Lista completa de Questões sobre Teorias sociológicas para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Roberto Da Matta analisa a casa e a rua como duas categorias sociológicas no sentido de Durkheim e Mauss, para refletir como a sociedade brasileira pensa seus espaços e suas relações sociais. Na concepção de Da Matta, qual o significado para a casa e a rua?
Estabelecer a casa como o espaço do lar, da proteção, do casamento e da harmonia, e a rua como o espaço do público, da individualidade e da liberdade.
Espaços marcados por simbolismo e construídos social e culturalmente.
Uma forma de representação geográfica estabelecida pelo indivíduo cujos papéis relacionados com a rua são possuídos pelo contraste da casa.
Espaço relacional no qual a cidadania é expressa no ambiente público.
Categorias que marcam o tempo em espaços hierarquizados.
O debate em torno da complexificação das classes sociais no século XX, que envolveu autores conhecidos, tais como Wright Mills e Harry Braverman,
baseou-se na tentativa de explicação do crescimento, na fase monopolista do capitalismo, de um estrato de profissionais especializados qualificados, que se diferenciam dos trabalhadores manuais clássicos (o operariado fabril).
constituiu uma alternativa ao modelo dicotômico de Marx, que, em seu livro 18 Brumário, reconheceu apenas duas classes na sociedade francesa de meados do século XIX (burguesia e proletariado).
surgiu em torno do aumento da classe média, composta por pequenos proprietários, que não se inseriam nem na classe capitalista nem na classe trabalhadora analisadas por Marx, que nem mesmo chegou a se referir a estes em sua obra.
buscou dar conta do fenômeno do aumento salarial médio de todos os países, o que criou uma aristocracia operária que eliminou a heterogeneidade na fábrica durante o Estado de bem-estar social.
Com base no pensamento de Émile Durkheim e no de Max Weber, julgue os itens que se seguem.
Para Durkheim, existem dois tipos de solidariedade: a mecânica, que se caracteriza pela preponderância da consciência coletiva sobre a individual, e a solidariedade orgânica, caracterizada pela predominância da consciência individual sobre a coletiva.
Émile Durkheim criou o conceito de fato social para analisar a sociedade. Na perspectiva de Durkheim, os fatos sociais são:
formas coletivas e individuais de pensar e agir que afetam o todo social.
relações que produzem um único fenômeno social.
formas coletivas de pensar e agir e se manifestam como uma realidade externa na vida dos indivíduos, exercendo sobre eles um poder coercitivo.
uma forma precisa de agir do indivíduo, reproduzida por meio da solidariedade orgânica.
aspectos externos ao indivíduo, responsável pelas mudanças sociais exercidas sobre o indivíduo, proporcionando mudanças contra o poder coercitivo.
A respeito da teoria da estratificação social de Max Weber é correto afirmar que, para este autor,
o status nas sociedades modernas expressa-se por meio de estilos de vida moldados pela posição social dos indivíduos diante dos meios de produção.
as classes são grupos de status que posicionam as pessoas de acordo com a honra e o prestígio, por exemplo, na maneira de se vestir.
a posição de classe é dada pela situação de mercado das pessoas, o que inclui, entre outros elementos, a posse de bens materiais.
as classes principais no capitalismo moderno são quatro: burguesia, pequena-burguesia, campesinato e proletariado.
Com base no pensamento de Émile Durkheim e no de Max Weber, julgue os itens que se seguem.
O termo vocação, na sociologia weberiana, refere-se a um chamado de Deus. Essa compreensão, prevalecente entre o povo judeu, explica o fato de, no judaísmo, o trabalho ser compreendido como uma rotina.
Zygmunt Bauman reflete sobre a liquidez dos laços na sociedade pós-moderna. De acordo com o autor, podem-se caracterizar as relações sociais como:
transitórias, superficiais e impessoais, cujas associações ocorrem com base em propósitos muitas vezes limitados e instrumentais.
pessoais, com uma predominância nos contatos sociais primários.
totalmente afetivas e homogêneas.
individualistas e afetivas.
instrumentais, a fim de suprir a necessidade cotidiana, pois os indivíduos necessitam preservar seus bens pessoais.
Sobre a teoria marxiana das classes sociais no capitalismo, está correto afirmar:
O proletariado, em qualquer modo de produção, é todo trabalhador que, ao não ter a propriedade dos meios de produção, necessita trabalhar para sobreviver.
A burguesia é a classe que detém os meios de produção, assim como o capital a ser investido na compra da força de trabalho.
O operário fabril é a única classe explorada no capitalismo, pelo fato de que seu processo de trabalho corresponde à produção da mais-valia.
O campesinato é tão proletário quanto o trabalhador da fábrica, embora a rigor o conflito capital e trabalho não altere as relações de produção no campo.
A teoria de Marx está orientada pela análise das relações de exploração no modo de produção capitalista. Um conceito que faz parte desse referencial teórico e sua definição correta são apresentados em
mais-valia: parcela da riqueza não paga aos trabalhadores pelos capitalistas e produzida no comércio das mercadorias.
salário: valor de troca pago pelo tempo total da jornada de trabalho dos operários e medida por quantidade em dinheiro.
força de trabalho: mercadoria vendida pelos trabalhadores durante uma jornada de trabalho e responsável pela valorização do capital.
capital: quantidade em dinheiro que o capitalista dispõe para investir tanto na produção quanto no consumo de artigos pessoais.
A Escola de Chicago, protagonizada, entre outros, por autores como Robert Park, Ernest Burgess e Louis Wirth, ficou conhecida, entre outros elementos, pela noção de que a cidade é lugar, por excelência, de impessoalidade, egoísmo e individualismo. Sobre esta corrente e o debate que suscitou, está correto afirmar que
a noção de que as cidades crescem em círculos concêntricos que estão sempre em expansão, segundo a Escola de Chicago, explica a tendência de menor segregação nas grandes cidades industrializadas, o que demonstra a inconsistência da teoria da marginalidade na América Latina.
o controle social no meio urbano é mais frágil, na visão da Escola de Chicago, o que propicia o surgimento da criminalidade, ao contrário do que defende a teoria funcionalista.
a visão de urbanismo como resultado de opções culturais feitas pelos agentes, defendida pela Escola de Chicago, foi duramente criticada nos anos 1950.
a existência de isolamento social no meio rural foi demonstrada por estudos posteriores, que passaram a criticar a análise feita pela Escola de Chicago, considerada dicotômica e reducionista.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...