Questões de Terapia Ocupacional

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Questões 46 a 48

 

"M.V.H., 16 anos, sexo feminino, é a sétima filha de uma prole de nove, reside atualmente com os avós maternos (pais separados) e sua genitora está desempregada. Com diagnóstico de seqüela de traumatismo crânio-encefálico após ser vitimada por atropelamento, está matriculada em escola regular e cursando a 1. a série do ensino médio. Atualmente, recebe acompanhamento no setor de Terapia Ocupacional, com o objetivo de obter autonomia nas atividades de vida diária e atividades instrumentais de vida diária, além de otimizar o seu desempenho escolar. Revela baixa auto-estima, não valorizando sua capacidade residual observada durante realização das atividades terapêuticas. Tem dificuldade para coordenação fina e visomotora, déficit de memória e dificuldade para fazer generalizações. Não realiza atividade gráfica nem utiliza o computador em decorrência da dificuldade para os níveis de preensão média e fina. M.V.H. tem dificuldade para vestir calça e calçar-se, abotoar e dar laço, e é dependente para o manuseio de talheres. Não consegue manusear chaves e torneiras. Não realiza transferências, nem participa de atividades de lazer. Identifica situações de risco, mas não telefona para emergência ou polícia."

Com base nesses dados, responda as três questões seguintes.

Os fatores socioeconômicos relatados no caso clínico indicam que

  • A.

    a idade constitui uma variável reconhecida como fator que modela oportunidade

  • B.

    as desigualdades sociais são determinadas por variáveis como raça e experiências

  • C.

    as oportunidades educacionais não determinam a mobilidade ascensional

  • D.

    o ambiente e suas limitações não promovem a reprodução da estratificação

Questões 46 a 48

 

"M.V.H., 16 anos, sexo feminino, é a sétima filha de uma prole de nove, reside atualmente com os avós maternos (pais separados) e sua genitora está desempregada. Com diagnóstico de seqüela de traumatismo crânio-encefálico após ser vitimada por atropelamento, está matriculada em escola regular e cursando a 1. a série do ensino médio. Atualmente, recebe acompanhamento no setor de Terapia Ocupacional, com o objetivo de obter autonomia nas atividades de vida diária e atividades instrumentais de vida diária, além de otimizar o seu desempenho escolar. Revela baixa auto-estima, não valorizando sua capacidade residual observada durante realização das atividades terapêuticas. Tem dificuldade para coordenação fina e visomotora, déficit de memória e dificuldade para fazer generalizações. Não realiza atividade gráfica nem utiliza o computador em decorrência da dificuldade para os níveis de preensão média e fina. M.V.H. tem dificuldade para vestir calça e calçar-se, abotoar e dar laço, e é dependente para o manuseio de talheres. Não consegue manusear chaves e torneiras. Não realiza transferências, nem participa de atividades de lazer. Identifica situações de risco, mas não telefona para emergência ou polícia."

Com base nesses dados, responda as três questões seguintes.

As atividades da vida diária comprometidas são:

  • A.

    desempenho escolar e administração da saúde.

  • B.

    administração de segurança e comunicação

  • C.

    cuidados pessoais e lazer.

  • D.

    controle do ambiente e mobilidade

Questões 46 a 48

 

"M.V.H., 16 anos, sexo feminino, é a sétima filha de uma prole de nove, reside atualmente com os avós maternos (pais separados) e sua genitora está desempregada. Com diagnóstico de seqüela de traumatismo crânio-encefálico após ser vitimada por atropelamento, está matriculada em escola regular e cursando a 1. a série do ensino médio. Atualmente, recebe acompanhamento no setor de Terapia Ocupacional, com o objetivo de obter autonomia nas atividades de vida diária e atividades instrumentais de vida diária, além de otimizar o seu desempenho escolar. Revela baixa auto-estima, não valorizando sua capacidade residual observada durante realização das atividades terapêuticas. Tem dificuldade para coordenação fina e visomotora, déficit de memória e dificuldade para fazer generalizações. Não realiza atividade gráfica nem utiliza o computador em decorrência da dificuldade para os níveis de preensão média e fina. M.V.H. tem dificuldade para vestir calça e calçar-se, abotoar e dar laço, e é dependente para o manuseio de talheres. Não consegue manusear chaves e torneiras. Não realiza transferências, nem participa de atividades de lazer. Identifica situações de risco, mas não telefona para emergência ou polícia."

Com base nesses dados, responda as três questões seguintes.

Os fatores de interferência no potencial de independência para a realização das atividades de vida diária e/ou instrumentais são:

  • A.

    alteração de sensibilidade e incoordenação global.

  • B.

    fatores intrínsecos e alteração de funções corticais superiores

  • C.

    déficit de equilíbrio e deformidades heterotópicas.

  • D.

    fraqueza muscular e déficit viso-espacial

Durante a manobra ou método de independência para a execução do vestuário de membros superiores, o indivíduo com comprometimento motor em um hemicorpo deve

  • A.

    estar sentado e iniciar as manobras de vestir-se e despir-se pelo lado sadio.

  • B.

    estar deitado e iniciar as manobras de despir-se pela cabeça e vestir-se pelo lado sadio.

  • C.

    estar deitado e iniciar as manobras de vestir-se e despir-se pelo lado comprometido.

  • D.

    estar sentado e iniciar as manobras de vestir-se pelo lado comprometido e despir-se pelo lado sadio

Marque o princípio que NÃO deve ser considerado durante a execução de manobras de transferência sem auxílio

  • A.

    Verificar se a cadeira de rodas está freada antes de iniciar a transferência e demonstrar como usar o peso do corpo

  • B.

    Remover ou elevar o apoio de braço do lado que será feita a transferência e dos pés, e não tentar a independência precocemente

  • C.

    Orientar o paciente a não movimentar o corpo ou balançar a fim de manter o equilíbrio do tronco durante a transferência

  • D.

    Orientar o paciente que se perder o equilíbrio de tronco deve flexioná-lo e prosseguir com a manobra somente depois de readquiri-lo

Marque os fatores que influenciam o processo e os resultados da reabilitação

  • A.

    Idade, que repercute nas condições de saúde, econômicas, psicossociais e na capacidade funcional

  • B.

    Condição clínica tem importante papel para os idosos frágeis e independentes.

  • C.

    Potencial de adaptação às limitações que recebe influência do suporte familiar

  • D.

    Tolerância ao tratamento que está relacionada à expectativa quanto ao tratamento e às estratégias de intervenção

As órteses dinâmicas têm como função

  • A.

    neutralizar a progressão de forças deformantes por meio de estiramento suave e constante.

  • B.

    posicionar e manter o alinhamento correto das articulações, especialmente nos estágios agudos

  • C.

    estabilizar uma ou mais articulações, capacitando outras a funcionarem corretamente.

  • D.

    manter a amplitude articular obtida pelos exercícios de alongamento muscular realizados lenta e suavemente

Em relação à adequação postural para o usuário de cadeira de rodas, marque a opção FALSA.

  • A.

    Aliviar pressão, com a distribuição do peso corporal uniforme, e permitir ajustes de acordo com as necessidades do indivíduo

  • B.

    Proporcionar conforto, uma vez que a pessoa passará grande parte do seu tempo nesse equipamento

  • C.

    Incrementar as funções motoras e fisiológicas, otimizando-as e maximizando-as

  • D.

    Proporcionar suporte corporal através do permanente apoio de cabeça e suporte do tronco fixo.

Questões 39 e 40

 

"A senhora MS tinha 73 anos quando foi encaminhada ao setor de Terapia Ocupacional por seu neurologista com diagnóstico recente de provável Doença de Alzheimer em fase inicial. Nascida e criada em Fortaleza-CE, MS teve uma infância tranqüila, formou-se professora, exercendo o cargo de professora de Alfabetização por 20 anos em um colégio municipal. Casada há mais de 40 anos, tem três filhos (todos casados). Foi dona de casa organizada e dedicada. Religiosa, sendo católica ativa. No seu histórico ocupacional gostava de costurar, tocar violão, ler e viajar. Sempre sociável, porém autoritária. Nos últimos anos, foram observados esquecimentos de situações recentes como datas, nomes e fazia a mesma pergunta repetidas vezes. Também se recusava a realizar tarefas cotidianas, justificando-se constantemente. Independente nas AVD e nas AIVD apresentando dificuldade para usar o telefone, lista de compras e gerenciar sua conta bancária. Apresenta-se depressiva e com alterações comportamentais delírio de roubo e agressividade quando não consegue desempenhar uma tarefa."

De acordo com o caso clínico responda as duas questões que se seguem.

Realizando uma análise comportamental da paciente MS, pode-se afirmar, corretamente, que a melhor estratégia de intervenção

  • A.

    trabalhar os dois comportamentos como delírio de roubo e agressividade ao mesmo tempo para diminuir a ansiedade.

  • B.

    identificar o que ocorre antes e depois do comportamento, planejar a intervenção e avaliar e modificar as estratégias de modo a adaptá-las a situação.

  • C.

    a observação e o registro do comportamento durante o período de uma semana para realizar uma intervenção apropriada.

  • D.

    o mapeamento do comportamento ajuda somente a identificar um padrão constante de comportamento e as conclusões obtidas mudarão o comportamento futuro

Questões 39 e 40

 

"A senhora MS tinha 73 anos quando foi encaminhada ao setor de Terapia Ocupacional por seu neurologista com diagnóstico recente de provável Doença de Alzheimer em fase inicial. Nascida e criada em Fortaleza-CE, MS teve uma infância tranqüila, formou-se professora, exercendo o cargo de professora de Alfabetização por 20 anos em um colégio municipal. Casada há mais de 40 anos, tem três filhos (todos casados). Foi dona de casa organizada e dedicada. Religiosa, sendo católica ativa. No seu histórico ocupacional gostava de costurar, tocar violão, ler e viajar. Sempre sociável, porém autoritária. Nos últimos anos, foram observados esquecimentos de situações recentes como datas, nomes e fazia a mesma pergunta repetidas vezes. Também se recusava a realizar tarefas cotidianas, justificando-se constantemente. Independente nas AVD e nas AIVD apresentando dificuldade para usar o telefone, lista de compras e gerenciar sua conta bancária. Apresenta-se depressiva e com alterações comportamentais delírio de roubo e agressividade quando não consegue desempenhar uma tarefa."

De acordo com o caso clínico responda as duas questões que se seguem.

De acordo com a Reabilitação cognitiva a paciente necessita de

  • A.

    treino cognitivo das funções: memória remota, funções executivas, orientação espacial e atenção.

  • B.

    estimulação cognitiva 24 horas por dia, treinar cuidadores e familiares a como estimular o paciente

  • C.

    atendimento grupal com grupos de alto desempenho cognitivo para aumentar as habilidades de desempenhos superiores.

  • D.

    gerenciamento de cotidiano para a realização das AVD que estão dificultadas e atividades de lazer.

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