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Sociologia - Questões sociológicas - Fundação de Estudos Superiores de administração e Gerência (ESAG) - 2005
São características do modo de produção capitalista:
Propriedade privada dos meios de produção e mais-valia.
Propriedade e socialização dos meios de produção.
A propriedade tem que sempre cumprir função social.
Relações de produção de solidariedade e cooperação.
Sociologia - Questões sociológicas - Fundação de Estudos Superiores de administração e Gerência (ESAG) - 2005
Com relação à Religião podemos considerar correta a afirmativa:
O Brasil, em sua constituição, admite somente as religiões Cristãs.
O Islamismo é uma religião politeísta e é pouco conhecida e praticada no mundo.
As Religiões Afro-brasileiras vêem o ser humano como parte do meio-ambiente.
O Judaísmo, religião monoteísta, é praticado somente no Estado de Israel.
Sociologia - Questões sociológicas - Fundação de Estudos Superiores de administração e Gerência (ESAG) - 2005
"...Não existe no Brasil a consciência do que A.C.M. é capaz de fazer, ... nas suas relações com a imprensa. Era muito freqüente ele, no cargo de governador procurar intimidar jornalistas baianos... se o jornalista continuasse com um comportamento que ele achasse conveniente, telefonaria para o Diretor do Jornal e mandava demitir." (João Carlos Teixeira Gomes – em Caros Amigos no 2/Fevereiro 2001). Esta afirmação demonstra que os meios de comunicação social:
Divulgam os melhores programas culturais e educativos, contribuindo fortemente para o desenvolvimento do povo.
Servem de entretenimento social, sem no entanto interferir no modo de pensar e agir da sociedade.
São os formadores e transformadores da cultura, dando poder a quem os detém.
São veiculadores de todas as notícias, mesmo as que menos interessam a seus proprietários.
A existência do E stado apóia-se, essencialmente, na força, na autoridade e na propriedade privada. D e tal modo que o E stado, saldo da inconsisêtncia, da debilidade orgânica e intelectual do povo, governa e mantém, em nome do direito da classe que representa, a propriedade privada, a fonte inexaurível da injustiça social.
O texto apresenta uma análise do Estado fundamentada na ideologiaSão instituições da sociedade civil APENAS:
partidos políticos, escola, igreja, sindicatos e família.
forças armadas, governo, administração, tribunais e prisões.
partidos políticos, governo, escola, administração e prisões.
Exposto a novas experiências históricas, um grupo social específico pode reelaborar certos aspectos de sua cultura. Tal processo deve ser encarado como
correspondendo à perda de sua identidade cultural e de sua especificidade.
a descaracterização do grupo porque sua tradição não poderá mais ser mantida.
comprometendo a possibilidade de reprodução do grupo em seus próprios termos.
decorrente, necessariamente, de uma situação de sujeição política imposta ao grupo.
parte integrante da vida social, já que a cultura é um sistema dinâmico.
Considere as afirmações abaixo.
I. Nas sociedades contemporâneas o controle social tende a ser mais sutil. Já não se expressa tanto no aparelho repressivo do Estado, mas está presente no próprio sistema produtivo.
II. Nas sociedades contemporâneas, o controle social tende a ser menos efetivo, pois já não se faz uso de meios repressivos diretos.
III. Nas sociedades contemporâneas, o controle social tende a ser mais facilmente burlado pelas próprias características do sistema produtivo.
É correto o que se apresenta em
... é um fato importante em todas as sociedades, sobretudo se a estudarmos em relação às estruturas de poder, à conduta política e às mudanças nas estruturas sociais. M as n ão é um substituto dos estudos de estrutura de classe e não pode ser tomada, isoladamente, como índice de determinadas modificações da estrutura de classes...
O texto refere-se ao conceito de... refere-se a todos os meios pelos quais as pessoas são forçadas a agir da maneira por que devem.
O texto refere-se ao conceito deNós estamos convencidos de que os senhores desejam o nosso bem e agradecemos de todo o coração. Mas aqueles que são sábios reconhecem que diferentes nações têm concepções diferentes das coisas e, sendo assim, os senhores não ficarão ofendidos ao saber que a vossa idéia de educação não é a mesma que a nossa. Muitos dos nossos bravos guerreiros foram formados nas escolas do Norte e aprenderam toda a vossa cêincia. Mas, quando eles voltaram para nós, eram maus corredores, ignorantes da vida na floresta e incapazes de suportar o frio e a fome. Não sabiam como caçar o veado, matar o inimigo ou construir uma cabana, e falavam nossa língua muito mal. Eles eram, portanto, totalmente inúteis. Não serviam como guerreiros, como caçadores ou como conselheiros.
(Carta de indígenas recusando proposta feita pelos governos dos Estados de Virginia e de Mary land, nos Estados Unidos, para que alguns deles fossem estudar nas escolas "dos brancos".)
Pode-se identificar no conteúdo da carta uma concepção de educação e de cultura. Essa carta dos indígenas mostra que
I. não há um modelo único, uma forma única de transmissão da educação às novas gerações.
II. a cultura de uma sociedade é transmitida pelas gerações adultas às gerações mais jovens por meio da educação.
III. a cultura compreende artefatos, bens, processos técnicos, idéias, hábitos e valores herdados.
IV. a aquisição e a perpetuação da cultura é um processo social resultante da aprendizagem.
É correto o que se afirma em
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