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Considere a ilustração abaixo.
A partir do conhecimento das diferentes correntes de pensamento sociológico, pode-se afirmar que a ilustração é um esquemaNa teoria de Max Weber o objeto de investigçaão é a ação social e o homem ganhou significado e especificidade. De acordo com essa teoria,
a tarefa do cientista é descobrir a lei geral que identifica todos os homens no processo de evolução.
as normas sociais se tornam concretas quando se manifestam, de forma automática e impositiva, em cada homem.
as ações do homem só são representativas quando descartados o local e as condições históricas em que ocorreram.
o homem dá sentido à sua ação social: estabelece a conexão entre o motivo da ação, a ação propriamente dita e seus efeitos.
a ação humana deve ser objeto de investigação quando desempenhou uma função importante na sociedade.
Considere as afirmações abaixo.
I. A máquina ao aumentar o campo específico de exploração do capital, o material humano, amplia, ao mesmo tempo, o grau de exploração.
II. O motor de transformação de toda e qualquer sociedade encontra-se na passagem da solidariedade mecânica para a solidariedade orgânica e democrática.
III. Na sociedade em que rege o modo capitalista de produção, condicionam-se reciprocamente a anarquia da divisão social do trabalho e o despotismo da divisão manufatureira do trabalho.
IV. O surgimento da maquinaria proporcionou aumento de produtividade do trabalho, razão pela qual beneficiou os trabalhadores com a redução das longas jornadas de trabalho.
São concepções marxistas APENAS
A mudança da composição orgânica do capital, em relação à mobilidade da mão-de-obra, permite afirmar que
provoca apenas o aumento da mão-de-obra altamente qualificada, sem interferir na taxa de crescimento da mão-de-obra semi-qualificada e não qualificada.
provoca um movimento contrário: aumento da população do campo e decréscimo da mão-de-obra empregada na indústria e comércio.
não provoca nenhuma migração entre os setores primário, secundário e terciário.
provoca apenas o aumento da mão-de-obra alocada no setor terciário, transferindo a maioria da população do campo e da indústria para este setor econômico.
resulta na transferência da mão-de-obra desqualificada do campo à cidade, provocando o subemprego no setor terciário informal.
Tornando supérflua a força muscular, a maquinaria permite o emprego de trabalhadores sem força muscular ou com desenvolvimento físico incompleto mas com membros mais flexíveis.
Segundo K arl Marx, essa foi a razão que levou os capitalistas autilizar o trabalho das mulheres e crianças no processo de produção industrial.
a elevar progressivamente os postos de trabalho e os salários na moderna indústria.
a reduzir drasticamente o emprego de crianças e adolescentes nas fábricas têxteis.
utilizar o trabalho de operários altamente qualificados no processo de produção industrial.
a valorizar o esforço dos trabalhadores no novo processo de produção industrial.
A definição de estratificação social baseada na hierarquização dos indivíduos, segundo seu nível de renda, grau de prestígio social, posse de bens materiais e nível de escolaridade, é própria da influência derivada da teoria sociológica
O materialismo histórico conceitua classe social como
agregado de indivíduos com características comuns em relação ao nível de renda, prestígio social e político.
união de agentes sociais que apresentam uma consciência de sua condição de classe na estrutura de relações de produção.
agregado de indivíduos que participam das mesmas experiências relativas à vida política, social e econômica de uma dada sociedade.
agrupamento de agentes sociais que se conflitam pela posição que ocupam no processo produtivo, quanto às relações de trabalho e à propriedade dos meios de produção.
união de agentes sociais que se identificam nas relações de trabalho e que procuram alcançar a hegemonia do processo político.
Para o materialismo histórico, mudança social é entendida como
processos de relações que refletem contradições entre grupos, forças e classes sociais, em que determinados agentes sociais tentam impor ao conjunto da sociedade sua forma de dominação.
ajuste harmonioso de traços complexos e instituições de uma sociedade que garantam o efetivo processo de socialização.
deslocamento de um nível social para outro, provocando alterações na estrutura hierárquica da sociedade.
processos de adaptação gradual às condições que se modificam em decorrência das transformações do setor industrial.
práticas sociais renovadas a partir de situações arcaicas ou tradicionais, consideradas como motor para o desenvolvimento econômico.
Considere os princípios citados referentes ao materialismo histórico-dialético.
I. O princípio da precedência da análise das forças produtivas, as quais são vistas como processos materiais de desenvolvimento do domínio do homem sobre a natureza.
II. O princípio da articulação estruturada das forças produtivas e a necessária estruturação entre as relações de produção e as superestruturadas.
III. O princípio de que só uma análise concreta da realidade pode determinar o movimento histórico real que não segue nenhum plano preestabelecido.
É correto o que se afirma em
A sociedade não pode sobreviver, a não ser que exista entre seus membros homogeneidade suficiente: a educação perpetua e reforça essa homogeneidade fixando de antemão, na alma da criança, as similitudes essenciais exigidas pela vida coletiva (...). A educação é na verdade um meio pelo qual a sociedade prepara, no íntimo das crianças, as condições essenciais de sua própria existência. (Educação e Sociologia)
Neste trecho de Durk heim, sobre a função da educação, temos uma relação implícita da presença do processo demanipulação das consciências e do conceito de normalidade.
socialização, transmissão de valores e integração social.
controle repressivo da criança e relação de hegemonia ideológica.
socialização, controle das consciências e hegemonia política.
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