Questões de Sociologia

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A escola da interação simbólica reporta-se, em origem, aos clássicos das ciências sociais do fim do século XIX, embora o termo interacionismo simbólico tenha sido cunhado por Herbert Blumer em 1937. G. Mead, o fundador do movimento, não publicou uma obra completa sobre sua teoria. Seu sistema de psicologia social, entretanto, é apresentado de forma completa em Mind, Self and Society, em que o autor explora não somente a complexa relação entre a sociedade e o indivíduo, como expõe a gênese do self e o desenvolvimento dos símbolos significantes.

Considerando o texto acima, julgue os seguintes itens.

Da perspectiva do interacionismo, as instituições representam uma rede que funciona porque pessoas, em momentos diferentes, fazem alguma coisa, como resultado da forma como definem situações nas quais atuam.

  • C. Certo
  • E. Errado

O fato de o pesquisador em ciências humanas ser um ator que influencia seu objeto de pesquisa, e de o objeto de pesquisa, por sua vez, ser capaz de um comportamento voluntário e consciente, conduz a uma construção do saber cuja medida do verdadeiro difere da obtida em ciências naturais. 

                                

 Considerando esse texto, julgue os próximos itens.

Hoje, o objetivo das ciências humanas restringe-se a tentar desvendar a explicação causal, isto é, a causa que provoca o efeito e, desse modo, obter o saber produzido.

  • C. Certo
  • E. Errado

A escola da interação simbólica reporta-se, em origem, aos clássicos das ciências sociais do fim do século XIX, embora o termo interacionismo simbólico tenha sido cunhado por Herbert Blumer em 1937. G. Mead, o fundador do movimento, não publicou uma obra completa sobre sua teoria. Seu sistema de psicologia social, entretanto, é apresentado de forma completa em Mind, Self and Society, em que o autor explora não somente a complexa relação entre a sociedade e o indivíduo, como expõe a gênese do self e o desenvolvimento dos símbolos significantes.

Considerando o texto acima, julgue os seguintes itens.

O interacionismo simbólico considera que as ações dos indivíduos resultam de regras interiorizadas durante o processo de socialização.

  • C. Certo
  • E. Errado

O fato de o pesquisador em ciências humanas ser um ator que influencia seu objeto de pesquisa, e de o objeto de pesquisa, por sua vez, ser capaz de um comportamento voluntário e consciente, conduz a uma construção do saber cuja medida do verdadeiro difere da obtida em ciências naturais. 

                                

 Considerando esse texto, julgue os próximos itens.

Compete às ciências humanas compreender problemas que surgem no campo social, a fim de eventualmente contribuir para sua solução.

  • C. Certo
  • E. Errado

Analise os dois trechos abaixo.

I. Às vezes penso que eu assisto tv Como o cãozinho que olha o frango rodar Que mais e mais saboroso de se ver Aguça cada vez mais meu paladar E quando uma gotinha de óleo cai Como uma novidade que entra no ar Eu paro tudo, eu paro de pensar Só pra ficar te olhando, televisão (Pato Fu. Televisão de Cachorro)

II. A atrofia da imaginação e da espontaneidade do consumidor cultural de hoje não tem necessidade de ser explicada em termos psicológicos. Eles são feitos de modo a vetar, de fato, a atividade mental (…), esses produtos podem estar certos de serem alegremente consumidos em estado de distração. (Adorno e Horkheimer. Dialética do Esclarecimento)

 O processo ao qual os trechos se referem, bem como as chaves teóricas que os intérpretes da Escola de Frankfurt o analisaram estão corretos, respectivamente, em:

  • A.

    desencantamento do mundo; alienação e fetichismo da mercadoria.

  • B.

    indústria de massa; alienação e dominação do indivíduo.

  • C.

    indústria cultural; fetichismo da mercadoria e barbárie

  • D.

    indústria cultural; alienação e fetichismo da mercadoria.

  • E.

    indústria cultural; arte como técnica e burocratização da cultura.

A escola da interação simbólica reporta-se, em origem, aos clássicos das ciências sociais do fim do século XIX, embora o termo interacionismo simbólico tenha sido cunhado por Herbert Blumer em 1937. G. Mead, o fundador do movimento, não publicou uma obra completa sobre sua teoria. Seu sistema de psicologia social, entretanto, é apresentado de forma completa em Mind, Self and Society, em que o autor explora não somente a complexa relação entre a sociedade e o indivíduo, como expõe a gênese do self e o desenvolvimento dos símbolos significantes.

Considerando o texto acima, julgue os seguintes itens.

Da perspectiva do interacionismo simbólico, na interação social, a interpretação é um processo formativo, e não uma aplicação sistemática de sentidos estabelecidos.

  • C. Certo
  • E. Errado

O fato de o pesquisador em ciências humanas ser um ator que influencia seu objeto de pesquisa, e de o objeto de pesquisa, por sua vez, ser capaz de um comportamento voluntário e consciente, conduz a uma construção do saber cuja medida do verdadeiro difere da obtida em ciências naturais. 

                                

 Considerando esse texto, julgue os próximos itens.

O pesquisador em ciências sociais considera objetivo aquilo que preserva o objeto, isto é, aquilo permite revelar sua natureza sem que esta tenha sua integridade afetada.

  • C. Certo
  • E. Errado

As classificações primitivas não constituem, pois, singularidades excepcionais, sem analogia com as que estão entre povos os mais cultivados; parecem, ao contrário, se ligar sem solução de continuidade às primeiras classificações científicas. Com efeito, embora difiram profundamente destas últimas sob certos aspectos, não deixam todavia de possuir todos os caracteres essenciais das mesmas.

(Durkheim e Mauss. Algumas formas primitivas de classificação)

 Para estes autores, o estudo das formas primitivas de classificação tem como finalidade

  • A.

    entender a relação acidental dos sistemas de classificação das sociedades primitivas.

  • B.

    distinguir o totemismo das outras formas primitivas de classificação.

  • C.

    diferenciar as formas de organização primitivas das complexas.

  • D.

    contrapor-se aos estudos realizados por Spencer e Gillen.

  • E.

    estabelecer uma relação entre o pensamento primitivo e o sistema lógico.

A escola da interação simbólica reporta-se, em origem, aos clássicos das ciências sociais do fim do século XIX, embora o termo interacionismo simbólico tenha sido cunhado por Herbert Blumer em 1937. G. Mead, o fundador do movimento, não publicou uma obra completa sobre sua teoria. Seu sistema de psicologia social, entretanto, é apresentado de forma completa em Mind, Self and Society, em que o autor explora não somente a complexa relação entre a sociedade e o indivíduo, como expõe a gênese do self e o desenvolvimento dos símbolos significantes.

Considerando o texto acima, julgue os seguintes itens.

De acordo com G. Mead, o comportamento humano constitui uma resposta direta às atividades dos outros.

  • C. Certo
  • E. Errado

O fato de o pesquisador em ciências humanas ser um ator que influencia seu objeto de pesquisa, e de o objeto de pesquisa, por sua vez, ser capaz de um comportamento voluntário e consciente, conduz a uma construção do saber cuja medida do verdadeiro difere da obtida em ciências naturais. 

                                

 Considerando esse texto, julgue os próximos itens.

Consciente de que imprime em suas pesquisas seus próprios pontos de vista e suas determinações, o pesquisador torna-se mais sensível aos efeitos que isso possa ter sobre a ciência.

  • C. Certo
  • E. Errado
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