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Talcott Parsons é considerado um dos fundadores da análise estrutural-funcionalista em Sociologia. Sua teoria geral da ação destaca quatro pré-requisitos funcionais necessários à manutenção de todo sistema de ação:
normatização, valorização, solidariedade e institucionalização.
adaptação, consecução de objetivos, integração e latência.
orientação, simbolização, integração e valorização.
adaptação, latência, manifestação e normatização.
organização, solidariedade, finalidade e institucionalização.
Está correto afirmar que a Sociologia
rejeita um processo de "desnaturalização", por tratar de fenômenos naturais.
partilha, como disciplina científica, da visão de senso comum, tendo como objeto de reflexão a realidade social.
consolida-se como disciplina científica na medida em que busca a desnaturalização das explicações rotineiras sobre a realidade social.
admite tanto as explicações científicas quanto as de senso comum nas suas formulações teórico-metodológicas.
dependência pessoal fixa, relações pessoais de confiança e pacto de fidelidade.
qualificação profissional, competência funcional fixa e obediência às obrigações objetivas do cargo.
hierarquia fixa de cargos, recrutamento patrimonial e desapropriação de prebendas.
competência burocrático-legal, capacitação profissional e nomeação de prebendas.
autonomia decisória, seleção discricionária dos serviços e obediência ao sistema disciplinar fixo.
De acordo com a teoria elitista da democracia, o processo democrático é
o governo do povo, para o povo e pelo povo.
o monopólio legítimo do uso da coerção física.
a criação das leis através do voto e dos costumes.
a livre competição entre líderes potenciais pelo voto do eleitorado.
o regime policrático de autogoverno dos produtores.
Considerando as proposições de Émile Durkheim a respeito do método e da explicação sociológicos, é INCORRETO afirmar:
Na explicação de um fato social, tem-se de investigar separadamente a causa eficiente que o produz e a função que ele desempenha.
É necessário ir até a natureza da própria sociedade para se encontrar a explicação da vida social.
A causa determinante de um fato social deve ser procurada nos fatos sociais antecedentes e não nos estados da consciência individual.
Afirma-se que um fenômeno é a causa do outro quando se comparam os casos em que estes se encontram simultaneamente ausentes ou presentes e se procura saber se as variações por ele apresentadas testemunham a dependência de um para com o outro.
Um mesmo efeito poderá manter relação com várias causas.
Em relação à visão funcionalista nos estudos organizacionais, é correto afirmar que se caracteriza
por uma visão sistêmica, sincrônica, teleológica e não conflituosa da organização.
por uma discussão das relações de poder dentro e fora das organizações, das questões ligadas à ideologia e à análise dos sistemas simbólicos.
pela ênfase na dimensão social do mercado, conduzindo a um estudo mais detido das influências de natureza social na competição entre as empresas.
pela compreensão dos diversos aspectos políticos das várias esferas corporativas.
pela análise da interação dos atores privados, públicos ou coletivos como o Estado, os sindicatos, os consumidores e os movimentos sociais.
São expressões das profundas transformações societárias na década de 1990, no Brasil, determinadas pelas mudanças na esfera do trabalho e da economia:
desmonte do terceiro setor e reorganização da filantropia no âmbito do Estado neoliberal.
cortes no orçamento dos municípios de pequeno porte, fragilizando ainda mais a situação calamitosa dessas unidades federativas.
processos de redefinição dos sistemas de proteção social e da política social, com grandes mudanças e rebatimentos nas relações público-privadas.
procedimentos gerenciais transpostos do fordismo e do taylorismo na condução das políticas públicas.
métodos avançados de gestão do trabalho, inaugurando expressiva fase de crescimento do emprego formal.
Dados da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo, divulgados pelo jornal O Estado de S. Paulo, em 16/04/2011, mostram que, no primeiro trimestre deste ano, a periferia da zona sul da capital aparece como a região mais violenta da cidade: os distritos do Parque Santo Antonio (17 vítimas), Campo Limpo (11) e Capão Redondo (9) ocupam os três primeiros lugares em termos do número de homicídios. Esses dados permitem concluir que
o risco de ser vítima de homicídio é significativamente superior nos bairros que apresentam taxas maiores de urbanização.
as taxas de homicídios não apresentam nenhuma correlação com o local das moradias das vítimas.
não se pode associar pobreza e local de moradia à taxa de criminalidade.
o risco de ser vítima de homicídio é significativamente superior entre aqueles que habitam áreas, regiões ou bairros com déficits sociais e de infraestrutura urbana.
a convivência muito próxima com o mundo do crime não interfere na vida dos moradores das periferias.
Observe atentamente a tirinha abaixo.
Está correto com relação às atuais tendências na divisão social e sexual do trabalho:
As desigualdades de gênero no mercado de trabalho e nas atividades domésticas eram comuns até a década de 1970, mas atualmente deixaram de existir.
Atualmente as mulheres ocupam, de forma simétrica aos homens, cargos políticos e posições ocupacionais mais privilegiadas, embora na atividade doméstica as disparidades de gênero persistam.
Ainda que no mercado de trabalho já não existam diferenças entre mulheres e homens que ocupam os mesmos postos de trabalho, a divisão doméstica do trabalho segue desigual.
Ainda que atualmente a divisão sexual do trabalho doméstico tenha se tornado igualitária, a sobrecarga horária nos postos ocupados no mercado de trabalho pelo sexo masculino segue sendo maior.
Apesar das mudanças significativas verificadas nas últimas décadas, a divisão social do trabalho e a divisão doméstica do trabalho seguem sendo marcadas por disparidades relacionadas ao sexo.
Pesquisas recentes constataram que o preconceito e a discriminação são fenômenos com marcante incidência na escola pública, sendo as vítimas preferenciais os pobres, os negros, os homossexuais e os portadores de necessidades especiais. Pode-se concluir, portanto, que a discriminação desses alunos
não interfere em seu desempenho escolar e tampouco traz consequências para o seu relacionamento com colegas e professores.
restringe-se ao universo escolar e não interfere em outras esferas de suas vidas.
não traz nenhuma consequência para sua vivência escolar, por também ser vivenciada fora da escola.
contribui para a reprodução da violência escolar, por ser vivenciada dentro e fora da escola.
é vista como natural, dada as condições de vida da maior parte dos alunos.
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