Questões de Terapia Ocupacional

Lista completa de Questões de Terapia Ocupacional para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Questões 17 e 18

"Menina de 4 anos sofreu queimadura em casa, com líquido escaldante, atingindo a face, tórax, e membros inferiores. Foi socorrida no Centro de Tratamento de Queimados. Na face, identificaram-se flictenas que, depois de removidas, tornaram a lesão eritematosa, transudativa e muito dolorosa. No tórax também foram detectadas flictenas que, após a remoção, exibiram aspecto hemorrágico. Nos membros inferiores a pele estava avermelhada, sem flictenas e referiu dor por curto período. Durante a hospitalização o cliente demonstra limitação nas AVD alimentação e locomoção".

Com base nesse relato responda as duas questões seguintes:

Marque a opção que NÃO deve ser adotada pelo Terapeuta Ocupacional como objetivo de intervenção para essa cliente

  • A.

    Ensinar a família a fornecer estimulação sensorial para prevenir a desorientação.

  • B.

    Orientar o cliente e a sua família quanto à necessidade da deambulação precoce.

  • C.

    Fornecer aparelhos de adaptação para aumentar as habilidades de autocuidado

  • D.

    Idealizar mobilizações e implementar técnicas de posicionamento para mobilização.

Questões 17 e 18

"Menina de 4 anos sofreu queimadura em casa, com líquido escaldante, atingindo a face, tórax, e membros inferiores. Foi socorrida no Centro de Tratamento de Queimados. Na face, identificaram-se flictenas que, depois de removidas, tornaram a lesão eritematosa, transudativa e muito dolorosa. No tórax também foram detectadas flictenas que, após a remoção, exibiram aspecto hemorrágico. Nos membros inferiores a pele estava avermelhada, sem flictenas e referiu dor por curto período. Durante a hospitalização o cliente demonstra limitação nas AVD alimentação e locomoção".

Com base nesse relato responda as duas questões seguintes:

Identifique a profundidade das queimaduras.

  • A.

    face – queimadura de espessura parcial profunda; tórax – queimadura de espessura parcial superficial; membros inferiores – queimadura superficial.

  • B.

    face – queimadura de espessura parcial superficial; tórax – queimadura de espessura parcial profunda; membros inferiores – queimadura superficial.

  • C.

    face – queimadura de superficial; tórax – queimadura de espessura parcial profunda; membros inferiores – queimadura espessura parcial superficial.

  • D.

    face – queimadura de espessura parcial superficial; tórax – queimadura superficial; membros inferiores – queimadura de espessura parcial profunda.

Durante o período de hospitalização de uma mulher de 45 anos, com disfunção cardiopulmonar, na fase aguda, o terapeuta ocupacional deve aplicar

  • A.

    treinamento com exercícios de resistência leve.

  • B.

    treinamento de fortalecimento.

  • C.

    AVD básicas e deambulação aberta.

  • D.

    estabelecimento dos hábitos de exercício.

Consideram-se como repercussões da disfunção cardiopulmonar na criança:

  • A.

    déficits principalmente no desempenho da brincadeira e atividades da vida diária

  • B.

    déficits freqüentes nos componentes de desempenho sensório-motores

  • C.

    déficits principalmente de desempenho nas áreas de alimentação e autocuidado

  • D.

    problema freqüente na adesão ao tratamento médico e esquemas de terapia

A função do terapeuta ocupacional na reabilitação cardíaca durante o período de hospitalização NÃO envolve:

  • A.

    conservação de energia e controle do estresse

  • B.

    monitoração e graduação da atividade

  • C.

    relaxamento e simplificação do trabalho

  • D.

    prevenção e programas domiciliares

Durante o período de hospitalização do cliente oncológico, o terapeuta ocupacional pode aplicar a Conduta de Tratamento de Multicontexto considerando, EXCETO:

  • A.

    a transferência de aprendizado inclui a prática da identificação de situações em que a estratégia se aplica.

  • B.

    as habilidades de auto-regulação são necessárias para levar o cliente além da condição inicial.

  • C.

    a informação é mais bem aprendida quando o cliente relaciona ao conteúdo já aprendido.

  • D.

    o comportamento deve ser observado em diversas tarefas distintas, utilizando estratégias interna e externa.

Mulher de 32 anos, destra, foi submetida a mastectomia radical na mama direita. Foram removidos os músculos peitorais, todos os linfonodos axilares, tecido gorduroso e pele. Durante o período de hospitalização, o terapeuta ocupacional NÃO deve adotar como objetivos de reabilitação física:

  • A.

    prevenir a formação de edema generalizado.

  • B.

    diminuir a formação de aderências cicatriciais.

  • C.

    manter o posicionamento dos membros superiores

  • D.

    facilitar a conquista da autonomia e independência.

A Terapia Ocupacional em crianças com deficiências de aprendizagem normalmente NÃO focaliza:

  • A.

    melhoria da capacidade de registrar, processar e integrar as informações sensoriais através da intervenção indireta.

  • B.

    ensinamento de estratégias compensatórias para a criança aprender a reconhecer os sinais de problemas de integração sensoria

  • C.

    adaptação do ambiente para levar vantagem dos pontos fortes da criança e compensar as áreas de déficit

  • D.

    o trabalho em proximidade com os pais e professores porque a consistência da conduta e expectativas é essencial para o sucesso

O movimento de afastamento da linha mediana do corpo de qualquer segmento corporal é denominado

  • A.

    adução

  • B.

    abdução

  • C.

    transdução.

  • D.

    pêndulo

  • E.

    depressão.

A reabilitação dos pacientes com Acidente Vascular Cerebral deve ser desenvolvida baseada em dois aspectos principais, que podem se combinar. São eles

  • A.

    a conquista da máxima independência funcional e o combate à instalação de seqüelas cognitivas.

  • B.

    a reativação de vias neuronais comprometidas e a compensação das desabilidades motoras e perceptivas.

  • C.

    a redução das contraturas e a diminuição da flutuação do tônus muscular.

  • D.

    a reaprendizagem de padrões motores e o desenvolvimento de estratégias alternativas de comportamento para a solução de problemas.

  • E.

    a prevenção da instalação de padrões motores alterados e o recondicionamento afetivo e social.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...