Questões de Sociologia do ano 2012

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Segundo a Proposta Curricular do Estado de São Paulo, para a disciplina de Sociologia – Ensino médio –, o ensino de Sociologia pressupõe a compreensão da educação como um caminho para conhecer, para saber, no sentido de superar os

  • A.

    obstáculos, as ideias atrasadas, o senso comum, enfim, para desenvolver perspectivas novas.

  • B.

    prejuízos, as reviravoltas na história social brasileira, enfim, para desenvolver uma leitura interpretativa da nação.

  • C.

    preconceitos, as ideias atrasadas, a luta de classes, enfim, para desenvolver uma análise estruturalista da cultura nacional.

  • D.

    prejuízos sociais e históricos, as ideologias do atraso econômico, enfim, para desenvolver as identidades cívica e nacional.

  • E.

    preconceitos, as ideologias, o senso comum, enfim, para desenvolver a capacidade crítica.

Segundo a Proposta Curricular do Estado de São Paulo, para a disciplina de Sociologia – Ensino médio –, o professor deve realizar no seu trabalho, conforme proposto nas Orientações Curriculares, uma

  • A.

    relação técnica, teórica e metodológica sustentada nos fundamentos científicos da neutralidade da ciência.

  • B.

    relação teórica e metodológica baseada nos clássicos da ciência, pautando-se na realidade europeia e norte americana.

  • C.

    mediação pedagógica entre o conhecimento e os alunos, adequando os fundamentos científicos da neutralidade e do distanciamento.

  • D.

    mediação pedagógica entre o conhecimento e os alunos, adequando o ensino ou traduzindo para eles os fundamentos do conhecimento científico.

  • E.

    relação técnica e metodológica entre o conhecimento e os alunos, adequando os fundamentos do conhecimento científico com as demais ciências.

De acordo com Jaime Pinsky e Carla B. Pinsky, os documentos fundadores da nova nação são amplos e generosos. A Declaração de Independência dos Estados Unidos da América afirma que todos os homens foram criados iguais e dotados pelo Criador de direitos inalienáveis, como

  • A.

    terra, liberdade e fraternidade.

  • B.

    vida, liberdade e busca da felicidade.

  • C.

    terra, fraternidade e segurança pública.

  • D.

    vida, liberdade e fraternidade.

  • E.

    liberdade, igualdade e fraternidade.

Segundo Jaime Pinsky e Carla B. Pinsky, Max Weber afirma a existência de uma íntima relação entre a ética protestante e a

  • A.

    ideologia social democrata.

  • B.

    racionalidade industrial e burocrática socialista.

  • C.

    racionalidade econômica capitalista.

  • D.

    hegemonia dos blocos históricos populares e socialistas.

  • E.

    ideologia dos tipos ideais.

Segundo Roque de Barros Laraia, Edward Tylor demonstrou que cultura pode ser um objeto de estudo

  • A.

    sistemático, pois trata-se de um fenômeno natural que possui causas e regularidades, permitindo um estudo objetivo e uma análise capazes de proporcionar a formulação de leis sobre o processo histórico-dialético.

  • B.

    sistemático, pois trata-se de um fenômeno natural que possui causas e regularidades, permitindo um estudo objetivo e uma análise capazes de proporcionar a formulação de leis sobre o processo cultural e a evolução.

  • C.

    metodológica e teoricamente calcado em leis universais consagradas pela antropologia e pela sociologia da cultura.

  • D.

    epistemologicamente sustentado nas premissas teóricas calcadas pela filosofia iluminista do século XVIII.

  • E.

    metodológica e teoricamente consagrado pelos fenômenos culturais implantados pelas diferentes sociedades modernas.

Antonio Sérgio A. Guimarães afirma que a grande hibridez da sociedade brasileira foi possibilitada pela miscibilidade do português, pela moral católica. Ela seria responsável

  • A.

    tanto pela ausência de discriminação racial quanto pela impropriedade de qualquer política de identidades étnico-raciais.

  • B.

    tanto pelo jeitinho brasileiro como pela ausência de discriminação racial.

  • C.

    pela democracia política e social implantada na República.

  • D.

    tanto pelo jeitinho brasileiro como pela democracia política na República.

  • E.

    tanto pela ausência de discriminação racial quanto pela democracia política na República.

Segundo Antonio Sérgio A. Guimarães, a ideia de “embranquecimento” foi elaborada por um sentimento de orgulho nacional ferido, assaltado por dúvidas e desconfianças a respeito do seu gênio industrial, econômico e civilizatório. Foi, antes de tudo, uma maneira de racionalizar os sentimentos de

  • A.

    superioridade racial e cultural instilados pelo racismo científico e pelo determinismo geográfico do século XX.

  • B.

    inferioridade racial e cultural instilados pelo racismo científico e pelo determinismo geográfico do século XX.

  • C.

    honra e superioridade racial e cultural instilados pelo racismo científico e pelo determinismo geográfico do século XX.

  • D.

    inferioridade racial e cultural instilados pelo racismo científico e pelo determinismo geográfico do século XIX.

  • E.

    honra e superioridade racial e social instilados pelo racismo científico e pelo determinismo cultural do século XIX.

Para Antonio Sérgio A. Guimarães, a “essência racial” é definida

  • A.

    pelo método que se trabalha cientificamente. Dependendo do método pode-se inferir que raça pode estar vinculada à cor ou à cultura de cada indivíduo ou grupo social.

  • B.

    pela articulação entre militância e intelectualidade, uma e outra têm na raça um objeto de estudo importante para se entender a natureza e a cultura do racismo no Brasil.

  • C.

    pela proposta política em jogo na sociedade, dependendo de como cada uma opera um conceito ou outro de raça ou etnia.

  • D.

    pela cultura, utilizando diferentes regras para traçar filiação e pertença grupal, a depender do contexto histórico, demográfico e social.

  • E.

    pelo conjunto de relações sociais e econômicas presentes na sociedade brasileira.

Para Erving Goffmann, a forma de controle sobre o papel do indivíduo restabelece a

  • A.

    simetria do processo de comunicação e monta o palco para um tipo de jogo de informação, um ciclo potencialmente infinito de encobrimento, descobrimento, revelações falsas e redescobertas.

  • B.

    assimetria entre os papeis sociais no processo de comunicação, montando o palco para um tipo de ciclo potencialmente infinito de encobrimento, de revelações falsas e redescobertas.

  • C.

    sinergia e o diálogo, montando o palco para um tipo de ciclo potencialmente infinito de encobrimento, de revelações e redescobertas.

  • D.

    simetria do processo de comunicação e monta o palco para um tipo de jogo de desinformação, um ciclo potencialmente infinito de encobrimento e revelações falsas.

  • E.

    assimetria, prejudicando o diálogo, mas montando o palco para um tipo de ciclo potencialmente infinito de encobrimento, de revelações e redescobertas.

Segundo Erving Goffmann, a expressividade do indivíduo parece envolver duas espécies radicalmente diferentes de atividade significativa, a saber, a expressão que ele

  • A.

    empresta a outro e a impressão que ele adquire sobre si mesmo.

  • B.

    transmite e a expressão que emite.

  • C.

    empresta de outro e a impressão que ele possui de modo inato.

  • D.

    emana e a expressão que ele absorve do meio social.

  • E.

    empresta de outro e a expressão que ele emite.

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