Lista completa de Questões de Sociologia do ano 2005 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Segundo Émile Durk heim, fato social pode ser entendido como
todos os fenômenos sociais que refletem as maneiras coletivas de agir, pensar e sentir e que exercem um constrangimento sobre os indivíduos por serem exteriores às consciências individuais.
os acontecimentos sociais que envolvem fenômeno de grande repercussão social, mas que provocam coerção às consciências individuais.
fenômenos sociais que necessariamente devem estar relacionados à existência de determinadas organizações solidamente estruturadas.
fenômenos que refletem as contradições sociais que são emanados necessariamente da alteração das relações econômicas.
representações que são produzidas pela mente humana e que contêm uma dada carga de subjetividade de significação interior atribuída pelos atores que dele participam.
O funcionalismo, como modelo de interpretação sociológica, representa a abordagem
que estuda a evolução das diferentes formas de integração social.
que avalia em um sistema social a correlação das forças e funções sociais.
que avalia as transformações sociais conforme provoquem equilíbrio ou desequilíbrio, estabilidade ou desorganização de um sistema social.
intimista das funções e status de um sistema social de referência.
Sociologia - Teorias sociológicas - Fundação de Estudos Superiores de administração e Gerência (ESAG) - 2005
O advento do Socialismo científico foi a publicação do "Manifesto do Partido Comunista", cujos autores foram:
Sociologia - Teorias sociológicas - Fundação de Estudos Superiores de administração e Gerência (ESAG) - 2005
O liberalismo econômico prega:
A livre iniciativa regida pela lei da oferta e da procura.
A socialização dos meios de produção e dos bens de consumo.
A igualdade de oportunidades para os trabalhadores e proprietários.
O planejamento e direção do Estado na economia.
Sociologia - Teorias sociológicas - Fundação de Estudos Superiores de administração e Gerência (ESAG) - 2005
Adam Smith (1723-1790), autor de "O Ensaio sobre a Riqueza das Nações" com suas idéias deu origem à Doutrina política e econômica chamada:
Sociologia - Teorias sociológicas - Fundação de Estudos Superiores de administração e Gerência (ESAG) - 2005
"A história do homem é, segundo Marx, a história das lutas de classes, uma luta constante entre interesses opostos..." Segundo Sorokim, podemos distinguir na sociedade Ocidental as seguintes "classes sociais" principais:
capitalista, socialista e comunista.
proletária, agrícola, latifundiária e capitalista.
familiar, estatal e religiosa.
socialista, comunista e democrática.
Embora haja inúmeras diferenças teóricas, metodológicas e políticas entre os analistas dos acontecimentos do final do século XX e início do século XXI, existe um consenso mínimo de que há um ambiente de profundas transformações sociais. Considerando essa assertiva, julgue os seguintes itens à luz das teorias de Behring. O momento de transição citado caracteriza-se pela adoção generalizada do modelo de produção japonês, o toyotismo, baseado em tecnologia e utilização intensiva da força de trabalho, o que leva à aglutinação da classe trabalhadora.
Embora haja inúmeras diferenças teóricas, metodológicas e políticas entre os analistas dos acontecimentos do final do século XX e início do século XXI, existe um consenso mínimo de que há um ambiente de profundas transformações sociais. Considerando essa assertiva, julgue os seguintes itens à luz das teorias de Behring. No século passado, os anos 80 foram marcados por uma ofensiva revolução tecnológica na produção, pela globalização da economia e pelo ajuste neoliberal como resposta à diminuição das taxas de lucro verificadas na década de 70.
Embora haja inúmeras diferenças teóricas, metodológicas e políticas entre os analistas dos acontecimentos do final do século XX e início do século XXI, existe um consenso mínimo de que há um ambiente de profundas transformações sociais. Considerando essa assertiva, julgue os seguintes itens à luz das teorias de Behring. As tendências que se vêm afirmando no contexto da crise global contemporânea são conjunturais, na medida em que não têm nenhuma repercussão no processo de acumulação ou de regulação/reprodução.
Embora haja inúmeras diferenças teóricas, metodológicas e políticas entre os analistas dos acontecimentos do final do século XX e início do século XXI, existe um consenso mínimo de que há um ambiente de profundas transformações sociais. Considerando essa assertiva, julgue os seguintes itens à luz das teorias de Behring. A consideração das referidas mudanças como sinais de uma nova ordem societária e(ou) uma superação do mundo das mercadorias é, na verdade, uma renovação do fetichismo.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...