Lista completa de Questões de Sociologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A política de tolerância zero, inicialmente posta em prática na cidade de Nova Iorque, tem como base a teoria
da criminalidade.
do funcionalismo.
da criminalidade urbana.
das janelas quebradas.
Com fundamento nas perspectivas sociológicas sobre o capitalismo, julgue os itens a seguir.
Em O Capital, Karl Marx apresenta a relação capital e trabalho, promovendo um diálogo com o pensamento econômico clássico de Adam Smith e David Ricardo.
De acordo com Max Weber, o modelo de educação possui determinadas finalidades. São elas:
modelar o indivíduo conforme o modelo de sociedadeemreprodução.
despertar o carisma, preparar o aluno para uma determinada conduta de vida e transmitir conhecimento especializado.
despertar o carisma, preparar o aluno para uma determinada conduta de vida e transmitir conhecimento especializado.
reproduzir um modelo de sociedade com indivíduos aptos à crítica social.
preparar o indivíduo exclusivamente para o mercado de trabalho.
racial, de gênero e social.
social, de gênero e política.
social, racial e geracional.
social, racial e política.
Com fundamento nas perspectivas sociológicas sobre o capitalismo, julgue os itens a seguir.
Segundo Karl Marx, o modo de produção capitalista é marcado por uma relação contraditória que se corporifica na luta entre os proprietários dos meios de produção, ou empresários capitalistas, e os expropriados desses mesmos meios, os trabalhadores.
Boaventura de Souza Santos, com base no paradigma todo conhecimento é local e total, resgata o papel do senso comum na ciência moderna. Sobre essa questão:
A ciência pós-moderna, ao sensocomunizar-se, foca o conhecimento em autoconhecimento, em sabedoria de vida, na valorização da diversidade, e não apenas na produção tecnológica.
O global se apropria do discurso do senso comum, em beneficio próprio em prol da transdisciplinaridade.
O poder local apropria-se do discurso global mudando as relações em prol da pluralidade e beneficiando interesses particulares no contexto plural.
A ciência apropria-se do saber local, para uso de novas tecnologias, sendo esta relação visível na relação tecnologia e meio ambiente.
Local e global se mesclam num contexto plural, transformando o senso comum em benefício de uma ciência transdisciplinar cujo objetivo é o amplo avanço nas tecnologias no interior, abrangendo, inclusive, as terras indígenas.
Wilson e Kelling, em seu estudo sobre criminalidade e desordem, desenvolvem a teoria das janelas quebradas, segundo a qual existe uma relação de causalidade entre a criminalidade e
a não repressão de pequenos delitos e contravenções.
o aumento do número de prisões.
a atuação da polícia.
a pobreza.
Com fundamento nas perspectivas sociológicas sobre o capitalismo, julgue os itens a seguir.
Com a instauração do projeto moderno, a partir do século XVI, o capitalismo consolida-se como novo modo de produção e o consumismo, como o modo como as pessoas se relacionam na vida social.
Max Weber, ao tratar dos estudos e das pesquisas sobre a significação cultural, aponta que um fenômeno cultural não se deduz ou se explica por qualquer sistema de conceitos ou leis, por existir relações entre os fenômenos culturais e suas ideias de valor. Sobre essa perspectiva, pode-se concluir que:
na reflexão Weberiana, os juízos de valores são introduzidos na vida do pesquisador pela sociedade e por suas atitudes e ações, cuja ideia básica é a afetividade do indivíduo para com o mundo e as ações que o cercam.
a cultura, na reflexão Weberiana, engloba juízos de valores que são embutidos na vida do pesquisador, direcionando o produto final.
o juízo de valor expressa ideias individualizadas, que acabam direcionando as atitudes e ações dos indivíduos comoumtodo.
expressa a premissa de que somos homens de uma cultura com capacidade e vontade de conferir um sentido ao mundo, e as ideias de valor são decisivas para se considerar a cultura em cada caso.
isso ocorre porque o conceito de cultura é um conceito de juízo de valores de nossa realidade empírica.
No processo histórico de construção do Estado moderno, é importante levar em conta o papel desempenhado pelas lutas sociais e políticas e pelo movimento operário para a conquista de diversos direitos. Como exemplos destes, é possível citar:
(1) a noção de que todos os homens são iguais perante a lei, defendida durante a Revolução Francesa, no século XVIII;
(2) o direito ao voto universal, bandeira do movimento cartista inglês no século XIX;
(3) o direito a férias e aposentadoria, conquistado pelo movimento operário em diversos países, especialmente no século XX.
Esses direitos exemplificam, respectivamente, o que o sociólogo britânico T. H. Marshall (1893-1981) define como
cidadania, democracia e sindicalismo.
cidadania civil, cidadania política e cidadania social.
liberdade, igualdade e fraternidade.
liberalismo, parlamentarismo e social-democracia.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...