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A propósito do mesmo PNAD, o pesquisador Ricardo Paes de Barros concedeu entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo, caderno Aliás, edição de 4/12/2005, da qual foi extraído o texto que se segue.
No mercado de trabalho, a desigualdade de gênero é muito maior que a desigualdade racial. Na educação, é o contrário: as mulheres são tão ou mais educadas que os homens, enquanto os diferenciais por cor são gigantescos. Ou seja, o diferencial de cor se manifesta na escola, e o mercado de trabalho simplesmente ratifica, separando o qualificado do nãoqualificado. No caso da mulher, é o contrário. Durante toda a infância, ela não é discriminada. A discriminação contra a mulher é gerada no mercado de trabalho.
Você pode reclamar do Bolsa-Família, mas negar que seu nível de focalização esteja à frente dos outros programas sociais brasileiros é loucura. Pode até ser clientelismo, mas esse é o risco que corre todo programa focalizado. Afinal, para acabar com a pobreza, tem de chegar no pobre.
Considerando as informações apresentadas nos gráficos mostrados na página anterior figuras de I a V e o texto acima, inserindo-os no contexto mais amplo da realidade social brasileira, julgue os itens subseqüentes.
Sabendo-se que, em síntese, o índice Gini avalia a concentração de renda e que quanto mais ele se afasta de zero pior é a distribuição dessa renda, o gráfico ilustrado na figura I indica melhora da distribuição da riqueza nacional entre 1993 e 2004, com discretas variações ao longo do período.
A propósito do mesmo PNAD, o pesquisador Ricardo Paes de Barros concedeu entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo, caderno Aliás, edição de 4/12/2005, da qual foi extraído o texto que se segue.
No mercado de trabalho, a desigualdade de gênero é muito maior que a desigualdade racial. Na educação, é o contrário: as mulheres são tão ou mais educadas que os homens, enquanto os diferenciais por cor são gigantescos. Ou seja, o diferencial de cor se manifesta na escola, e o mercado de trabalho simplesmente ratifica, separando o qualificado do nãoqualificado. No caso da mulher, é o contrário. Durante toda a infância, ela não é discriminada. A discriminação contra a mulher é gerada no mercado de trabalho.
Você pode reclamar do Bolsa-Família, mas negar que seu nível de focalização esteja à frente dos outros programas sociais brasileiros é loucura. Pode até ser clientelismo, mas esse é o risco que corre todo programa focalizado. Afinal, para acabar com a pobreza, tem de chegar no pobre.
Considerando as informações apresentadas nos gráficos mostrados na página anterior figuras de I a V e o texto acima, inserindo-os no contexto mais amplo da realidade social brasileira, julgue os itens subseqüentes.
De 1992 a 2004, o mercado de trabalho ocupou equitativamente a mão-de-obra masculina e feminina. Quando cotejado o número de trabalhadores em relação ao número total de pessoas com idade para trabalhar, como mostra o gráfico ilustrado na figura II, vê-se que o crescimento das vagas, por sexo, foi praticamente o mesmo, ascendente em ambos os casos.
Ainda considerando o texto A pátria ideológica como referência inicial e considerando que o tema nele abordado também remete a alguns conceitos de identidade, julgue os itens seguintes.
Ao se referir à educação patriótica posta em prática pelo Estado chinês, o texto menciona uma experiência que, em várias épocas e distintos contextos, foi bastante praticada em sociedades contemporâneas. Com graus diferenciados de forma e de intensidade, a instrumentalização do sistema educacional para fins político-ideológicos é comum em regimes politicamente fechados, totalitários ou ditatoriais, como atestam, entre outros, o bolchevismo e os fascismos.
Ainda considerando o texto A pátria ideológica como referência inicial e considerando que o tema nele abordado também remete a alguns conceitos de identidade, julgue os itens seguintes.
Historicamente, a mobilização em torno de uma identidade nacional alicerçada em nacionalismo darwinista não conseguiu se concretizar, justamente por não ter conseguido desencadear grandes energias e obter algum tipo de coesão mais pronunciada entre os povos aos quais foi proposta.
Ainda considerando o texto A pátria ideológica como referência inicial e considerando que o tema nele abordado também remete a alguns conceitos de identidade, julgue os itens seguintes.
A princípio, o tipo de nacionalismo mencionado no texto não se coaduna com os padrões ocidentais de democracia. Curiosamente, ele ocorre no momento em que a China promove formidável abertura econômica e política, afastando-se rapidamente do modelo dirigista de Estado que adotou desde a vitória da revolução comunista.
Ainda considerando o texto A pátria ideológica como referência inicial e considerando que o tema nele abordado também remete a alguns conceitos de identidade, julgue os itens seguintes.
A situação retratada no texto sugere que, nestes tempos pós- Mao Tse-tung, o Estado chinês utiliza-se ideologicamente da agressão japonesa, que efetivamente ocorreu, como instrumento importante para a definição da identidade nacional.
Ainda considerando o texto A pátria ideológica como referência inicial e considerando que o tema nele abordado também remete a alguns conceitos de identidade, julgue os itens seguintes.
A ação conquistadora japonesa sobre a China e a Coréia no período que antecede a Segunda Guerra Mundial apresenta claras semelhanças com a ação que, na Europa, o nazismo alemão empreendia a passos largos. Em ambos os casos, o mito da superioridade racial esteve presente de maneira marcante e definidora das ações agressivas.
Ainda considerando o texto A pátria ideológica como referência inicial e considerando que o tema nele abordado também remete a alguns conceitos de identidade, julgue os itens seguintes.
O tipo de nacionalismo que aparece no texto, referindo-se ao que ocorre na China no presente, não é novo na História. Nascido na Europa do século XIX, expandiu-se no século XX e chegou à Ásia, não sem antes causar graves conseqüências no Ocidente, especialmente por se tratar de uma espécie de mescla de etnicismo com darwinismo social, segundo a qual nações fracas estão condenadas a perecer.
Ainda considerando o texto A pátria ideológica como referência inicial e considerando que o tema nele abordado também remete a alguns conceitos de identidade, julgue os itens seguintes.
O Brasil é exemplo reconhecido de uma sociedade que se organizou politicamente após ter obtido sua independência, um processo que se estende no tempo. Por essa razão, dele pode-se dizer que a Nação antecede ao Estado.
Tendo o texto como referência inicial e considerando que o tema nele abordado também remete a alguns conceitos de identidade, julgue os itens seguintes.
Na seqüência de crises pelas quais passa a Bolívia nos últimos anos e cujo ato mais recente foi a eleição do líder dos plantadores de coca Evo Morales à presidência da República, evidenciou-se a nítida distinção econômica, social, cultural e política existente em um mesmo país. Eis uma realidade muito própria ainda que não exclusiva da América Latina, o que leva o estudioso à necessária matização do tema da identidade em múltiplas vertentes, incluindo aspectos étnicos, regionais e nacionais.
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