga de rua constitui uma atividade institucionalizada.

De acordo com Roberto DaMatta, o entendimento da sociedade brasileira passa pela forma que interpretamos dois importantes espaços sociais; o mundo da casa e o da rua. A respeito da sociabilidade que se produz dentro destes diferenciados mundos, assinale a alternativa INCORRETA:

  • A. A casa é o espaço da intimidade onde há ideia de um destino em conjunto e de objetos, relações, valores (as chamadas “tradições de família”) que todos do grupo sabem que importa resguardar e preservar.
  • B. A casa não se trata apenas de um lugar físico, mas de um lugar moral: esfera onde nos realizamos através do trabalho.
  • C. A rua é o lugar do movimento, onde temos apenas grupos desarticulados de indivíduos, a massa humana que povoa as nossas cidades e que remete sempre à exploração e a uma concepção de cidadania e de trabalho que é nitidamente negativa.
  • D. Na rua, então, o tempo corre, voa e passa. Muito mais que no lar, onde ele está suspenso entre as relações prazerosas e amorosas de todos com todos.
  • E. O fato é que não temos a glorificação do trabalhador, nem as ideias de que a rua e o trabalho, são locais onde se pode honestamente enriquecer e ganhar dignidade.

Com relação ao conceito de ideologia, assinale a opção correta.

  • A.

    Segundo Émile Durkheim, as ideologias são o produto de uma imensa cooperação que se estende, não apenas no espaço, mas no tempo; para produzi-las, uma multidão de espíritos diversos associaram, misturaram suas ideias e seus sentimentos, longas séries de gerações acumularam sua experiência e seu saber.

  • B.

    Para É. Durkheim, as ideologias, enquanto transcendem o ser individual, exprimem uma realidade mais alta, a saber, a da própria sociedade.

  • C.

    Segundo N. Poulantzas, a ideologia, ao contrário da ciência, tem por função ocultar as contradições reais, reconstruir em um plano imaginário um discurso relativamente coerente que sirva de horizonte ao "vivido" dos agentes.

  • D.

    A ideologia tem por função representar a representação.

  • E.

    A ideologia é uma realidade de ordem intelectual e moral, um ser social irredutível, em sua totalidade, às consciências individuais.

A obra Raízes do Brasil de Sérgio Buarque de Holanda é considerada uma obra fundadora, uma vez que funda uma tradição no que tange a interpretação do Brasil. Marque a alternativa que melhor exprime o postulado desta obra:

  • A. As raízes ibéricas representam uma ética pautada no trabalho e na busca do lucro racionalizado.
  • B. A plasticidade é uma característica peculiar do colonizador português na qual expressa seu forte apego a sistemática e a disciplina do trabalho.
  • C. Dos portugueses, o que mais soubemos subtrair foi o personalismo exacerbado que culmina em elementos anárquicos.
  • D. Em terras brasileiras, funda-se a partir da colonização, uma forte coesão social pautada em laços de solidariedade.
  • E. O estilo de colonização que prevalece é o estilo do ladrilhador, aquele que planeja a construção das ruas e cidades.

A partir do texto acima, assinale a opção correta.

  • A.

    Quando os sociólogos se referem à cultura, estão preocupados com aqueles aspectos da sociedade humana que são antes herdados do que aprendidos.

  • B.

    A cultura de uma sociedade compreende apenas os aspectos tangíveis, tais como os objetos, os símbolos ou a tecnologia que representam o conteúdo da cultura.

  • C.

    Fundamentais a todas as culturas são as ideias que definem o que é considerado importante, válido e desejável, fornecendo direção aos humanos nas suas relações e interações sociais.

  • D.

    Os valores culturais e as normas permanecem estáticos com o passar do tempo.

  • E.

    As formas de comportamento consideradas aceitáveis são comuns de cultura para cultura.

Uma das importantes contribuições do sociólogo francês Pierre Bourdieu, é sobre a organização e o funcionamento dos campos, ou seja, espaços caracterizados pela luta de poder e legitimação dos indivíduos e seus correspondentes estilos de vida. A respeito desta teoria, assinale a alternativa INCORRETA:

  • A. Assim, em cada época de cada sociedade, há uma hierarquia dos objetos de estudos legítimos que consegue impor-se de maneira mais total, por não haver a necessidade de ser explicitada.
  • B. Os esquemas linguísticos e intelectuais determinam muito mais o que os indivíduos apreendem como digno de ser pensado e o que pensam a respeito, pois atuam fora do alcance das tomadas de consciência crítica.
  • C. Cada campo possui regras do jogo e desafios específicos, irredutíveis às regras do jogo ou aos desafios dos outros campos.
  • D. Um campo é um “sistema” ou um “espaço” estruturado de posições no qual se estabelecem as lutas entre os diferentes agentes que ocupam as diversas posições.
  • E. A relação entre o campo (produção) e os mecanismos sociais (reprodução) tende a se apresentar de forma explícita, deixando claro quem é o dominante.
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