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Para Amartya Sen, o processo de desenvolvimento caracteriza- se como
ampliação da base material de uma sociedade.
ênfase no crescimento monetário associado a minorias.
expansão das liberdades reais ou substantivas.
diminuição dos horizontes culturais e sociais.
evolução dos níveis residuais de pobreza.
Cultura e identidade são temas constantemente explorados na teoria sociológica contemporânea. Para a maioria dos teóricos das sociedades contemporâneas,NÃOfigura a ideia de que:
a cultura e a identidade nacionais são atualmente substituídas por culturas minoritárias
a crise de identidade está, em parte, ligada às transformações do trabalho, com o declínio de profissões de forte componente identitário.
as distinções entre o cultural e o econômico estão na base da sociedade capitalista pós-industrial
as identidades coletivas de classe cedem lugar para novos movimentos sociais baseados em sexo, raça, localização.
a vida cultural, assim como a política e a econômica, é influenciada por fatos que acontecem no nível global.
Nas últimas décadas, o termo globalização tem sido amplamente utilizado nas Ciências Sociais, incluindo a Sociologia. No nível dos debates acadêmicos acerca do tema, é correto dizer que:
a visão dos hiperglobalizadores é a de que a globalização não é um processo unidirecional, mas sim dinâmico e aberto a influências e mudanças.
a teoria do sistema-mundo de Wallerstein privilegia fatores culturais em detrimento de fatores econômicos e políticos.
a globalização da modernidade marca o final das soc iedades modernas e o iní c io do pós-modernismo, segundoAntony Giddens.
a ideia básica da abordagem cultural da globalização ligada ao teórico da mídia Marshall McLuhan é a do fortalecimento das identidades locais e regionais em contraposição à difusão dos meios de comunicação de massa.
o pós-modernismo vê a globalização ligada à fusão de várias fontes étnicas e históricas numa mesma estrutura cultural, seja em música, arquitetura, moda ou culinária.
Socialização é o processo pelo qual os indivíduos adquirem gradualmente os modos da cultura em que vivem. É INCORRETO afirmar que a socialização está relacionada à:
oposição entre natureza e educação.
internalização de valores, normas e práticas sociais.
emergência do self .
reprodução social.
sociabilidade, como algo inato ao indivíduo.
Defini -se como estratificação social as desigualdades existentes entre indivíduos e grupos nas sociedades. Em relação ao conceito de estratificação é correto dizer que:
os limites entre as classes são claramente definidos nas sociedades industriais.
diferenças de nível econômico conduzem a desigualdades de direitos nas sociedades modernas.
as desigualdades são impessoais no sistema estratificado de classes.
os estamentos e as castas se justificam por crenças religiosas e proíbem o casamento cruzado e a mobilidade social.
as desigualdades de sexo e raça são típicas das sociedades modernas.
Umdos conceitos principais do materialismo histórico proposto por Karl Marx é o de modo de produção, que designa o conjunto da infraestrutura e das superestruturas sociais. Está de acordo com esse esquema teórico a afirmativa de que:
as relações técnicas e sociais de trabalho integram o plano das superestruturas.
as revoluções sociais são resultado das contradições entre infraestrutura e superestrutura.
as forças produtivas são, em parte, determinadas pelas relações de produção.
a religião, a família e o direito fazem parte da infraestrutura social.
a superestrutura é afetada pela infraestrutura e não o contrário.
Sociologia - Conceitos sociológicos - Fundação de Apoio à Educação e ao desenvolvimento Tecnológico do RN (FUNCERN) - 2012
Leia o fragmento do poema Operário em construção, de Vinícius de Moraes, a seguir.
Considerando que a divisão do trabalho é uma das características das sociedades
alienação que se define como a análise dialética das relações capitalistas, ou seja, a interpretação pela qual os homens pensam sobre si mesmos e sua condição social.
mais-valia que representa a diferença entre o trabalho necessário à produção da vida do operário e o trabalho excedente.
solidariedade orgânica, uma vez que a diversidade entre indivíduos permite que ocorra a união através da interdependência de funções sociais.
consciência coletiva, pois expressa a forma moral vigente na sociedade, através de regras estabelecidas que atribuem valor e delineiam os atos individuais.
Sociologia - Conceitos sociológicos - Fundação de Apoio à Educação e ao desenvolvimento Tecnológico do RN (FUNCERN) - 2012
Nessa perspectiva, a coerção
I pode ser reconhecida através das sanções aplicadas caso haja violação de determinado fato social.
II traduz-se como uma reação direta da sociedade com relação à moral, crenças, usos ou mesmo moda.
III é um produto da vida comum, resultante das consciências individuais, caracterizando-se como uma realidade sui generis.
IV está relacionado à idéia de moral e não à natureza da moral, por isso deve ser considerada como coisa.
Em relação às afirmativas anteriores, estão corretas
I e II.
I e III.
II e IV.
III e IV.
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Do ponto de vista sociológico, o fenômeno apontado no texto está associado ao conceito de
cooperação social.
ascensão social.
elitismo.
solidariedade mecânica.
Sociologia - Conceitos sociológicos - Fundação de Apoio à Educação e ao desenvolvimento Tecnológico do RN (FUNCERN) - 2012
As Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN+) Ensino Médio - Ciências Humanas e suas Tecnologias apresentam sugestões de organização programática como subsídio ao professor em sua prática pedagógica. O processo de socialização é um dos temas contemplados nos PCN+. Nesse documento, o processo de socialização se encontra relacionado
ao processo histórico de construção das desigualdades sociais, o qual aponta para problemas, como a exclusão (social, econômica e política) e a concentração (de poder e de renda).
ao processo, por meio do qual, um indivíduo se transforma num membro participante da sociedade através de controles rígidos para que possa ser aceito.
aos processos sociais tanto associativos (cooperação e acomodação) quanto dissociativos (competição e conflito), os quais possibilitam construir um elo de ligação entre o indivíduo e a sociedade.
às diferentes possibilidades oferecidas pela educação formal, através da apropriação do conhecimento sistematizado, que permitem ao indivíduo se perceber como integrante da sociedade em que vive.
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