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Émile Durkheim, Karl Marx e Max Weber são pensadores considerados clássicos, por contribuírem, sociologicamente, para o entendimento social. Sobre essa contribuição, é correto afirmar que:
desenvolveram a teoria funcionalista, a teoria crítica e a teoria das relações complexas, cujos conceitos e categorias resultaram na sociologia como disciplina acadêmica.
os autores priorizaram a análise crítica e objetiva da sociedade.
desenvolveram teorias que se tornaram as bases de interpretação da sociedade capitalista: a sociologia funcionalista, a teoria crítica e a teoria compreensiva.
consideravam a sociedade emergente positiva, por romper com os laços feudais.
foram os responsáveis pelas teorias: positivista mecanicista e marxista.
De acordo com Georg Simmel, a sociedade não é algo estático e acabado, ao contrário, ela está em movimento intenso por meio do conflito e do consenso. Pode-se destacar na sociologia de Simmel:
A sociabilidade como um conceito fundamental para a compreensão da teoria de Simmel, por destacar a importância das relações cotidianas na sociedade.
Que sociedades definidas como verdadeiras resultam de forças sociais positivas entre seus grupos.
O conflito não é uma forma de sociação, porém resolve os contrastes dentro das sociedades, atuando como elemento essencial nos processos de interação social.
Os aspectos negativos e positivos dos processos sociais são responsáveis pela construção social. Nesta relação, o conflito atua de forma negativa, pois mostra a ausência de sociação.
O conflito como forma pura de sociação, por atuar na resolução dos dualismos divergentes, torna-se indispensável para a coesão do grupo.
As categorias de reflexividade e liquidez , quando usadas para pensar identidades, referem-se aos mesmos problemas de ampliação e de construção de uma identidade individual. Por meio dessas categorias, os autores apontam como as identidades estão em transformação e reformulação, fornecendo mudanças num contexto individual e cotidiano. Essas categorias mostram a similitude de dois autores, de diferentes abordagens, que são:
Michel Focault e Evering Golfman.
Stuart Hall e Urick Back.
RicardoAntunes e Ronaldo Oliveira.
Anthony Guiddens e Zigmann Bauman.
Adam Przeworski e David Harvey.
A escola sociológica francesa apoia-se em dois postulados inter-relacionados: a origem e o caráter do pensamento são coletivos; cabe à pesquisa sociológica localizar esta parte social na construção do pensamento, sendo o papel do sociólogo descobrir os significados profundos, inconscientes da cultura. Nesta perspectiva, Marcel Mauss atesta para:
Uma noção de pessoa inata ao indivíduo, pautada no psicológico, social e cultural.
O indivíduo é percebido em sua representação coletiva e não como uma simples categoria de entendimento.
A interação da pessoa e sua homogeneidade no contexto das oposições de entendimento.
O indivíduo é visto apenas psicologicamente como uma pessoa.
A criação da noção de pessoa como categoria de entendimento.
Roberto Da Matta analisa a casa e a rua como duas categorias sociológicas no sentido de Durkheim e Mauss, para refletir como a sociedade brasileira pensa seus espaços e suas relações sociais. Na concepção de Da Matta, qual o significado para a casa e a rua?
Estabelecer a casa como o espaço do lar, da proteção, do casamento e da harmonia, e a rua como o espaço do público, da individualidade e da liberdade.
Espaços marcados por simbolismo e construídos social e culturalmente.
Uma forma de representação geográfica estabelecida pelo indivíduo cujos papéis relacionados com a rua são possuídos pelo contraste da casa.
Espaço relacional no qual a cidadania é expressa no ambiente público.
Categorias que marcam o tempo em espaços hierarquizados.
Émile Durkheim criou o conceito de fato social para analisar a sociedade. Na perspectiva de Durkheim, os fatos sociais são:
formas coletivas e individuais de pensar e agir que afetam o todo social.
relações que produzem um único fenômeno social.
formas coletivas de pensar e agir e se manifestam como uma realidade externa na vida dos indivíduos, exercendo sobre eles um poder coercitivo.
uma forma precisa de agir do indivíduo, reproduzida por meio da solidariedade orgânica.
aspectos externos ao indivíduo, responsável pelas mudanças sociais exercidas sobre o indivíduo, proporcionando mudanças contra o poder coercitivo.
Zygmunt Bauman reflete sobre a liquidez dos laços na sociedade pós-moderna. De acordo com o autor, podem-se caracterizar as relações sociais como:
transitórias, superficiais e impessoais, cujas associações ocorrem com base em propósitos muitas vezes limitados e instrumentais.
pessoais, com uma predominância nos contatos sociais primários.
totalmente afetivas e homogêneas.
individualistas e afetivas.
instrumentais, a fim de suprir a necessidade cotidiana, pois os indivíduos necessitam preservar seus bens pessoais.
Charles Wright Mills, em sua obra "A Imaginação Sociológica", tece críticas ao positivismo mediante o questionamento do que ele denomina como sendo a grande teoria e o empirismo abstrato. São alvos dos questionamentos do referido sociólogo, respectivamente,
Adorno e Horkheimer.
Dilthey e Schutz.
Blumer e Goffman.
Parsons e Lazarsfeld.
Garfinkel e Berger.
O chamado marxismo ocidental efetuou uma releitura da obra de Karl Marx, dando particular atenção a categorias tais como cultura, subjetividade e consciência. Entre os teóricos dessa corrente estão:
Kautsky, Bukharin e Stalin.
Lefebvre, Althusser e Lahire.
Gramsci, Trotsky e Mills.
Habermas, Benjamin e Schutz.
Marcuse, Korsch e Adorno.
Talcott Parsons é considerado um dos fundadores da análise estrutural-funcionalista em Sociologia. Sua teoria geral da ação destaca quatro pré-requisitos funcionais necessários à manutenção de todo sistema de ação:
normatização, valorização, solidariedade e institucionalização.
adaptação, consecução de objetivos, integração e latência.
orientação, simbolização, integração e valorização.
adaptação, latência, manifestação e normatização.
organização, solidariedade, finalidade e institucionalização.
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