Questões de Sociologia da Fundação Carlos Chagas (FCC)

Lista completa de Questões de Sociologia da Fundação Carlos Chagas (FCC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Entre os desfavorecidos pela cidadania incluem-se as mulheres, que só tardiamente tiveram acesso aos direitos concedidos aos homens. Mas a luta pelos direitos das mulheres avançou com a ampliação do movimento feminista, que pode ser entendido como um movimento que luta

  • A.

    pela alteração das relações entre homens e mulheres.

  • B.

    pela afirmação da assimetria sexual entre homens e mulheres.

  • C.

    pela conciliação das atividades de trabalho e domésticas.

  • D.

    pelo crescimento dos movimentos de mulheres.

  • E.

    pela transformação radical da sociedade.

A luta do movimento operário pelos direitos de se organizar politicamente, de escolher o trabalho, de fazer greve, de liberdade e autonomia sindical, de redução do horário de trabalho, de regulamentação do trabalho da mulher e das crianças representou um avanço nos direitos

  • A.

    políticos, civis e humanos.

  • B.

    sociais, políticos e econômicos.

  • C.

    civis, sociais e políticos.

  • D.

    civis, sociais e econômicos.

  • E.

    humanos, sociais e políticos.

Segundo José Murilo de Carvalho (2010), a cidadania plena ou o cidadão pleno pressupõe a posse, entre outros, dos direitos civis. Estes constituem os direitos

  • A.

    à justiça, à igualdade perante a lei e ao voto.

  • B.

    a organizar partidos políticos, a votar e a ser votado.

  • C.

    à educação, ao trabalho e à saúde.

  • D.

    à liberdade, à propriedade e à igualdade perante a lei.

  • E.

    à liberdade de opinião, à organização política e ao voto.

As análises do exercício dos direitos políticos e sociais da Independência aos anos finais da Primeira República, nos textos de Tânia Regina de Luca (in Pinsky, J.; Pinsky C. B., 2003) e de José Murilo de Carvalho (2010), evidenciam uma distância entre as disposições legais e a sua efetivação prática, expressa por fatores tais como

  • A.

    alta porcentagem de população com baixa renda, controle político das oligarquias e alta taxa de analfabetismo.

  • B.

    alta taxa de analfabetismo, grande abstenção nos processos eleitorais e proibição do voto dos analfabetos.

  • C.

    alta taxa de analfabetismo, maioria da população vivendo em áreas rurais, sob controle político dos grandes proprietários e também dos comandantes da Guarda Nacional nas zonas urbanas.

  • D.

    inexistência de tensões sociais entre grupos sociais diferentes e, portanto, reduzida participação política da população.

  • E.

    reduzida participação política da população e satisfação da população com os governos locais.

No Brasil, a escolha dos chefes do Poder executivo é feita pelo sistema majoritário por maioria absoluta. Isso significa que é eleito o candidato que obtiver

  • A.

    a maioria dos votos dados ao seu partido político.

  • B.

    a metade dos votos válidos que compõem o colégio eleitoral.

  • C.

    uma maioria de votos inferior à soma dos votos obtidos pelos candidatos dos demais partidos.

  • D.

    a maioria dos votos que compõem o colégio eleitoral.

  • E.

    mais da metade dos votos válidos que compõem o colégio eleitoral.

No Brasil, atualmente, o sufrágio, como participação do povo na formação do governo, é universal, pois todos os cidadãos são considerados capazes de escolher um candidato,

  • A.

    a partir dos 16 anos.

  • B.

    somente a partir dos 18 anos.

  • C.

    a partir dos 21 anos.

  • D.

    com exceção dos analfabetos.

  • E.

    com exceção dos analfabetos e dos presidiários.

No texto de Brym et al. (2008) são apontados como agentes de socialização, além das famílias,

  • A.

    igrejas, sindicatos e meios de comunicação de massa.

  • B.

    organizações não governamentais, clubes e grupos de colegas.

  • C.

    escolas, grupos de colegas e meios de comunicação de massa.

  • D.

    escolas, clubes e organizações não governamentais.

  • E.

    escolas, igrejas e meios de comunicação de massa.

Claude Dubar (2005), em sua análise do processo de socialização e construção da identidade, refere-se a dois processos de construção de configurações identitárias, o de

  • A.

    socialização primária e secundária.

  • B.

    atribuição de identidade pelo outro e o de incorporação da identidade pelos próprios indivíduos.

  • C.

    comunicação e o de incorporação de identidade pelos próprios indivíduos.

  • D.

    relação social e o de participação social.

  • E.

    rotulagem e o de preconceito.

Com a afirmação de que os antropólogos estão totalmente convencidos de que as diferenças genéticas não são determinantes das diferenças culturais, Roque de Barros Laraia (2009) refuta a tese do

  • A.

    geneticismo.

  • B.

    difusionismo cultural.

  • C.

    etnocentrismo.

  • D.

    diferencialismo cultural.

  • E.

    determinismo biológico.

Roque Laraia (2009) transcreve, ao final de seu livro, um texto do antropólogo estadunidense Ralph Linton sobre o despertar diário do homem americano para esclarecer o conceito de

  • A.

    difusão cultural.

  • B.

    cultura de massa.

  • C.

    elementos da cultura.

  • D.

    diferencialismo cultural.

  • E.

    determinismo biológico.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...