Questões de Sociologia da Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB)

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A era moderna assistiu ao surgimento de novas formas de organização da sociedade civil, os movimentos sociais. No que diz respeito ao Brasil, é INCORRETOdizer que os movimentos sociais:

  • A.

    se expandiram em meio à redemocratização do país na década de 1980.

  • B.

    radicalizaram a divisão política entre direita e esquerda a partir de meados dos anos 1980.

  • C.

    se encontram hoje muito ligados a questões específicas: mulheres, negos, povos indígenas, homossexuais.

  • D.

    tiveram como produto a democracia e a “nova cidadania” no final da década de 1980.

  • E.

    estão em grande parte vinculados às ONGs e voltados para os mais variados problemas sociais: questões do meio ambiente, direitos humanos, prevenção daAids.

Os estudos sociais no Brasil ganharam força a partir dos anos 1930, com a inauguração de nova fase na vida política e social do país. À época, as Ciências Sociais brasileiras possuíam como característica:

  • A.

    a busca de grandes sínteses interpretativas.

  • B.

    a neutralidade política e social do estudioso.

  • C.

    o uso de metodologias de tipo comparado.

  • D.

    a aplicação de estudos de caso.

  • E.

    o treinamentoemanálise quantitativa.

As visões sobre o papel e as funções da mídia nas sociedades são amplamente divergentes. No que respeita ao assunto, é INCORRETO afirmar que:

  • A.

    a mídia opera como fator de estabilização do sistema social, na visão dos funcionalistas.

  • B.

    a abordagem frankfurtiana considera a mídia de massa (cinema, rádio, televisão) uma força benigna dentro das sociedades.

  • C.

    o conceito de sociedade de massa sugere que as diferenças culturais foram niveladas e os produtos culturais são voltados para o maior público possível.

  • D.

    a oferta exagerada de entretenimento midiático leva ao esvaziamento do debate e da controvérsia, contribuindo para a contração da esfera pública, segundo Jürgen Habermas.

  • E.

    a teoria de Jean-François Baudrillard argumenta que a mídia de massa destruiu a fronteia entre a realidade e a representação.

Nos anos 1960, a educação passa a ser vista como campo de estudo e pesquisa nas Ciências Sociais. É correto afirmar que:

  • A.

    os adeptos da “teoria do conflito” em Sociologia observam que a sociedade é marcada por grandes desigualdades sociais que, não obstante, podem ser aplacadas por meio da educação.

  • B.

    os teóricos do “currículo oculto”, como os americanos Bowles e Gintes, apontam a conexão entre o currículo escolar e a esfera produtiva.

  • C.

    o papel da educação nas sociedades industriais não é outro senão o de inculcar crenças morais e valores comuns indispensáveis para o funcionamento da sociedade, segundo os funcionalistas.

  • D.

    a educação escolar e universitária proporciona aos trabalhadores condições de competir com as classes médias nos distintos campos da vida social.

  • E.

    a concepção da escola como espaço social “neutro” e imune aos conflitos de classe da sociedade está ligada à perspectiva marxista.

Os sociólogos tentaram elaborar teorias gerais da mudança social destacando fatores variados. É INCORRETOdizer que:

  • A.

    Os sociólogos tentaram elaborar teorias gerais da mudança social destacando fatores variados. É INCORRETOdizer que:

  • B.

    a mudança social é identificada a processos de complexificação e diferenciação das funções na teoria deTalcott Parsons.

  • C.

    a solidariedade orgânica de Émile Durkheim e o comunismo de Karl Marx são exemplos de etapas finais de mudança social.

  • D.

    a economia é o principal motor da mudança social, de acordo com Max Weber, autor do clássico Economia e sociedade.

  • E.

    os movimentos sociais são fatores decisivos para compreender a mudança , segundo Alain Touraine.

Em A corrosão do cárater: consequências pessoais do trabalho no novo capitalismo , o sociólogo Richard Sennett examina os efeitos desorientadores do novo capitalismo sobre a vida pessoal dos trabalhadores e as atividades profissionais. Figuram entre essas características:

  • A.

    a alta interação presencial dos trabalhadores.

  • B.

    comportamentos e estilos de trabalho flexíveis.

  • C.

    o comprometimento do trabalhador com uma carreira para toda a vida.

  • D.

    os investimentos de médio e longo prazo.

  • E.

    o desenvolvimento de vínculos de confianç

A sociabilidade é uma capacidade natural dos seres humanos para viver em sociedade, que se desenvolve pelo processo de socialização. Destaca(m)-se neste processo:

  • A.

    assimilação dos hábitos, das regras e dos costumes característicos de um grupo, em que o processo de socialização varia de cultura para cultura.

  • B.

    capacidade da pessoa em assimilar regras e hábitos de sua cultura como única.

  • C.

    conflitos sociais no todo.

  • D.

    apenas os aspectos individuais do homem.

  • E. uma assimilação dos hábitos, das regras e dos costumes característicos deumgrupo.

Sobre o conceito de cultura de Clifford Geertz, de influênciaWeberiana, é correto afirmar que:

  • A.

    é uma ‘teia’ cercada de significados e passível de análise interpretativa e instrumental.

  • B.

    é um todo complexo, cujos significados requerem uma ciência experimental para interpretá-los.

  • C.

    é um conceito metafórico que tem como base significados criados pelo homem e requer uma ciência interpretativa para analisá-los.

  • D.

    são ‘teias’ de significados e significantes tecidos pelo homem cuja análise requer objetividade instrumental.

  • E.

    é essencialmente semiótico, pois a cultura é vista como uma ‘teia’ de significados produzidos pelo homem.

Cultura e identidade são temas constantemente explorados na teoria sociológica contemporânea. Para a maioria dos teóricos das sociedades contemporâneas,NÃOfigura a ideia de que:

  • A.

    a cultura e a identidade nacionais são atualmente substituídas por “culturas minoritárias

  • B.

    a crise de identidade está, em parte, ligada às transformações do trabalho, com o declínio de profissões de forte componente identitário.

  • C.

    as distinções entre o cultural e o econômico estão na base da sociedade capitalista “pós-industrial

  • D.

    as “identidades coletivas” de classe cedem lugar para “novos movimentos sociais” baseados em sexo, raça, localização.

  • E.

    a vida cultural, assim como a política e a econômica, é influenciada por fatos que acontecem no nível global.

Nas últimas décadas, o termo globalização tem sido amplamente utilizado nas Ciências Sociais, incluindo a Sociologia. No nível dos debates acadêmicos acerca do tema, é correto dizer que:

  • A.

    a visão dos “hiperglobalizadores” é a de que a globalização não é um processo unidirecional, mas sim dinâmico e aberto a influências e mudanças.

  • B.

    a teoria do sistema-mundo de Wallerstein privilegia fatores culturais em detrimento de fatores econômicos e políticos.

  • C.

    a globalização da modernidade marca o final das soc iedades modernas e o iní c io do pós-modernismo, segundoAntony Giddens.

  • D.

    a ideia básica da abordagem cultural da globalização ligada ao teórico da mídia Marshall McLuhan é a do fortalecimento das identidades locais e regionais em contraposição à difusão dos meios de comunicação de massa.

  • E.

    o pós-modernismo vê a globalização ligada à fusão de várias fontes étnicas e históricas numa mesma estrutura cultural, seja em música, arquitetura, moda ou culinária.

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