Lista completa de Questões de Sociologia da Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Sociologia - Questões sociológicas - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2016
No início deste novo milênio, ao inserir o Serviço Social no contexto das mudanças que alteram as relações de trabalho na sociedade, para situá-lo como uma especialização, na divisão sociotécnica do trabalho coletivo, a preocupação que se coloca, no âmbito da categoria profissional, em razão da nova configuração da questão social e dos novos padrões de regulação com que se defrontam as políticas sociais, é
Sociologia - Questões sociológicas - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2015
Muitos sociólogos pesquisaram extensivamente a respeito das consequências potenciais da divisão do trabalho tanto para os trabalhadores em termos individuais, quanto para toda a sociedade. Para Karl Marx, a industrialização e o assalariamento dos trabalhadores resultaram na
Sociologia - Questões sociológicas - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2015
Leia o texto a seguir.
A televisão se tornou ubíqua e está tão arraigada na rotina da vida cotidiana que a maioria das pessoas simplesmente a considera uma parte integral da vida social. Assistimos TV, falamos sobre programas com amigos e familiares, e organizamos nosso tempo de lazer em torno do horário da televisão. A caixa no canto fica ligada enquanto estamos fazendo outras coisas e parece proporcionar um pano de fundo essencial para a vida que transcorre.
(Anthony Giddens. Sociologia. 6a Ed. Porto Alegre: Penso, 2012) * Ubíqua que está ou existe ao mesmo tempo em toda parte; onipresente
Qual o papel da mídia na sociedade contemporânea?
Sociologia - Questões sociológicas - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2015
Analise a tabela a seguir.
A desigualdade de gênero relaciona-se com a estratificação social
Sociologia - Questões sociológicas - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2015
O conceito de identidade social se tornou central na Sociologia nos últimos anos, por possibilitar a compreensão de quem somos e quem são as outras pessoas.
Sobre a formação da identidade social dos indivíduos, é correto afirmar que é formada
Sociologia - Questões sociológicas - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2015
Leia o texto a seguir.
Falar da contribuição das raças humanas para a civilização mundial poderia assumir um aspecto surpreendente numa coleção de brochuras destinadas a lutar contra o preconceito racista. Resultaria num esforço vão ter consagrado tanto talento e tantos esforços para demonstrar que nada, no estado atual da ciência, permite afirmar a superioridade ou a inferioridade intelectual de uma raça em relação a outra [ ]. (Claude Lévi-Strauss. Raça e História. 3a Edição. Lisboa, Editorial Presença,1980. Adaptado)
O que determina a diferença cultural entre os povos?
Leia e analise as perguntas.
O escopo foi detalhado e consensado pela equipe do projeto?
Estão definidas a metodologia de implementação e a sistemática de gerenciamento do projeto?
Existem cronogramas, marcos e orçamentos estabelecidos?
Os recursos foram adequadamente alocados?
As responsabilidades estão claramente definidas?
Tendo como referência as fases de um projeto, as perguntas apresentadas referem-se à etapa de
definição da missão.
elaboração.
execução.
controle.
encerramento.
Sociologia - Questões sociológicas - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Na citação, a expressão arranjo espacial aberto diz respeito
às áreas internas da instituição escolar que promovem uma maior interação entre as crianças e o educador.
às áreas externas da instituição escolar que promovem uma maior interação entre as crianças e o educador.
à organização da sala de aula com espaços vazios, poucos móveis e materiais onde o educador é o centro das atenções das crianças.
a um ambiente fixo e incapaz de adaptações, mas que resulta num elemento facilitador para o trabalho do educador.
à organização dos espaços interno (pátio) e externo (sala de aula) da instituição em áreas abertas, semiabertas e circunscritas, destinadas às crianças de diferentes faixas etárias.
Sociologia - Questões sociológicas - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Segundo a Proposta Curricular do Estado de São Paulo, para a disciplina de Sociologia Ensino médio , o ensino de Sociologia pressupõe a compreensão da educação como um caminho para conhecer, para saber, no sentido de superar os
obstáculos, as ideias atrasadas, o senso comum, enfim, para desenvolver perspectivas novas.
prejuízos, as reviravoltas na história social brasileira, enfim, para desenvolver uma leitura interpretativa da nação.
preconceitos, as ideias atrasadas, a luta de classes, enfim, para desenvolver uma análise estruturalista da cultura nacional.
prejuízos sociais e históricos, as ideologias do atraso econômico, enfim, para desenvolver as identidades cívica e nacional.
preconceitos, as ideologias, o senso comum, enfim, para desenvolver a capacidade crítica.
Sociologia - Questões sociológicas - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Segundo a Proposta Curricular do Estado de São Paulo, para a disciplina de Sociologia Ensino médio , o professor deve realizar no seu trabalho, conforme proposto nas Orientações Curriculares, uma
relação técnica, teórica e metodológica sustentada nos fundamentos científicos da neutralidade da ciência.
relação teórica e metodológica baseada nos clássicos da ciência, pautando-se na realidade europeia e norte americana.
mediação pedagógica entre o conhecimento e os alunos, adequando os fundamentos científicos da neutralidade e do distanciamento.
mediação pedagógica entre o conhecimento e os alunos, adequando o ensino ou traduzindo para eles os fundamentos do conhecimento científico.
relação técnica e metodológica entre o conhecimento e os alunos, adequando os fundamentos do conhecimento científico com as demais ciências.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...