Questões de Sociologia da Fundação Carlos Chagas (FCC)

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A elaboração e expansão de uma doutrina que justificava a desigualdade entre os seres humanos (seja em situação de cativeiro ou de conquista), não pela força ou pelo poder dos conquistadores (justificativa política que acompanhou todas as conquistas anteriores), mas pela desigualdade imanente entre as raças humanas (inferioridade intelectual, moral, cultural e psíquica dos conquistados ou escravizados) é entendida por Antonio Sergio Guimarães como

  • A.

    racialismo.

  • B.

    racismo.

  • C.

    relações raciais.

  • D.

    desigualdades sociais.

  • E.

    estereótipos raciais.

Ao tomar como exemplo os esquimós e os lapões, habitantes da calota polar norte, R. Laraia (2009) fornece elementos para refutar a tese

  • A.

    do determinismo geográfico.

  • B.

    do determinismo cultural.

  • C.

    do difusionismo cultural.

  • D.

    do etnocentrismo cultural.

  • E.

    da diversidade cultural.

Claude Dubar (2005) define o conceito de socialização como

  • A.

    o desenvolvimento psicogenético da criança.

  • B.

    o aprendizado da cultura, tal como abordado pela antropologia funcionalista.

  • C.

    a incorporação de um habitus de classe e das identidades étnicas.

  • D.

    um processo de construção, desconstrução e reconstrução de identidades.

  • E.

    a identificação profissional construída desde a infância na escola.

Leia o seguinte trecho, da obra de Denys Cuche (2002):

Se a identidade é uma construção social e não um dado, se ela é do âmbito da representação, isto não significa que ela seja uma ilusão que dependeria da subjetividade dos agentes sociais. A construção da identidade se faz no interior de contextos sociais que determinam a posição dos agentes e por isso mesmo orientam suas representações e suas escolhas. Além disso, a construção da identidade não é uma ilusão, pois é dotada de eficácia social, produzindo efeitos sociais reais. A identidade é uma construção que se elabora em uma relação que opõe um grupo aos outros grupos com os quais está em contato.

Nesse trecho, Denys Cuche (2002)

I. afirma que separar as instâncias de análise em concepções objetivistas e subjetivistas pode ser útil para interpretar as construções identitárias.

II. ressalta a importância de se analisar a relação entre identidade e alteridade de maneira inseparável.

III. procura ressaltar a importância das concepções objetivistas e subjetivistas de acordo com o objeto e o sujeito abordado.

Está correto o que se afirma em

  • A.

    II, apenas.

  • B.

    III, apenas.

  • C.

    I e III, apenas.

  • D.

    II e III, apenas.

  • E.

    I, II e III.

Leia o seguinte trecho:

Da leitura do trecho conclui-se que

  • A.

    o conhecimento de senso comum é uma forma tão válida para a interpretação científica da realidade social quanto a teoria sociológica.

  • B.

    o conhecimento do senso comum é objeto da reflexão sociológica, mas não deve ser confundido com a atitude teórica científica, pois o papel do sociólogo é analisar a realidade da vida cotidiana.

  • C.

    o senso comum pressupõe a existência de infinitos pontos de vista, e, por isso, a sociologia deve adotar uma atitude metodológica individualista.

  • D.

    a sociologia da vida cotidiana estuda o mundo intersubjetivo: não é possível outra forma de conhecimento que não tenha surgido espontaneamente a partir do senso comum partilhado pelos agentes.

  • E.

    a realidade da vida cotidiana é a única possível de ser estudada pela sociologia que, ao contrário de outras ciências, prescinde da necessidade de verificação.

Recentemente, o autor da morte de várias crianças em uma escola no Rio de Janeiro tentou justificar o crime planejado com as seguintes palavras: Eu era agredido, humilhado, ridicularizado. Esse tipo de violência que ocorre hoje nas escolas é chamado de bullying e pode ser entendido como

  • A.

    atitudes agressivas não intencionais que causam sofrimento, angústia e que podem ter até consequências físicas e psicológicas.

  • B.

    atitudes agressivas intencionais e repetidas adotadas por um ou mais estudantes contra outro(s), que causam sofrimento, angústia e que podem ter até consequências físicas e psicológicas.

  • C.

    atitudes agressivas intencionais e passageiras adotadas por um ou mais estudantes contra outro(s), que causam sofrimento, angústia e que podem ter consequências físicas e psicológicas.

  • D.

    atitudes agressivas intencionais e repetidas adotadas por um ou mais estudantes contra outro(s), que podem até causar sofrimento e angústia, mas que não têm consequências físicas e psicológicas.

  • E.

    uma brincadeira característica da adolescência que não acarreta nenhuma consequência para os jovens que dela são vítimas.

Pode-se definir violência como atos que

  • A.

    afetam a vida das pessoas apenas diretamente.

  • B.

    se restringem a agressões físicas.

  • C.

    resultam em danos materiais.

  • D.

    provocam acidentalmente ferimentos em outros indivíduos.

  • E.

    causam não só danos físicos, mas também psicológicos e morais.

De Cicco e Gonzaga (2009) conceituam analiticamente o Estado a partir de seus elementos constitutivos, que são

  • A.

    população, órgãos legislativos e governo.

  • B.

    população, território e governo.

  • C.

    governo, órgãos legislativos e judiciário.

  • D.

    governo, soberania e instituições parlamentares.

  • E.

    população, território e órgãos legislativos.

Weber, em seu livro A ética protestante e o espírito do capitalismo, recorre a dois elementos teológicos fundamentais para esclarecer a influência do protestantismo sobre o capitalismo moderno:

  • A.

    a secularização e o calvinismo.

  • B.

    o desencantamento do mundo e a secularização.

  • C.

    o conceito de vocação e a doutrina da predestinação.

  • D.

    o fordismo e o desencantamento do mundo.

  • E.

    a estratificação social e a secularização.

No livro de Brym et al. (2008) encontra-se a seguinte pergunta: o que para Durkheim explicaria a variação nas taxas de suicídio? A resposta correta é que as taxas de suicídio variam

  • A.

    conforme a nacionalidade dos indivíduos.

  • B.

    devido às adversidades que afetam a vida dos indivíduos.

  • C.

    devido às taxas de desordem psicológica que afetam os grupos sociais.

  • D.

    devido às diferenças no grau de solidariedade social.

  • E.

    conforme o grau de civilização de uma sociedade.

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