Lista completa de Questões de Sociologia do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Sociologia - Conceitos sociológicos - Fundação de Apoio à Educação e ao desenvolvimento Tecnológico do RN (FUNCERN) - 2012
Considerando as diferentes definições de estrutura social, o elemento constante nesse conceito está relacionado
aos elementos circunstanciais de uma sociedade, vindo a representar um determinado contexto social.
ao elemento mais estável da vida social e menos propenso às variações circunstanciais.
a estrutura de classes sociais de uma sociedade sem interferir nas demais instâncias.
a noção de organização social, correspondendo ao princípio dinâmico da vida em sociedade.
Sociologia - Conceitos sociológicos - Fundação de Apoio à Educação e ao desenvolvimento Tecnológico do RN (FUNCERN) - 2012
Uma dos principais problemas da competição internacional é o chamado dumping social, que consiste
no aviltamento do trabalho através da exploração de crianças e adolescentes.
na falta de qualificação de mão de obra especializada.
na escassez de infraestrutura voltada para desenvolvimento da iniciativa privada.
na crise do sindicalismo mundial.
O termo aculturação é criado por volta de 1880 pelo antropólogo americano J.W Powell que o utilizava para denominar a transformação dos modos de vida e de pensamento dos imigrantes ao contato com a sociedade americana. Nos anos 1930 houve um aprofundamento teórico do conceito e muitas críticas acabaram por revelar a fragilidade de pensar uma sociedade como aculturada e outra não. Dentre as seguintes opções, assinale a alternativa que NÃO representa um problema do conceito:
A ideia de aculturação pressupõe que a situação de contato opera como pura e simples conversão de uma cultura à outra, reificando a cultura e desconhecendo sua dinamicidade.
A aculturação é um processo normal na vida das sociedades.
A ideia de aculturação muitas vezes não relativiza a dicotomia natureza e cultura, como se a cultura pudesse ser tomada como uma segunda natureza do indivíduo, da qual ele tem poucas chances de escapar.
Grande parte das análises propostas por estudos de aculturação se concentraram sobre traços culturais tomados isoladamente, esquecendo-se de pensar a cultura como um todo, como sistema.
A noção de relativismo cultural tornou-se central no desenvolvimento e revisão do conceito de cultura nas ciências sociais. Segundo esta noção, as diferentes sociedades deveriam ser entendidas a partir de suas próprias categorias e não através de leis universais de funcionamento das culturas humanas, aplicadas em uma escala evolutiva onde o fim seria sempre a sociedade do observador. O etnocentrismo, por outro lado, pode ser definido como:
Uma visão segundo a qual levamos em conta a diversidade cultural e a consciência de que não existe a cultura, no singular, mas as culturas, no plural.
Uma visão segundo a qual os valores e princípios éticos devem ser pensados sempre como relativos e culturalmente situados.
Uma visão segundo a qual não existe um grupo humano melhor ou pior do que outro.
Uma visão segundo a qual nosso próprio grupo é o centro de todas as coisas e todos os outros grupos são medidos e avaliados em relação a ele.
Entre meados dos anos 80 até o governo de Fernando Henrique Cardoso (FHC), o Estado toma nova forma, qual seja, neoliberal. Analise as afirmativas abaixo e assinale a ÚNICA que NÃO se refere às características do Estado neoliberal:
Suspensão das barreiras tarifarias à importação.
Redução do papel do Estado no incentivo à indústria doméstica.
Efetivação de programa de privatizações.
Aumento dos impostos com vistas à garantir o bem-estar social.
Os grupos que compreendem as Comunidades Tradicionais são:
quilombolas, pescadores, ribeirinhos, quebradeiras de coco babaçu, cipozeiros e outros.
quilombolas, sindicalistas, ribeirinhos, pescadores, pesquisadores destes grupos, seringueiros.
quilombolas, pescadores, ribeirinhos, sindicalistas, vendedores ambulantes, rendeiras, quebradeiras de coco babaçu, cipozeiros.
pescadores de rede artesanal, mascates, produtores de cana-de-açúcar, rendeiras e bordadeiras.
apenas quilombolas.
A política nacional de desenvolvimento sustentável dos povos e comunidades tradicionais (PNPCT), apresentada no Decreto n.º 6.040/2007, estabelece alguns princípios e objetivos. Acerca desse assunto, assinale a opção correta.
Entre as principais críticas feitas por especialistas em relação à PNPCT está a ausência de preocupação com aspectos relacionados ao exercício de práticas comunitárias.
Articulação e integração com o Sistema Nacional de Segurança da Agricultura do governo federal estão entre os princípios da PNPCT.
A PNPCT visa promover o desenvolvimento sustentável dos povos e comunidades tradicionais, com ênfase no reconhecimento de suas origens e na garantia dos seus direitos culturais, independentemente dos aspectos territoriais, ambientais e econômicos.
Por ser uma política do governo federal, a articulação com as demais políticas públicas relacionadas aos direitos dos povos e comunidades tradicionais nas esferas municipais constitui um dos princípios da PNPCT.
Acerca de tecnologias sociais, assinale a opção correta.
Tecnologia social é o conjunto de atividades desenvolvidas com o objetivo de gerar soluções para o desenvolvimento social e melhoria das condições de vida da população.
A Fundação Banco do Brasil, buscando simplificar as atividades das tecnologias sociais, adota a classificação em apenas duas categorias: tecnologias verdes ou tecnologias responsáveis.
As tecnologias sociais buscam soluções para o desenvolvimento social com base nos saberes populares gerados em determinado ambiente sociocultural, sem levar em consideração os conhecimentos técnico-científicos.
Por apresentar pequena escala de produção, porém elevado capital investido por unidade produzida, as tecnologias sociais demandam mais mão de obra, o que resulta em elevado investimento por posto de trabalho.
Leia e analise as perguntas.
O escopo foi detalhado e consensado pela equipe do projeto?
Estão definidas a metodologia de implementação e a sistemática de gerenciamento do projeto?
Existem cronogramas, marcos e orçamentos estabelecidos?
Os recursos foram adequadamente alocados?
As responsabilidades estão claramente definidas?
Tendo como referência as fases de um projeto, as perguntas apresentadas referem-se à etapa de
definição da missão.
elaboração.
execução.
controle.
encerramento.
Sociologia - Questões sociológicas - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Na citação, a expressão arranjo espacial aberto diz respeito
às áreas internas da instituição escolar que promovem uma maior interação entre as crianças e o educador.
às áreas externas da instituição escolar que promovem uma maior interação entre as crianças e o educador.
à organização da sala de aula com espaços vazios, poucos móveis e materiais onde o educador é o centro das atenções das crianças.
a um ambiente fixo e incapaz de adaptações, mas que resulta num elemento facilitador para o trabalho do educador.
à organização dos espaços interno (pátio) e externo (sala de aula) da instituição em áreas abertas, semiabertas e circunscritas, destinadas às crianças de diferentes faixas etárias.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...