Questões de Sociologia da Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB)

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Socialização é o processo pelo qual os indivíduos adquirem gradualmente os modos da cultura em que vivem. É INCORRETO afirmar que a socialização está relacionada à:

  • A.

    oposição entre “natureza” e “educação”.

  • B.

    internalização de valores, normas e práticas sociais.

  • C.

    emergência do self .

  • D.

    reprodução social.

  • E.

    sociabilidade, como algo inato ao indivíduo.

Defini -se como estratificação social as desigualdades existentes entre indivíduos e grupos nas sociedades. Em relação ao conceito de estratificação é correto dizer que:

  • A.

    os limites entre as classes são claramente definidos nas sociedades industriais.

  • B.

    diferenças de nível econômico conduzem a desigualdades de direitos nas sociedades modernas.

  • C.

    as desigualdades são impessoais no sistema estratificado de classes.

  • D.

    os estamentos e as castas se justificam por crenças religiosas e proíbem o casamento cruzado e a mobilidade social.

  • E.

    as desigualdades de sexo e raça são típicas das sociedades modernas.

Umdos conceitos principais do materialismo histórico proposto por Karl Marx é o de modo de produção, que designa o conjunto da infraestrutura e das superestruturas sociais. Está de acordo com esse esquema teórico a afirmativa de que:

  • A.

    as relações técnicas e sociais de trabalho integram o plano das superestruturas.

  • B.

    as revoluções sociais são resultado das contradições entre infraestrutura e superestrutura.

  • C.

    as forças produtivas são, em parte, determinadas pelas relações de produção.

  • D.

    a religião, a família e o direito fazem parte da infraestrutura social.

  • E.

    a superestrutura é afetada pela infraestrutura e não o contrário.

Dos clássicos da Sociologia Brasileira, podem-se destacar duas abordagens de pesquisas: as análises sobre o populismo e o imperialismo, e as pesquisas de abordagem cultural sobre a formação da sociedade brasileira cujas ideias se contrapunham ao racismo da época que atribuía o atraso da sociedade brasileira à presença de negros e índios. Quais os sociólogos que representam essas vertentes de análise?

  • A.

    Karl Mannheim e Alain Touraine.

  • B.

    Roberto Da Matta e Roberto Cardoso de Oliveira.

  • C.

    Fernando Henrique Cardoso e Florestan Fernandes.

  • D. Octávio Ianni e Gilberto Freyre.
  • E.

    José Murilo de Carvalho e Roberto Cardoso de Carvalho.

É de conhecimento sociológico que as relações de poder não se localizam apenas no Estado, estando presente nas relações microssociais, como, por exemplo, na relação familiar, entre pai e filho, na escola, entre alunos e professores, entre outros. Esta visão do poder como capacidade de moldar e disciplinar o comportamento expressa as ideias de:

  • A.

    Gilberto Dupas.

  • B.

    Michel Foucault.

  • C.

    MaxWertan.

  • D.

    Robert Castells.

  • E.

    Richard Sennett.

Como MaxWeber conceitua uma ação social?

  • A.

    Uma modalidade de conduta (ressaltando a intenção do indivíduo), dotada de sentido e voltada para a ação de outras pessoas.

  • B.

    Aconduta do indivíduo da qual todo contato social constitui uma ação social.

  • C.

    Uma conduta individual voltada para ações particulares socialmente regradas.

  • D.

    Ocontato informal entre os indivíduos.

  • E.

    Uma modalidade de conduta, dotada de sentido e voltada para a ação de outras pessoas.

Karl Marx realizou uma análise crítica sobre a sociedade industrial, e uma de suas críticas diz respeito:

  • A.

    à falta de habilidade dos meios de produção na geração de novos empregos.

  • B.

    a meios de produção que criou uma falsa ideia de liberdade, pois o indivíduo tornara-se, como trabalhador, ‘escravo’ dos meios de produção, através da exploração da mão de obra, criando o conceito de mais-valia para explicar essa relação.

  • C.

    à exploração da mão de obra do trabalhador pelos meios de produção.

  • D.

    à incapacidade de a sociedade industrial gerenciar seus lucros, por causa da valorização do trabalhador, com aumento salarial.

  • E.

    à incapacidade de o trabalhador organizar-se sindicalmente e obter lucros.

Émile Durkheim destacou-se por instituir a sociologia como disciplina acadêmica e por suas análises, das quais se pode(m) destacar:

  • A.

    o estudo sobre as relações de trabalho e a criação do conceito de solidariedade mecânica para justificar a diferença de classe no interior da sociedade.

  • B.

    o conceito de estratificação social com ênfase na consciência coletiva.

  • C.

    a reflexão sobre relações de trabalho e conceitos de solidariedade orgânica e mecânica, expõem a diferença de classe na sociedade.

  • D.

    a solidariedade dos indivíduos no cotidiano, o que resultou no conceito de solidariedade orgânica.

  • E.

    a consciência coletiva como um conjunto de crenças e sentimentos comuns de uma sociedade, ou seja, uma consciência social.

Em seu livro, As Consequências da modernidade, Anthony Giddens analisa a natureza e os efeitos da modernidade nas instituições modernas e busca explicar a natureza de suas descontinuidades, assim como suas implicações nas culturas tradicionais. De acordo com a reflexão de Giddens:

  • A.

    a relação espaço/tempo possuem uma lógica de continuidade temporal que abrange todas as sociedades através do processo de globalização.

  • B.

    diferente do que ocorreu nas sociedades do mundo pré-moderno, não houve uma separação entre tempo/espaço, proporcionando uma ordenação e reorganização das culturas.

  • C.

    apesar da modernização das sociedades, a tradição desempenha seu papel, ao integrar a ação com a organização tempo/espaço da comunidade.

  • D.

    espaço/tempo possuem um papel central na modernidade, sua continuidade abrange todas as sociedades num projeto de globalização, quebrando a ideia de descontinuidade e fragmentação social.

  • E.

    a continuidade estabelecida na relação espaço/tempo, nas sociedades tradicionais, possibilita uma ação entre os indivíduos.

De acordo com Max Weber, o modelo de educação possui determinadas finalidades. São elas:

  • A.

    modelar o indivíduo conforme o modelo de sociedadeemreprodução.

  • B.

    despertar o carisma, preparar o aluno para uma determinada conduta de vida e transmitir conhecimento especializado.

  • C.

    despertar o carisma, preparar o aluno para uma determinada conduta de vida e transmitir conhecimento especializado.

  • D.

    reproduzir um modelo de sociedade com indivíduos aptos à crítica social.

  • E.

    preparar o indivíduo exclusivamente para o mercado de trabalho.

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