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Entre os desfavorecidos pela cidadania incluem-se as mulheres, que só tardiamente tiveram acesso aos direitos concedidos aos homens. Mas a luta pelos direitos das mulheres avançou com a ampliação do movimento feminista, que pode ser entendido como um movimento que luta
pela alteração das relações entre homens e mulheres.
pela afirmação da assimetria sexual entre homens e mulheres.
pela conciliação das atividades de trabalho e domésticas.
pelo crescimento dos movimentos de mulheres.
pela transformação radical da sociedade.
A luta do movimento operário pelos direitos de se organizar politicamente, de escolher o trabalho, de fazer greve, de liberdade e autonomia sindical, de redução do horário de trabalho, de regulamentação do trabalho da mulher e das crianças representou um avanço nos direitos
políticos, civis e humanos.
sociais, políticos e econômicos.
civis, sociais e políticos.
civis, sociais e econômicos.
humanos, sociais e políticos.
Segundo José Murilo de Carvalho (2010), a cidadania plena ou o cidadão pleno pressupõe a posse, entre outros, dos direitos civis. Estes constituem os direitos
à justiça, à igualdade perante a lei e ao voto.
a organizar partidos políticos, a votar e a ser votado.
à educação, ao trabalho e à saúde.
à liberdade, à propriedade e à igualdade perante a lei.
à liberdade de opinião, à organização política e ao voto.
As análises do exercício dos direitos políticos e sociais da Independência aos anos finais da Primeira República, nos textos de Tânia Regina de Luca (in Pinsky, J.; Pinsky C. B., 2003) e de José Murilo de Carvalho (2010), evidenciam uma distância entre as disposições legais e a sua efetivação prática, expressa por fatores tais como
alta porcentagem de população com baixa renda, controle político das oligarquias e alta taxa de analfabetismo.
alta taxa de analfabetismo, grande abstenção nos processos eleitorais e proibição do voto dos analfabetos.
alta taxa de analfabetismo, maioria da população vivendo em áreas rurais, sob controle político dos grandes proprietários e também dos comandantes da Guarda Nacional nas zonas urbanas.
inexistência de tensões sociais entre grupos sociais diferentes e, portanto, reduzida participação política da população.
reduzida participação política da população e satisfação da população com os governos locais.
No Brasil, a escolha dos chefes do Poder executivo é feita pelo sistema majoritário por maioria absoluta. Isso significa que é eleito o candidato que obtiver
a maioria dos votos dados ao seu partido político.
a metade dos votos válidos que compõem o colégio eleitoral.
uma maioria de votos inferior à soma dos votos obtidos pelos candidatos dos demais partidos.
a maioria dos votos que compõem o colégio eleitoral.
mais da metade dos votos válidos que compõem o colégio eleitoral.
No Brasil, atualmente, o sufrágio, como participação do povo na formação do governo, é universal, pois todos os cidadãos são considerados capazes de escolher um candidato,
a partir dos 16 anos.
somente a partir dos 18 anos.
a partir dos 21 anos.
com exceção dos analfabetos.
com exceção dos analfabetos e dos presidiários.
No texto de Brym et al. (2008) são apontados como agentes de socialização, além das famílias,
igrejas, sindicatos e meios de comunicação de massa.
organizações não governamentais, clubes e grupos de colegas.
escolas, grupos de colegas e meios de comunicação de massa.
escolas, clubes e organizações não governamentais.
escolas, igrejas e meios de comunicação de massa.
Claude Dubar (2005), em sua análise do processo de socialização e construção da identidade, refere-se a dois processos de construção de configurações identitárias, o de
socialização primária e secundária.
atribuição de identidade pelo outro e o de incorporação da identidade pelos próprios indivíduos.
comunicação e o de incorporação de identidade pelos próprios indivíduos.
relação social e o de participação social.
rotulagem e o de preconceito.
Com a afirmação de que os antropólogos estão totalmente convencidos de que as diferenças genéticas não são determinantes das diferenças culturais, Roque de Barros Laraia (2009) refuta a tese do
geneticismo.
difusionismo cultural.
etnocentrismo.
diferencialismo cultural.
determinismo biológico.
Roque Laraia (2009) transcreve, ao final de seu livro, um texto do antropólogo estadunidense Ralph Linton sobre o despertar diário do homem americano para esclarecer o conceito de
difusão cultural.
cultura de massa.
elementos da cultura.
diferencialismo cultural.
determinismo biológico.
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