Lista completa de Questões de Sociologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Com fundamento nas perspectivas sociológicas sobre o capitalismo, julgue os itens a seguir.
Para Max Weber, as sociedades ocidentais modernas criaram condições para seu próprio desenvolvimento, tendo como aspectos fundamentais a ciência, a historiografia, a arte, as universidades, o Estado, o direito e a Constituição.
Para Antonio Gramsci, os intelectuais desempenham um papel chave na sociedade por organizarem a cultura e reformarem intelectual e moralmente a desigualdade e a injustiça. O autor constrói uma tipologia de intelectuais, dividida em intelectual orgânico e intelectual tradicional. Sobre o intelectual orgânico, é correto afirmar que:
atuou como um intelectual moral, sendo responsável pela revitalização e organização do modelo educacional vigente.
tem como função ser instrumento de construção e consolidação de uma vontade individual que luta contra a hegemonia educacional.
possibilita uma hegemonia da classe trabalhadora sobre os partidos políticos.
surgiu para dar homogeneidade e coerência interna na concepção de mundo, possibilitando à classe dominada uma contra hegemonia.
tuou como um intelectual da classe dominante para a hegemonia do status quo.
Para Max Weber, a autoridade
burocrática é exercida sem legitimidade por funcionários encarregados de fazer cumprir regras impessoais.
tradicional é exercida por meio das tradições políticas definidas pelas constituições das sociedades modernas democráticas.
racional-legal é exercida por meio da obediência a regras impessoais que promovem, necessariamente, a burocratização, o clientelismo e o nepotismo.
carismática é aquela exercida por meio do reconhecimento de qualidades pessoais de um líder a quem se deve obediência por conta de atributos sobrenaturais e extracotidianos.
Em relação à constituição da sociologia como campo científico e a suas principais correntes de pensamento, julgue os itens seguintes.
A constituição da sociedade moderna, ou modernidade, é resultado de um processo histórico e social que culminou em um novo modo de produção e atingiu o ápice com a chamada dupla revolução Revolução Industrial e Revolução Francesa. Esse novo modo de produzir da sociedade moderna engendrou outra forma de relacionamento entre as pessoas, o individualismo.
Émile Durkheim, Karl Marx e Max Weber são pensadores considerados clássicos, por contribuírem, sociologicamente, para o entendimento social. Sobre essa contribuição, é correto afirmar que:
desenvolveram a teoria funcionalista, a teoria crítica e a teoria das relações complexas, cujos conceitos e categorias resultaram na sociologia como disciplina acadêmica.
os autores priorizaram a análise crítica e objetiva da sociedade.
desenvolveram teorias que se tornaram as bases de interpretação da sociedade capitalista: a sociologia funcionalista, a teoria crítica e a teoria compreensiva.
consideravam a sociedade emergente positiva, por romper com os laços feudais.
foram os responsáveis pelas teorias: positivista mecanicista e marxista.
Um dos temas clássicos da Sociologia Política é a relação entre poder, autoridade e legitimidade. De acordo com a Proposta Curricular da SEE/MG, está correto:
O poder político pode ser exercido sem a legitimidade do governante, no caso em que este conquista a obediência sem que a maioria da população concorde com os motivos e os propósitos que orientam suas ordens, por medo ou insegurança.
O poder político não pode ser exercido sem autoridade e legitimidade conferida pelos governados sobre os quais busca manter a ordem, seja em regimes democráticos ou ditatoriais.
A autoridade política é a capacidade de obtenção de obediência dos governados e por isso não deve ser confundida com autoritarismo, que não se enquadra nesta definição por ser exercido de maneira ilegítima.
A legitimidade de um governante é dada pelo respaldo legal que um governo obtém pela Constituição e pelas leis do Estado, o que é uma característica dos regimes parlamentares em sociedades democráticas.
Em relação à constituição da sociologia como campo científico e a suas principais correntes de pensamento, julgue os itens seguintes.
Um dos autores que contribuíram para a construção da sociologia foi Émile Durkheim, que definiu um objeto de estudo e um método de investigação próprios para essa disciplina.
De acordo com Georg Simmel, a sociedade não é algo estático e acabado, ao contrário, ela está em movimento intenso por meio do conflito e do consenso. Pode-se destacar na sociologia de Simmel:
A sociabilidade como um conceito fundamental para a compreensão da teoria de Simmel, por destacar a importância das relações cotidianas na sociedade.
Que sociedades definidas como verdadeiras resultam de forças sociais positivas entre seus grupos.
O conflito não é uma forma de sociação, porém resolve os contrastes dentro das sociedades, atuando como elemento essencial nos processos de interação social.
Os aspectos negativos e positivos dos processos sociais são responsáveis pela construção social. Nesta relação, o conflito atua de forma negativa, pois mostra a ausência de sociação.
O conflito como forma pura de sociação, por atuar na resolução dos dualismos divergentes, torna-se indispensável para a coesão do grupo.
A respeito da socialização, está correto afirmar que
é a escola, nas sociedades modernas, quem proporciona a formação intelectual necessária para a vida social, o que retirou da família o papel de agente da socialização primária.
ocorre na infância, embora se possa atribuir novos significados à cultura na fase adulta.
é o principal mecanismo de transmissão cultural no tempo e através das gerações, estando associado à construção das identidades socioculturais.
define-se pelo processo de incorporação de valores, normas, hábitos e costumes, diferenciando-se de mudança social por não prever as ressignificações individuais.
Em relação à constituição da sociologia como campo científico e a suas principais correntes de pensamento, julgue os itens seguintes.
A sociologia, como campo científico, preocupa-se com a relação indivíduo/sociedade e com a relação poder/conflito, binômios instituídos para distingui-la do campo de investigação da psicologia.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...