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Dos clássicos da Sociologia Brasileira, podem-se destacar duas abordagens de pesquisas: as análises sobre o populismo e o imperialismo, e as pesquisas de abordagem cultural sobre a formação da sociedade brasileira cujas ideias se contrapunham ao racismo da época que atribuía o atraso da sociedade brasileira à presença de negros e índios. Quais os sociólogos que representam essas vertentes de análise?
Karl Mannheim e Alain Touraine.
Roberto Da Matta e Roberto Cardoso de Oliveira.
Fernando Henrique Cardoso e Florestan Fernandes.
José Murilo de Carvalho e Roberto Cardoso de Carvalho.
É de conhecimento sociológico que as relações de poder não se localizam apenas no Estado, estando presente nas relações microssociais, como, por exemplo, na relação familiar, entre pai e filho, na escola, entre alunos e professores, entre outros. Esta visão do poder como capacidade de moldar e disciplinar o comportamento expressa as ideias de:
Gilberto Dupas.
Michel Foucault.
MaxWertan.
Robert Castells.
Richard Sennett.
Como MaxWeber conceitua uma ação social?
Uma modalidade de conduta (ressaltando a intenção do indivíduo), dotada de sentido e voltada para a ação de outras pessoas.
Aconduta do indivíduo da qual todo contato social constitui uma ação social.
Uma conduta individual voltada para ações particulares socialmente regradas.
Ocontato informal entre os indivíduos.
Uma modalidade de conduta, dotada de sentido e voltada para a ação de outras pessoas.
Karl Marx realizou uma análise crítica sobre a sociedade industrial, e uma de suas críticas diz respeito:
à falta de habilidade dos meios de produção na geração de novos empregos.
a meios de produção que criou uma falsa ideia de liberdade, pois o indivíduo tornara-se, como trabalhador, escravo dos meios de produção, através da exploração da mão de obra, criando o conceito de mais-valia para explicar essa relação.
à exploração da mão de obra do trabalhador pelos meios de produção.
à incapacidade de a sociedade industrial gerenciar seus lucros, por causa da valorização do trabalhador, com aumento salarial.
à incapacidade de o trabalhador organizar-se sindicalmente e obter lucros.
Émile Durkheim destacou-se por instituir a sociologia como disciplina acadêmica e por suas análises, das quais se pode(m) destacar:
o estudo sobre as relações de trabalho e a criação do conceito de solidariedade mecânica para justificar a diferença de classe no interior da sociedade.
o conceito de estratificação social com ênfase na consciência coletiva.
a reflexão sobre relações de trabalho e conceitos de solidariedade orgânica e mecânica, expõem a diferença de classe na sociedade.
a solidariedade dos indivíduos no cotidiano, o que resultou no conceito de solidariedade orgânica.
a consciência coletiva como um conjunto de crenças e sentimentos comuns de uma sociedade, ou seja, uma consciência social.
Em seu livro, As Consequências da modernidade, Anthony Giddens analisa a natureza e os efeitos da modernidade nas instituições modernas e busca explicar a natureza de suas descontinuidades, assim como suas implicações nas culturas tradicionais. De acordo com a reflexão de Giddens:
a relação espaço/tempo possuem uma lógica de continuidade temporal que abrange todas as sociedades através do processo de globalização.
diferente do que ocorreu nas sociedades do mundo pré-moderno, não houve uma separação entre tempo/espaço, proporcionando uma ordenação e reorganização das culturas.
apesar da modernização das sociedades, a tradição desempenha seu papel, ao integrar a ação com a organização tempo/espaço da comunidade.
espaço/tempo possuem um papel central na modernidade, sua continuidade abrange todas as sociedades num projeto de globalização, quebrando a ideia de descontinuidade e fragmentação social.
a continuidade estabelecida na relação espaço/tempo, nas sociedades tradicionais, possibilita uma ação entre os indivíduos.
De acordo com Max Weber, o modelo de educação possui determinadas finalidades. São elas:
modelar o indivíduo conforme o modelo de sociedadeemreprodução.
despertar o carisma, preparar o aluno para uma determinada conduta de vida e transmitir conhecimento especializado.
despertar o carisma, preparar o aluno para uma determinada conduta de vida e transmitir conhecimento especializado.
reproduzir um modelo de sociedade com indivíduos aptos à crítica social.
preparar o indivíduo exclusivamente para o mercado de trabalho.
Boaventura de Souza Santos, com base no paradigma todo conhecimento é local e total, resgata o papel do senso comum na ciência moderna. Sobre essa questão:
A ciência pós-moderna, ao sensocomunizar-se, foca o conhecimento em autoconhecimento, em sabedoria de vida, na valorização da diversidade, e não apenas na produção tecnológica.
O global se apropria do discurso do senso comum, em beneficio próprio em prol da transdisciplinaridade.
O poder local apropria-se do discurso global mudando as relações em prol da pluralidade e beneficiando interesses particulares no contexto plural.
A ciência apropria-se do saber local, para uso de novas tecnologias, sendo esta relação visível na relação tecnologia e meio ambiente.
Local e global se mesclam num contexto plural, transformando o senso comum em benefício de uma ciência transdisciplinar cujo objetivo é o amplo avanço nas tecnologias no interior, abrangendo, inclusive, as terras indígenas.
Max Weber, ao tratar dos estudos e das pesquisas sobre a significação cultural, aponta que um fenômeno cultural não se deduz ou se explica por qualquer sistema de conceitos ou leis, por existir relações entre os fenômenos culturais e suas ideias de valor. Sobre essa perspectiva, pode-se concluir que:
na reflexão Weberiana, os juízos de valores são introduzidos na vida do pesquisador pela sociedade e por suas atitudes e ações, cuja ideia básica é a afetividade do indivíduo para com o mundo e as ações que o cercam.
a cultura, na reflexão Weberiana, engloba juízos de valores que são embutidos na vida do pesquisador, direcionando o produto final.
o juízo de valor expressa ideias individualizadas, que acabam direcionando as atitudes e ações dos indivíduos comoumtodo.
expressa a premissa de que somos homens de uma cultura com capacidade e vontade de conferir um sentido ao mundo, e as ideias de valor são decisivas para se considerar a cultura em cada caso.
isso ocorre porque o conceito de cultura é um conceito de juízo de valores de nossa realidade empírica.
Para Antonio Gramsci, os intelectuais desempenham um papel chave na sociedade por organizarem a cultura e reformarem intelectual e moralmente a desigualdade e a injustiça. O autor constrói uma tipologia de intelectuais, dividida em intelectual orgânico e intelectual tradicional. Sobre o intelectual orgânico, é correto afirmar que:
atuou como um intelectual moral, sendo responsável pela revitalização e organização do modelo educacional vigente.
tem como função ser instrumento de construção e consolidação de uma vontade individual que luta contra a hegemonia educacional.
possibilita uma hegemonia da classe trabalhadora sobre os partidos políticos.
surgiu para dar homogeneidade e coerência interna na concepção de mundo, possibilitando à classe dominada uma contra hegemonia.
tuou como um intelectual da classe dominante para a hegemonia do status quo.
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