Questões de Sociologia do ano 2005

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Embora haja inúmeras diferenças teóricas, metodológicas e políticas entre os analistas dos acontecimentos do final do século XX e início do século XXI, existe um consenso mínimo de que há um ambiente de profundas transformações sociais. Considerando essa assertiva, julgue os seguintes itens à luz das teorias de Behring. Como um dos acontecimentos centrais do momento de transição, a reestruturação produtiva vem ajudando a reorganizar o modelo político da socialdemocracia e, conseqüentemente, reforçando as políticas de assistência de corte socialdemocrata.

  • C. Certo
  • E. Errado

Os movimentos sociais urbanos que surgiram em meados da década de 70 revelam experiências de reivindicações que resultavam em projetos de afirmação de direitos diante do Estado. Esses movimentos

  • A.

    ultrapassavam a tradicional luta entre capital-trabalho; neles as condições de vida dos trabalhadores é que produziam espaços de luta cotidiana como campo de articulação de interesses comuns, diante de uma multiplicidade de carências urbanas.

  • B.

    negaram a ação fundamental dos partidos e sindicatos na luta entre o capital-trabalho; neles as condições de vida dos trabalhadores nas zonas industriais metropolitanas surgiam como bandeiras de lutas que conduziam às vitórias sindicais.

  • C.

    reafirmaram a importância dos partidos de esquerda nas lutas dos movimentos populares, como fator fundamental para a conquista de bens materiais.

  • D.

    expressaram basicamente a luta do Partido dos Trabalhadores pela cidadania urbana, dando respaldo à via política institucional.

  • E.

    eram alimentados política e ideologicamente pela igreja, não tendo portanto a marca da autonomia cidadã capaz de produzir melhorias na vida das classes populares.

Radical transformação da atual estrutura agrária do país, com a liquidação do monopólio da propriedade da terra exercido pelos latifundiários, principalmente com desapropriação, pelo governo federal, dos latifúndios, substituindo- se a propriedade camponesa, em forma individual ou associada, e a propriedade estatal.

A proposta do texto foi apresentada no Brasil, em 1961, no

  • A.

    ato de fundação do MST - Movimento dos trabalhadores sem terra – como plataforma central de luta.

  • B.

    Programa de governo do presidente João Goulart, cujo significado provocou seu impedimento político.

  • C.

    Congresso da União Democrática Ruralista, cujo teor do documento assustou os setores conservadores do Congresso Nacional.

  • D.

    Primeiro Congresso Nacional de Lavradores e Trabalhadores Agrícolas, sob a influência das Ligas Camponesas.

  • E.

    ato de fundação da Sociedade Agrícola e pecuária dos Plantadores de Pernambuco, em Vitória de Santo Antão.

Os dados do Censo 2000 mostram a exclusão educacional no Brasil:

- São Paulo é o estado com mais crianças fora das escolas.

- Mais de 90% das crianças entre 7 e 14 anos freqüentam as salas de aula.

- 44% da população só concluiu até a terceira série do ensino fundamental.

- Quase um terço dos brasileiros da área rural não teve acesso à educação.

- Diploma universitário é privilégio de apenas 3% da população e, entre estes 82,8% são brancos e 59,7% vivem na Região Sudeste.

- Existem 16,5 milhões de analfabetos no país: há os que jamais entraram numa sala de aula; os outros são vítimas da evasão escolar.

- Apenas 6,8% da população brasileira acima de 25 anos tem nível superior completo. O Sudeste concentra 59,7% dos diplomas. Os brancos têm quatro vezes mais acesso ao ensino superior que os negros, pardos e indígenas.

A análise dos dados permite afirmar que

  • A.

    os governos brasileiros conseguiram eliminar as desigualdades pelo menos entre aqueles que terminaram o ensino fundamental.

  • B.

    os estados mais ricos do país possuem os índices mais elevados de evasão escolar e de reprovação.

  • C.

    educação escolar promove a socialização dos saberes, haja vista o elevado percentual das crianças na escola.

  • D.

    o Sudeste possui mais de 50% de adultos com formação superior completa, enquanto os estados pobres possuem o maior número de analfabetos.

  • E.

    o modelo educacional perpetua a segregação de grupos étnicos e o abismo entre ricos e pobres.

Fatores externos e internos obstaculizam o processo de democratização escolar no Brasil. Um fator externo que dificulta essa democratização pode ser identificado em:

  • A.

    Grandes índices de reprovação nas séries iniciais do ensino, como indicadores do baixo rendimento e também como fatores explicativos da evasão escolar.

  • B.

    Despreparo ou falta de qualificação constante do corpo docente das escolas públicas, sendo grande parte sem formação especial para o magistério.

  • C.

    Necessidade de trabalho de crianças e adolescentes: fenômeno que ocorre nas regiões urbanas e rurais quanto mais achatados forem os salários familiares.

  • D.

    Falta de equipamentos, recursos audiovisuais e materiais didáticos nas escolas da periferia.

  • E.

    Sistema de avaliação adotado na maioria das escolas das grandes cidades que promove os alunos mesmo após a constatação do não aprendizado.

Considere a charge do final do século XIX, sobre o voto para mulheres.

O movimento feminista pelo sufrágio universal propagouse por várias regiões do mundo ocidental. No Brasil, as mulheres também lutaram e conquistaram esse direito, pela primeira vez,

  • A.

    na Constituição Brasileira de 1891, promulgada logo após a proclamação da República.

  • B.

    na Emenda Constitucional, elaborada pelo Congresso Nacional durante a greve geral de 1917.

  • C.

    na Constituição Brasileira de 1937, outorgada pelo presidente Getúlio Vargas.

  • D.

    no Código Eleitoral, elaborado no governo provisório do presidente Getúlio Vargas (1930-1934).

  • E.

    no Código Eleitoral, elaborado na ocasião das eleições para a Assembléia Constituinte de 1946.

Considere a manchete de jornal e o texto.

População do Rio de Janeiro reage violentamente ao aumento do preço da p assagem dos ônibus urbanos. A ausência, no Rio, de maior organização sindical que canalize protestos e reivindicações foi citada pelo cientista social Herbert de Souza, ao comentar a reação violenta ao aumento das passagens dos ônibus urbanos. Para Herbert, a exisêtncia em São Paulo de uma atividade econômica mais formal e organizada contribuiu para gerar uma sociedade mais regulamentada, o que, em princípio, explicaria a não ocorrência de protestos semelhantes depois dos aumentos nas passagens decretadas pelo prefeito de São Paulo.

Do ponto de vista sociológico, a análise do texto permite afirmar que

  • A.

    a reação da população é sempre violenta diante do aumento dos preços das passagens de ônibus.

  • B.

    a existência de grandes sindicatos contribuiu para organizar a revolta da população do Rio de Janeiro.

  • C.

    a organização da sociedade civil está atrelada às condições históricas em que está inserida.

  • D.

    é impossível estudar diferentes movimentos sociais, pois a comparação inviabiliza a compreensão do fato.

  • E.

    as organizações sindicais são responsáveis pelos atos de violência na sociedade.

O mundo vive uma nova revolução científico-tecnológica que possibilita a cada dia níveis mais altos de produção, tornando obsoletas grande parte das atividades produtivas e dispensando cada vez mais a força humana de trabalho. Com esta consideração podemos afirmar que esse processo:

  • A.

    Não interfere no nível de emprego no mundo.

  • B.

    Estaciona o nível de emprego no mundo.

  • C.

    Diminui o nível de emprego no mundo.

  • D.

    Aumenta o desemprego no mundo.

Para dar sustentação à Política Pública para o meio ambiente o governo:

  • A.

    Investiu grandes recursos financeiros em programas que promovem a sustentabilidade.

  • B.

    Investiu fortemente no desenvolvimento de energias renováveis.

  • C.

    Proibiu a expansão da fronteira agrícola como modelo de desenvolvimento.

  • D.

    Aprovou a Lei de Crimes Ambientais e o Programa Nacional de Recursos Hídricos.

A questão de liberação das sementes transgênicas é uma das mais polêmicas que envolvem a produção agrícola brasileira. "Hoje, dez empresas controlam 43% do mercado mundial de sementes, ... responsáveis por 99% das transgênicas!". (Natália Viana em Caros Amigos no 18/Setembro 2003). No texto acima, podemos perceber:

  • A.

    A globalização a serviço de grandes proprietários.

  • B.

    A preocupação das grandes empresas com a fome no mundo.

  • C.

    A globalização a serviço das massas.

  • D.

    A globalização socializando o conhecimento sobre produção de alimentos.

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