Lista completa de Questões de Sociologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A respeito da teoria da estratificação social de Max Weber é correto afirmar que, para este autor,
o status nas sociedades modernas expressa-se por meio de estilos de vida moldados pela posição social dos indivíduos diante dos meios de produção.
as classes são grupos de status que posicionam as pessoas de acordo com a honra e o prestígio, por exemplo, na maneira de se vestir.
a posição de classe é dada pela situação de mercado das pessoas, o que inclui, entre outros elementos, a posse de bens materiais.
as classes principais no capitalismo moderno são quatro: burguesia, pequena-burguesia, campesinato e proletariado.
Com base no pensamento de Émile Durkheim e no de Max Weber, julgue os itens que se seguem.
O termo vocação, na sociologia weberiana, refere-se a um chamado de Deus. Essa compreensão, prevalecente entre o povo judeu, explica o fato de, no judaísmo, o trabalho ser compreendido como uma rotina.
Zygmunt Bauman reflete sobre a liquidez dos laços na sociedade pós-moderna. De acordo com o autor, podem-se caracterizar as relações sociais como:
transitórias, superficiais e impessoais, cujas associações ocorrem com base em propósitos muitas vezes limitados e instrumentais.
pessoais, com uma predominância nos contatos sociais primários.
totalmente afetivas e homogêneas.
individualistas e afetivas.
instrumentais, a fim de suprir a necessidade cotidiana, pois os indivíduos necessitam preservar seus bens pessoais.
Sobre a teoria marxiana das classes sociais no capitalismo, está correto afirmar:
O proletariado, em qualquer modo de produção, é todo trabalhador que, ao não ter a propriedade dos meios de produção, necessita trabalhar para sobreviver.
A burguesia é a classe que detém os meios de produção, assim como o capital a ser investido na compra da força de trabalho.
O operário fabril é a única classe explorada no capitalismo, pelo fato de que seu processo de trabalho corresponde à produção da mais-valia.
O campesinato é tão proletário quanto o trabalhador da fábrica, embora a rigor o conflito capital e trabalho não altere as relações de produção no campo.
Julgue os itens a seguir, relativos a conceitos sociológicos fundamentais.
Comunidade consiste em toda forma de relacionamento caracterizada por elevado grau de intimidade entre as pessoas, que interagem, com certa profundidade emocional e engajamento moral, sob coerção social, e de forma descontínua no tempo.
A teoria de Marx está orientada pela análise das relações de exploração no modo de produção capitalista. Um conceito que faz parte desse referencial teórico e sua definição correta são apresentados em
mais-valia: parcela da riqueza não paga aos trabalhadores pelos capitalistas e produzida no comércio das mercadorias.
salário: valor de troca pago pelo tempo total da jornada de trabalho dos operários e medida por quantidade em dinheiro.
força de trabalho: mercadoria vendida pelos trabalhadores durante uma jornada de trabalho e responsável pela valorização do capital.
capital: quantidade em dinheiro que o capitalista dispõe para investir tanto na produção quanto no consumo de artigos pessoais.
Julgue os itens a seguir, relativos a conceitos sociológicos fundamentais.
A imaginação sociológica remete os indivíduos a um pensamento divergente do cotidiano, obrigando-os a construir associações ou mediações entre atividades sociais da vida ordinária e os sentidos e significados expressos nessas atividades.
A Escola de Chicago, protagonizada, entre outros, por autores como Robert Park, Ernest Burgess e Louis Wirth, ficou conhecida, entre outros elementos, pela noção de que a cidade é lugar, por excelência, de impessoalidade, egoísmo e individualismo. Sobre esta corrente e o debate que suscitou, está correto afirmar que
a noção de que as cidades crescem em círculos concêntricos que estão sempre em expansão, segundo a Escola de Chicago, explica a tendência de menor segregação nas grandes cidades industrializadas, o que demonstra a inconsistência da teoria da marginalidade na América Latina.
o controle social no meio urbano é mais frágil, na visão da Escola de Chicago, o que propicia o surgimento da criminalidade, ao contrário do que defende a teoria funcionalista.
a visão de urbanismo como resultado de opções culturais feitas pelos agentes, defendida pela Escola de Chicago, foi duramente criticada nos anos 1950.
a existência de isolamento social no meio rural foi demonstrada por estudos posteriores, que passaram a criticar a análise feita pela Escola de Chicago, considerada dicotômica e reducionista.
Julgue os itens a seguir, relativos a conceitos sociológicos fundamentais.
A constituição da identidade atende às dimensões pessoal (individual) e social (coletiva), conforme um processo de interação.
Entre as principais características políticas, sociais e econômicas típico-ideais do processo que diversas correntes sociológicas denominam de modernização está correto destacar a
organização racional do Estado que, segundo a definição de Weber, implica uma tendência à diversificação, especialização e centralização das tarefas estatais e um processo de burocratização das suas funções administrativas.
urbanização e a industrialização que, segundo a definição de Marx, significa que apenas os países cuja maioria da população vive na cidade e exerce a atividade econômica na indústria podem ser considerados modernos.
democratização da participação política, tal como previsto por Durkheim, o que durante o século XX ocorreu de maneira ininterrupta em todas as sociedades modernas industrializadas.
extensão de direitos políticos como o voto, tal como idealizado pela teoria socialista de Marx, mas que até hoje são inexistentes em sociedades desiguais como a brasileira, fortemente marcada pela convivência entre o moderno e o arcaico.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...