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Sociologia - Teorias sociológicas - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Segundo Roque de Barros Laraia, Leslie White considerava que a passagem do estado animal para humano ocorreu
com a participação efetiva dos humanos na vida sedentária.
quando os homens começaram a comer carne.
quando os homens começaram a andar ereto.
quando o cérebro do homem foi capaz de gerar símbolos.
quando os homens deixaram as árvores.
Sociologia - Teorias sociológicas - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Roberto Da Matta afirma que a nossa teorização sobre o racismo brasileiro deu-se com base no estudo do mestiço e do mulato. Foi com tal preocupação que o nosso racismo foi pensado de maneira pioneira por intelectuais do porte de
Florestan Fernandes e Octávio Ianni, pensadores fundamentais para se entender a Escola de Sociologia Paulista.
Oliveira Vianna e Oracy Nogueira, ideólogos importantes para se entender o processo de branqueamento da sociedade brasileira.
Clóvis Moura e Alberto Guerreiro Ramos, pensadores fundamentais para o entendimento da patologia social do brasileiro.
Manuel Bonfim e Arthur Ramos, ideólogos importantes para o entendimento de que, via educação de base, melhora-se o nosso estoque racial.
Sílvio Romero e Nina Rodrigues, doutrinadores fundamentais e paradigmáticos do nosso mundo intelectual.
Sociologia - Teorias sociológicas - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Roberto Da Matta considera importante pensar que a fábula das três raças e o racismo à brasileira é parte de um mesmo conjunto
doutrinário, que permitiu se ajustar a interesses nacionais e internacionais, bem como estabelecer critérios racionais para definir o projeto nacional formulado a partir da ordem e do progresso social que não se funda nas diferenças raciais.
hegemônico, que permitiu conciliar uma série de questões colocadas em função de ideias fundadoras, sobretudo as vinculadas aos interesses das diferentes classes sociais presentes no país antes e depois da Abolição da Escravatura.
hegemônico, que permitiu conciliar uma série de questões colocadas em função de ideias fundadoras, sobretudo as vinculadas aos interesses das diferentes classes sociais presentes no país antes da Abolição da Escravatura.
ideológico, que permitiu conciliar uma série de impulsos contraditórios de nossa sociedade, sem que se criasse um plano para sua transformação profunda, sobretudo porque a elite brasileira pós-independência necessitava justificar, racionalizar e legitimar as diferenças internas no país, bem como as hierarquias sociais.
ideológico, que permitiu conciliar uma série de impulsos presentes em nossa sociedade, sem que houvesse transformações objetivas e profundas, sobretudo porque a elite portuguesa desde a chegada da família real necessitava justificar, racionalizar e legitimar as diferenças internas no país, bem como as hierarquias sociais entre reinóis e nacionais.
Sociologia - Teorias sociológicas - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Roberto Da Matta considera que sem uma tradição
um grupo social pode viver desordenadamente, mas sem noção da cultura que produzem, mesmo que formem o seu estilo de vida e se situem diante de uma lógica de inclusões e exclusões.
um grupo social pode viver ordenadamente, porém nem sempre tem consciência de si e do outro e do seu estilo de vida, e o fato de não ter consciência não lhe permite se socializar diante de uma lógica de inclusões necessárias e exclusões fundamentais.
uma coletividade pode viver ordenadamente, mas não tem consciência do seu estilo de vida. E ter consciência é poder ser socializado, isto é, é se situar diante de uma lógica de inclusões necessárias e exclusões fundamentais.
uma coletividade vive desordenadamente, mas tem consciência do seu estilo de vida. Ela tem ciência de que necessita ser sociável, mas somente a partir das inclusões necessárias que realiza.
uma coletividade vive ordenadamente, mas não tem consciência do seu estilo de vida. E ter consciência é poder ser socializado, ou seja, é se situar diante de uma lógica de inclusões necessárias.
Sociologia - Teorias sociológicas - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Segundo Cuche, Bourdieu trata a cultura no sentido antropológico, mas recorre para tal a outro conceito que é o de
ethos, ou seja, sistemas de disposições duráveis e instransponíveis, infraestruturas predispostas a funcionar como estruturas estruturantes, isto é, a funcionar como princípios geradores e organizadores de práticas e de representações.
habitus, ou seja, sistemas de disposições duráveis e transponíveis, estruturas estruturadas predispostas a funcionar como estruturas estruturantes, isto é, a funcionar como princípios geradores e organizadores de práticas e de representações.
trocas simbólicas, ou seja, sistemas de disposições duráveis e transponíveis, estruturas estruturadas dispostas a operar como mercadorias materiais e simbólicas no universo semântico do signo.
habitus, ou seja, sistemas de disposições permeáveis e efêmeros, estruturas estruturadas dispostas a funcionar como estruturas estruturantes, isto é, a funcionar como princípios operadores de lógicas de mercado e de trocas simbólicas.
ethos, ou seja, sistemas de disposições efêmeros, porque são intercambiáveis, estruturas estruturadas predispostas a funcionar como estruturas estruturantes, isto é, a funcionar como princípios geradores e organizadores de práticas e de representações de significados materiais e simbólicos.
Sociologia - Questões sociológicas - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Cuche, em Memorando para o Estudo da Aculturação, afirma que, em 1936, conceituou-se aculturação como
o conjunto de fenômenos que resultam de um contato contínuo e direto entre grupos de indivíduos de culturas diferentes e que provocam mudanças nos modelos culturais iniciais de um ou dos dois grupos.
abordagem exercida pelos antropólogos e sociólogos sobre a cultura dos povos sem escrita.
a abordagem exercida pelos sociólogos sobre os fenômenos culturais presentes nas sociedades modernas.
uma abordagem sobre os fenômenos culturais que resultam das relações entre culturas particulares.
o conjunto de fenômenos que são frutos das relações socioculturais presentes entre grupos, indivíduos e instituições e que tem a capacidade de gerar novos modelos culturais.
Sociologia - Teorias sociológicas - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Cuche, informa-nos que devemos a Franz Boas a concepção antropológica do relativismo cultural. Para Cuche, o relativismo cultural de Boas é
uma abordagem funcionalista e semiótica da cultura.
uma metodologia da história cultural dos povos sem história.
uma ciência positiva em busca de significados culturais.
um princípio metodológico e uma concepção relativista da cultura.
uma teoria sociológica da cultura fundada a partir de princípios evolucionistas.
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Segundo Cuche, a primeira definição etnológica de cultura deve-se ao antropólogo Edward Tylor. Nela ele retoma também o conceito de civilização, de modo a conceber cultura e civilização como um conjunto complexo que
inclui o conhecimento, as crenças, a arte, a moral, o direito, os costumes e os outros instintos.
inclui o conhecimento, as crenças, a arte, a moral, o direito, os costumes e as outras capacidades ou hábitos adquiridos pelo homem enquanto membro da sociedade.
exclui o conhecimento, as crenças, a arte, a moral, o direito, os costumes e as outras capacidades inintelígíveis do ser humano.
exclui os conhecimentos adquiridos historicamente, mas sobretudo as artes, as crenças, a moral, o direito, os costumes e os hábitos adquiridos pelos homens em situação de selvageria e barbárie.
inclui o conhecimento, as crenças, a arte, a moral, o direito, os costumes e as outras capacidades inatas ou hábitos adquiridos instintivamente pelo homem enquanto conquista dos períodos étnicos.
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Robert Brym e outros autores produziram uma obra que tem como objetivo apresentar a prática
sociológica de maneira mais científica, porém mais ajustada com a realidade popular presente no universo acadêmico.
sociológica de maneira menos científica, a fim de atender demandas mais populares presentes no ensino público.
sociológica de maneira menos asséptica, mais realista e, portanto, mais atraente.
antropossociológica de maneira mais científica, porém mais ajustada aos interesses da população adolescente do ensino médio.
antropossociológica de maneira mais asséptica, porém menos realista, mas ainda assim com alguns atrativos para a população do ensino médio.
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Segundo José Murilo de Carvalho, a fundamentação ideológica do nacionalismo desenvolvimentista presente no Brasil, na década de 1950, originária do pensamento da Comissão Econômica para a América Latina (CEPAL), foi elaborada no país por um destacado órgão vinculado ao Ministério da Educação:
o IBGE Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística e contava com intelectuais de prestígio como Fernando Azevedo, Anísio Teixeira e Oliveira Vianna.
o INEP Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos e contava com intelectuais de prestígio como Fernando Azevedo, Anísio Teixeira e Oliveira Vianna.
o IPEA Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas e contava com intelectuais de prestígio como Fernando Azevedo, Alberto Guerreiro Ramos e Hélio Jaguaribe.
o ISFB Instituto Superior de Formação Básica e contava com intelectuais de prestígio como Artur Ramos, Oliveira Vianna e Anísio Teixeira.
ISEB Instituto Superior de Estudos Brasileiros e contava com intelectuais de prestígio como Alberto Guerreiro Ramos, Álvaro Vieira Pinto e Hélio Jaguaribe.
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