Questões de Sociologia do ano 2012

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Para Amartya Sen, o processo de desenvolvimento caracteriza- se como

  • A.

    ampliação da base material de uma sociedade.

  • B.

    ênfase no crescimento monetário associado a minorias.

  • C.

    expansão das liberdades reais ou substantivas.

  • D.

    diminuição dos horizontes culturais e sociais.

  • E.

    evolução dos níveis residuais de pobreza.

Cultura e identidade são temas constantemente explorados na teoria sociológica contemporânea. Para a maioria dos teóricos das sociedades contemporâneas,NÃOfigura a ideia de que:

  • A.

    a cultura e a identidade nacionais são atualmente substituídas por “culturas minoritárias

  • B.

    a crise de identidade está, em parte, ligada às transformações do trabalho, com o declínio de profissões de forte componente identitário.

  • C.

    as distinções entre o cultural e o econômico estão na base da sociedade capitalista “pós-industrial

  • D.

    as “identidades coletivas” de classe cedem lugar para “novos movimentos sociais” baseados em sexo, raça, localização.

  • E.

    a vida cultural, assim como a política e a econômica, é influenciada por fatos que acontecem no nível global.

Nas últimas décadas, o termo globalização tem sido amplamente utilizado nas Ciências Sociais, incluindo a Sociologia. No nível dos debates acadêmicos acerca do tema, é correto dizer que:

  • A.

    a visão dos “hiperglobalizadores” é a de que a globalização não é um processo unidirecional, mas sim dinâmico e aberto a influências e mudanças.

  • B.

    a teoria do sistema-mundo de Wallerstein privilegia fatores culturais em detrimento de fatores econômicos e políticos.

  • C.

    a globalização da modernidade marca o final das soc iedades modernas e o iní c io do pós-modernismo, segundoAntony Giddens.

  • D.

    a ideia básica da abordagem cultural da globalização ligada ao teórico da mídia Marshall McLuhan é a do fortalecimento das identidades locais e regionais em contraposição à difusão dos meios de comunicação de massa.

  • E.

    o pós-modernismo vê a globalização ligada à fusão de várias fontes étnicas e históricas numa mesma estrutura cultural, seja em música, arquitetura, moda ou culinária.

Socialização é o processo pelo qual os indivíduos adquirem gradualmente os modos da cultura em que vivem. É INCORRETO afirmar que a socialização está relacionada à:

  • A.

    oposição entre “natureza” e “educação”.

  • B.

    internalização de valores, normas e práticas sociais.

  • C.

    emergência do self .

  • D.

    reprodução social.

  • E.

    sociabilidade, como algo inato ao indivíduo.

Defini -se como estratificação social as desigualdades existentes entre indivíduos e grupos nas sociedades. Em relação ao conceito de estratificação é correto dizer que:

  • A.

    os limites entre as classes são claramente definidos nas sociedades industriais.

  • B.

    diferenças de nível econômico conduzem a desigualdades de direitos nas sociedades modernas.

  • C.

    as desigualdades são impessoais no sistema estratificado de classes.

  • D.

    os estamentos e as castas se justificam por crenças religiosas e proíbem o casamento cruzado e a mobilidade social.

  • E.

    as desigualdades de sexo e raça são típicas das sociedades modernas.

Umdos conceitos principais do materialismo histórico proposto por Karl Marx é o de modo de produção, que designa o conjunto da infraestrutura e das superestruturas sociais. Está de acordo com esse esquema teórico a afirmativa de que:

  • A.

    as relações técnicas e sociais de trabalho integram o plano das superestruturas.

  • B.

    as revoluções sociais são resultado das contradições entre infraestrutura e superestrutura.

  • C.

    as forças produtivas são, em parte, determinadas pelas relações de produção.

  • D.

    a religião, a família e o direito fazem parte da infraestrutura social.

  • E.

    a superestrutura é afetada pela infraestrutura e não o contrário.

Leia o fragmento do poema “Operário em construção”, de Vinícius de Moraes, a seguir.

Considerando que a divisão do trabalho é uma das características das sociedades

  • A.

    alienação que se define como a análise dialética das relações capitalistas, ou seja, a interpretação pela qual os homens pensam sobre si mesmos e sua condição social.

  • B.

    mais-valia que representa a diferença entre o trabalho necessário à produção da vida do operário e o trabalho excedente.

  • C.

    solidariedade orgânica, uma vez que a diversidade entre indivíduos permite que ocorra a união através da interdependência de funções sociais.

  • D.

    consciência coletiva, pois expressa a forma moral vigente na sociedade, através de regras estabelecidas que atribuem valor e delineiam os atos individuais.

Nessa perspectiva, a coerção

I pode ser reconhecida através das sanções aplicadas caso haja violação de determinado fato social.

II traduz-se como uma reação direta da sociedade com relação à moral, crenças, usos ou mesmo moda.

III é um produto da vida comum, resultante das consciências individuais, caracterizando-se como uma realidade sui generis.

IV está relacionado à idéia de moral e não à natureza da moral, por isso deve ser considerada como coisa.

Em relação às afirmativas anteriores, estão corretas

  • A.

    I e II.

  • B.

    I e III.

  • C.

    II e IV.

  • D.

    III e IV.

Do ponto de vista sociológico, o fenômeno apontado no texto está associado ao conceito de

  • A.

    cooperação social.

  • B.

    ascensão social.

  • C.

    elitismo.

  • D.

    solidariedade mecânica.

As Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN+) Ensino Médio - Ciências Humanas e suas Tecnologias apresentam sugestões de organização programática como subsídio ao professor em sua prática pedagógica. O processo de socialização é um dos temas contemplados nos PCN+. Nesse documento, o processo de socialização se encontra relacionado

  • A.

    ao processo histórico de construção das desigualdades sociais, o qual aponta para problemas, como a exclusão (social, econômica e política) e a concentração (de poder e de renda).

  • B.

    ao processo, por meio do qual, um indivíduo se transforma num membro participante da sociedade através de controles rígidos para que possa ser aceito.

  • C.

    aos processos sociais tanto associativos (cooperação e acomodação) quanto dissociativos (competição e conflito), os quais possibilitam construir um elo de ligação entre o indivíduo e a sociedade.

  • D.

    às diferentes possibilidades oferecidas pela educação formal, através da apropriação do conhecimento sistematizado, que permitem ao indivíduo se perceber como integrante da sociedade em que vive.

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