Questões de Sociologia

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Muitos são os estudos que tratam dos fenômenos da modernidade e da pós-modernidade. Dentre estes estudos, identificamos a corrente que acredita no fim da modernidade e no início de uma nova era dita pós-moderna e outra que acredita apenas que estamos vivendo a radicalização da modernidade. A respeito da corrente sobre a radicalização da modernidade, assinale a alternativa que melhor expressa este fenômeno:

  • A. Entende a transição corrente em termos epistemológicos ou decompondo totalmente a epistemologia.
  • B. Nesta condição, uma quantidade cada vez maior de pessoas vivem em circunstâncias, nas quais instituições desencaixadas ligando práticas locais a relações sociais globalizadas, organizam os aspectos principais da vida cotidiana.
  • C. Enfoca as tendências centrífugas das transformações sociais correntes e de seu caráter de deslocamento.
  • D. Teoriza a falta de poder que os indivíduos sentem em face das tendências globalizantes.
  • E. Vê o engajamento político coordenado, impossibilitado pela primazia da contextualidade e dispersão, assim como também vê o esvaziamento da vida cotidiana como resultado da introdução dos sistemas abstratos.

A divisão social do trabalho é observada tanto nos escritos de Marx quanto de Durkheim. Para tanto, as duas concepções se apresentam um tanto quanto distintas. A respeito da concepção marxista, assinale a alternativa INCORRETA:

  • A. A divisão social do trabalho é responsável por manter a reciprocidade e o intercâmbio entre os indivíduos e os grupos.
  • B. É, portanto, a partir da divisão social do trabalho que se dá todas as contradições existentes.
  • C. Esta é responsável pela repartição desigual, tanto qualitativa, quanto quantitativa do trabalho e de seus produtos.
  • D. A divisão social do trabalho e a propriedade privada são expressões idênticas, uma enuncia-se em relação à atividade o mesmo que na outra se enuncia relativamente ao produto da atividade.
  • E. A partir da divisão social do trabalho, os interesses comunitários se convergem a uma forma autônoma como Estado.

Marx e Engels, na obra Ideologia Alemã, expõem os fundamentos do método de análise da sociedade, o materialismo histórico dialético. Portanto, a respeito deste método e de suas contribuições para o entendimento da sociedade, assinale a alternativa INCORRETA:

  • A. O modo como os homens produzem os seus meios de vida depende, em primeiro lugar, da natureza dos próprios meios de vida encontrados e a reproduzir.
  • B. Aquilo que os indivíduos são, coincide, portanto, com a sua produção, com o que produzem e também como produzem.
  • C. Toda a historiografia tem que partir da concepção do homem isolado, independente do meio físico para assim compreender a sua reprodução.
  • D. Aquilo que os indivíduos são, depende, portanto, das condições materiais da sua produção.
  • E. A produção só surge com o aumento da população. Ela própria pressupõe, por seu turno, um intercâmbio dos indivíduos entre si.

O registro feito pela literatura sociológica mostra que o tema dos movimentos sociais é relativamente recente. A rigor, datam dos anos 70 os primeiros estudos, atraídos pelo ineditismo das práticas sociais populares, em uma conjuntura de despolitização repressiva da sociedade civil brasileira, submetida a uma estratégia autoritária de articulação dos interesses capitalistas de acumulação. 

 A partir do texto acima, julgue os itens seguintes.

O sentido político e o dinamismo das práticas dos movimentos sociais recentes derivam da utilização, por esses movimentos, dos espaços cedidos pelo Estado.

  • C. Certo
  • E. Errado

O registro feito pela literatura sociológica mostra que o tema dos movimentos sociais é relativamente recente. A rigor, datam dos anos 70 os primeiros estudos, atraídos pelo ineditismo das práticas sociais populares, em uma conjuntura de despolitização repressiva da sociedade civil brasileira, submetida a uma estratégia autoritária de articulação dos interesses capitalistas de acumulação. 

 A partir do texto acima, julgue os itens seguintes.

Na sua gestação, os movimentos sociais recentes designam configurações sociais intra e interclassistas.

  • C. Certo
  • E. Errado

O registro feito pela literatura sociológica mostra que o tema dos movimentos sociais é relativamente recente. A rigor, datam dos anos 70 os primeiros estudos, atraídos pelo ineditismo das práticas sociais populares, em uma conjuntura de despolitização repressiva da sociedade civil brasileira, submetida a uma estratégia autoritária de articulação dos interesses capitalistas de acumulação. 

 A partir do texto acima, julgue os itens seguintes.

O "novo sindicalismo" e os movimentos populares emergiram com a marca da heteronomia e da aceitação da ordem estabelecida.

  • C. Certo
  • E. Errado

A educação, quando apreendida no plano das determinações e relações sociais, e, portanto, ela mesma constituída e constituinte destas relações, apresenta-se, historicamente, como um campo de disputa hegemônica. Essa disputa dá-se na perspectiva de articular as concepções, a organização dos processos e dos conteúdos educativos na escola e, mais amplamente, nas diferentes esferas da vida social, aos interesses de classe. Gaudêncio Frigotto. Educação e crise do capitalismo real.

Considerando esse texto, julgue os itens a seguir.

A perspectiva marxista sobre a relação entre trabalho e educação desenvolveu-se no Brasil desde o século passado, inicialmente com as escolas de artes e ofícios, para os desvalidos da sorte.

  • C. Certo
  • E. Errado

O registro feito pela literatura sociológica mostra que o tema dos movimentos sociais é relativamente recente. A rigor, datam dos anos 70 os primeiros estudos, atraídos pelo ineditismo das práticas sociais populares, em uma conjuntura de despolitização repressiva da sociedade civil brasileira, submetida a uma estratégia autoritária de articulação dos interesses capitalistas de acumulação. 

 A partir do texto acima, julgue os itens seguintes.

A análise dos movimentos sociais recentes revela emergência de novos atores sociais e de práticas políticas novas.

  • C. Certo
  • E. Errado

A escola da interação simbólica reporta-se, em origem, aos clássicos das ciências sociais do fim do século XIX, embora o termo interacionismo simbólico tenha sido cunhado por Herbert Blumer em 1937. G. Mead, o fundador do movimento, não publicou uma obra completa sobre sua teoria. Seu sistema de psicologia social, entretanto, é apresentado de forma completa em Mind, Self and Society, em que o autor explora não somente a complexa relação entre a sociedade e o indivíduo, como expõe a gênese do self e o desenvolvimento dos símbolos significantes.

Considerando o texto acima, julgue os seguintes itens.

Segundo o interacionismo simbólico, todas as pessoas têm tendência a se conformar às regras da vida cotidiana. Interiorizadas, essas regras passam a constituir-se em reguladores interiores das ações.

  • C. Certo
  • E. Errado

O fato de o pesquisador em ciências humanas ser um ator que influencia seu objeto de pesquisa, e de o objeto de pesquisa, por sua vez, ser capaz de um comportamento voluntário e consciente, conduz a uma construção do saber cuja medida do verdadeiro difere da obtida em ciências naturais. 

                                

 Considerando esse texto, julgue os próximos itens.

A abordagem multidisciplinar consiste em tratar os problemas de pesquisa, servindo-se, entre as diversas disciplinas das ciências humanas, daquelas que parecem ser úteis.

  • C. Certo
  • E. Errado
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