Lista completa de Questões de Sociologia do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Sociologia - Teorias sociológicas - Fundação de Apoio à Educação e ao desenvolvimento Tecnológico do RN (FUNCERN) - 2012
Diversos autores procuram demonstrar que não se pode analisar a cultura e a ideologia, de forma separada, particularmente, quando se trata do processo de dominação nas sociedades capitalistas. Em relação a essa questão, analise as afirmativas, a seguir, e marque (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas.
( ) Gramsci analisa essa questão com base no conceito de hegemonia, em que a ideologia é um elemento de dominação, através da força pelo Estado, mas também através dos elementos culturais de um povo.
( ) Bourdieu defende que é pela cultura que os dominantes garantem o controle ideológico, utiliza o conceito de violência simbólica para a aceitação de verdades que nem sempre existiram, ou seja, considerar natural determinados fenômenos, independente de serem bons ou ruins.
( ) Simmel desenvolveu o conceito de intensificação da vida nervosa, pois as pessoas nas sociedades modernas estão expostas frequentemente à estímulos, como imagens, cores, luzes, sons desenvolvendo uma sensibilidade para lidar com outras culturas.
( ) Adorno e Horkheimer desenvolveram o conceito de indústria cultural para analisar a relação entre indivíduo e sociedade e apontaram a possibilidade de homegeneização das pessoas grupos e classes sociais, criando uma subjetividade uniforme, massificada.
Em relação à análise anterior, a sequência correta é
V, F, F, V.
V, V, F, V.
V, F, F, F.
F, V, V,
Sociologia - Teorias sociológicas - Fundação de Apoio à Educação e ao desenvolvimento Tecnológico do RN (FUNCERN) - 2012
A teoria sociológica clássica traz importantes reflexões sobre o Estado. Dentre as quais, se destaca a concepção weberiana de que o Estado é
uma relação de homens dominando homens através da violência, a qual é legítima e permite a dominação.
um grupo de funcionários que representam os interesses coletivos.
um grupo de pessoas que representa os interesses da classe dominante em qualquer momento histórico.
uma categoria política cuja configuração é variável ao longo da história da humanidade.
Sobre o positivismo marque a alternativa correta:
O positivismo é uma maneira de pensar baseada na suposição de que é possível descobrir, através de métodos científicos, as leis e princípios básicos que governam a vida social.
Segundo a perspectiva positivista, não é possível afirmar algo sobre o significado de alguma coisa partindo somente da própria coisa. Temos que examinar também o contexto no qual ela foi produzida e o contexto no qual estamos nesse momento tentando extrair sentido da mesma.
O positivismo é um método geral para compreender o que fazemos em termos do significado que atribuímos ao nosso comportamento e ao do nosso semelhante.
O positivismo supõe que a vida social é moldada por grupos e indivíduos que concorrem entre si por recursos e recompensas variados, do que resultam distribuições peculiares de riqueza, poder e prestígio.
A corrente teórica conhecida por entender cada cultura como um todo coerente ou um sistema coerentemente integrado de relações sociais onde todos os elementos se harmonizam uns aos outros e nada ocorre ao acaso recebeu o nome de:
Evolucionismo.
Funcionalismo.
Estruturalismo.
Pós-estruturalismo.
Em 1871, Edward Tylor sistematizou pela primeira vez o conceito científico de cultura, ancorado pelas teorias evolucionistas da época. A concepção de cultura de Tylor foi denominada de universalista. O primeiro antropólogo a desenvolver uma concepção particularista de cultura e realizar pesquisas in situ para observação direta e prolongada das então chamadas culturas primitivas foi:
Lewis Morgan.
Edmund Leach.
Franz Boas.
Claude Lévi-Strauss.
A partir do governo de Getúlio Vargas, estabeleceu-se o que os cientistas sociais chamam de Estado Varguista ou nacional-desenvolvimentista. Considere as afirmativas a seguir sobre esse tema.
I - Percebe-se uma forte tendência liberal no Estado Varguista pela sua fraca atuação como núcleo organizador da sociedade;
II - O Estado Varguista buscou funcionar como alavanca para o desenvolvimento entendido como a construção de um capitalismo industrial, por meio da substituição de importações;
III - Um dos traços marcantes do Estado Varguista foi sua colocação como escudo protetor da indústria nacional ante a competição externa.
IV - O Estado Varguista também se caracterizou pelo fenômeno que foi denominado pelos cientistas sociais de populismo. Em síntese, o populismo significou políticas de forte repressão aos trabalhadores e de favorecimento apenas da elite industrial através de fraca legislação trabalhista.
As afirmativas verdadeiras são:
Apenas I, II e III.
Apenas I e II e IV.
Apenas II e III.
Apenas III e IV.
Com base nos seus conhecimentos sobre as análises de Karl Marx acerca dos temas capitalismo, trabalho e alienação, considere as afirmativas a seguir:
I - Segundo Marx, o fenômeno da alienação não ultrapassa o processo produtivo. O sistema político, as atividades de lazer assim como as religiões sofrem menor influência da ideologia burguesa e, por isso, constituem espaços fundamentais para a tomada de consciência de classe.
II - Alienação se refere, entre outras coisas, ao processo de não identificação do trabalhador com o produto de seu trabalho. A mercadoria é separada do trabalhador que a criou e colocada no comércio muitas vezes por um valor inacessível ao trabalhador.
III - No capitalismo, os diferentes trabalhadores se vêem como indivíduos isolados e não se percebem como classe social produtora da riqueza e das mercadorias.
IV - Nas mercadorias e na sua publicidade ficam explícitos as relações de classe e todo o processo de produção que as originou.
Selecione a alternativa abaixo que contém a(s) afirmativa(s) falsa(s):
Apenas I, II e III.
Apenas I e II e IV.
Apenas I e IV.
Apenas a IV.
Práticas populistas, autoritarismos e violência foram marcas constantes do Estado brasileiro que contribuíram para uma cidadania tardia no país. A Constituição de 1988 buscou assegurar a cidadania por meio da liberdade individual e da proteção social, a valorização e os direitos das populações indígenas e quilombolas e o combate à discriminação. Sobre o papel do Estado nesse processo na década de 1990, pode-se afirmar que:
apesar da presença do Estado na ampliação dos Poderes Legislativo e Judiciário e do Ministério Público, para assegurar o cumprimento dos direitos de cidadania garantidos em lei, entre outros, ele sofreu mudanças aos seguir os preceitos de um Estado mínimo, ocorrendo uma desnacionalização da economia, refletindo-se no aumento da exclusão social.
criou empresas reguladoras, novas políticas sociais e uma visão de desenvolvimento democrático, resguardando a cidadania plena dos efeitos negativos da pós-modernidade.
viabilizou um aumento das exportações, intensificando articulação do país com a economia mundial. O Estado passou por ampla metamorfose que possibilitou a privatização dos setores econômicos estratégicos ao crescimento, refletindo em fundos de investimentos e avanços tecnológicos.
restaurou o Ministério Público para assegurar o cumprimento dos direitos de cidadania garantidos em lei, fez uma ampla reforma na previdência, ampliou o judiciário e criou novos postos de empregos.
focou na elaboração de políticas sociais e uma visão de desenvolvimento democrático, com intuito de resguardar a cidadania e seus valores.
A degradação ambiental é um reflexo da crise da sociedade do trabalho e do aumento das desigualdades sociais. As origens sobre as crises socioambiental e do mundo do trabalho estão associadas, entre outros fatores a(à):
desterritorialização da política com uma perda de soberania e poder do Estado.
mobilidade das empresas é fruto da globalização e expressam um novo modelo de produção bem mais eficiente que o modelo Fordista, com ampla desvalorização do indivíduo.
uma grande perda de território político, na qual a soberania do Estado é posta à mercê de interesses coletivos.
perda de território, colocando em xeque a soberania do país com a desterritorialização de empresas e a chegada dos conglomerados industriais, que buscam melhores ofertas e condições operacionais favoráveis.
um deslocamento dos conglomerados industriais em busca de países com condições operacionais favoráveis, baixando o custo dos investimentos e aumentando o lucro, resultando num investimento maior da educação ambiental, com foco na preservação ambiental e em programas de reciclagem.
No Brasil, a desigualdade social e a degradação ambiental sempre andaram juntas. Atualmente, os meios de produção buscam novos espaços e afirmam fazer uso de meio ambiente de forma sustentável. Várias são as concepções de desenvolvimento sustentável, entre as quais a perspectiva de sustentabilidade democrática. Qual das afirmativas abaixo representa essa proposta?
A liberdade do homem para transformar o meio ambiente conforme suas próprias necessidades, sem espaço para diálogo com os autores envolvidos.
É um processo em que as sociedades administram suas condições materiais e sua reprodução com base nos princípios éticos e sociopolíticos, o que possibilita espaço para redefinir valores e uma melhor distribuição dos recursos ambientais.
O mercado é um ator privilegiado no mundo globalizado, e qualquer governo democrático elabora leis próprias para transformar os recursos naturais em mercadorias, mesmo que essa lei possa prejudicar populações diversas.
É aquela que atende às necessidades do presente, sem comprometer a possibilidade das gerações futuras.
Ela atende à necessidade presente do mercado, sem comprometer a possibilidade das gerações futuras no usufruto de seus recursos, com todo o investimento do Estado democrático na preservação do meio ambiente.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...