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Com relação aos procedimentos de avaliação em terapia ocupacional, é correto afirmar que
I - entrevistas, questionários, técnicas de medida, e de observação e amostragem fazem parte dos procedimentos para obter informação.
II - a avaliação pode ser formal ou informal.
III - é raro observar um paciente realizar tarefas em ambientes domésticos, de trabalho ou comunitários.
IV - o processo de avaliação envolve: aquisição de informação, observação, mensuração, registro e reavaliação de resultados.
V - a análise das ocupações e sua prescrição como terapia não são habilidades únicas da terapia ocupacional.
Estão corretos apenas os itens
I, III e V.
I, II e IV.
I e V.
II e III.
III e V.
Terapia Ocupacional - Geral - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2006
Os profissionais de saúde que atuam no domicílio devem investigar as condições do ambiente domiciliar e utilizar estratégias educativas para prevenção de acidentes, uma vez que os idosos são mais suscetíveis a tais eventos. De acordo com Rodrigues e Mendes (2000), a prevenção de acidentes deve levar em consideração dois aspectos fundamentais, que são
a capacidade de deambulação do idoso nos espaços intra e extra domésticos e sua condição cognitiva.
o nível socioeconômico do idoso e a dinâmica de responsabilização familiar sobre os cuidados domiciliares.
a avaliação neurológica e o processo de perdas sensoriais do paciente.
o processo de senescência e senilidade e a avaliação do ambiente doméstico.
a avaliação dos cenários de vida e a opinião do cliente sobre as dificuldades encontradas em seu ambiente doméstico.
A terapia ocupacional desenvolve suas ações nos contextos hospitalares das intervenções voltadas para as conseqüências da enfermidade e da própria internação hospitalar, bem como para as alterações e rupturas que acometem os seres humanos. Seu objetivo primordial é a promoção da qualidade de vida do sujeito hospitalizado. Dimensiona soluções para a permanência no ambiente hospitalar, para a melhoria das relações com a equipe profissional e para o atendimento das necessidades da família e/ ou do acompanhante. Considerando os objetivos terapêuticos e as capacidades do profissional no contexto hospitalar, relacione a coluna de cima com a coluna de baixo.
I - Promoção da melhoria das relações interpessoais no cotidiano hospitalar e suas interfaces com a família e a equipe.
II - Atuação com base no uso específico de atividades, que podem ser artesanais, profissionais e artísticas, de autocuidado e/ou de acompanhamento.
III - Ligação intrínseca do processo terapêuticoocupacional às diferentes formas de refletir sobre a ação humana, baseadas em diferentes processos, fundamentos ou bases filosóficas, como um dos princípios fundamentais.
( )abordagem holística no processo de recuperação funcional
( )fundamentação teórico- metodológica
( )desenvolvimento de programas de assistência
( )recursos terapêuticos ocupacionais
( )facilitação da inter-relação equipe/paciente.
A seqüência correta é
III II II I III.
III II II I I.
II I II II III.
I III II II I.
I II I III I.
Terapia Ocupacional - Geral - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2006
De acordo com Ferrari (2000), são aspectos relacionados às alterações de memória no idoso
a diminuição da atenção e o desgaste natural dos órgãos dos sentidos.
o uso de medicamentos e as lesões cerebrais.
as perdas funcionais e a redução dos estímulos ambientais.
as famílias que apresentam alto nível de emoções expressas e a baixa auto-estima.
Terapia Ocupacional - Geral - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2006
A estratégia de treinamento de memória visa produzir estímulos para melhorar a memória de idosos. São passos de um processo de treino de memória:
a avaliação neurológica e a aplicação de programa pedagógico para aumentar o conhecimento e controle sobre a memória.
a avaliação sensorial e o desenvolvimento de exercícios de psicomotricidade.
a avaliação da memória, o treino baseado no registro, o armazenamento e a evocação de informações.
a avaliação médica e a ativação da memória por meio da realização de tarefas que exigem grande atenção.
avaliação cinesiológica e a educação dos familiares para auxiliar o idoso no uso de marcadores de memória.
Terapia Ocupacional - Geral - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2006
A memória semântica é aquela que
se refere ao conjunto dos procedimentos necessários para a realização das habilidades motoras.
corresponde aos conhecimentos ligados a um determinado contexto espaço-temporal.
propicia a retenção temporária das informações.
possibilita a preservação da informação durante qualquer intervalo de tempo.
O Código de Ética Profissional contém todas as determinações referentes aos deveres do Terapeuta Ocupacional descritas abaixo, EXCETO.
Exercer sua atividade com zelo, probidade e decoro.
Respeitar a vida humana desde a concepção até a morte.
Respeitar o natural pudor e a intimidade do paciente.
Permitir que seu nome seja colocado como parte do quadro funcional de empresa onde não trabalha, e para realização de propaganda de materiais e equipamentos.
Utilizar todos os conhecimentos técnicos e científicos ao seu alcance, para prevenir ou minorar o sofrimento humano.
De acordo com a legislação da profissão de terapeuta ocupacional, NÃO podemos afirmar que a(o)
profissão foi regulamentada pelo Decreto Lei nº938/69, que reconhece a Terapia Ocupacional como nível superior, juntamente com a Fisioterapia.
Lei nº 6.316/75 cria os Conselhos Federal e Regionais, determinando cumprimento de regras como: inscrição profissional, eleições, etc. A partir dessa lei, surgem as resoluções que são detalhamento de funções, etc.
Resolução COFFITO-10 refere-se ao Código de Ética Profissional no qual constam todos os direitos, deveres e proibições.
A Resolução COFFITO-81 descreve o perfil do terapeuta ocupacional, suas atribuições como prevenção, assistência e magistério. Atribuições, como desenvolver atividades de gestão, são proibidas a esse profissional.
O Código de Ética prevê como infração a quebra do sigilo do usuário, negligência, desvio de usuário do serviço público ou privado para sua própria empresa, podendo haver, após o processo ético disciplinar, a advertência, suspensão e cassação do diploma.
A dependência química é um problema que afeta não apenas o indivíduo, mas, a coletividade. Dessa forma, não podemos afirmar que
os abusadores de drogas ou dependentes apresentam conseqüências físicas, mentais, sociais e psicológicas nesse quadro, destacando-se a não-identificação da co-morbidade.
a avaliação vem sendo aprimorada para maior abrangência, considerando a observação de motivação, dinâmica de funcionamento do indivíduo, vínculo com a droga.
o atendimento grupal requer do terapeuta ocupacional o conhecimento da dinâmica da dependência, equilíbrio, manejo de grupo e persistência.
o atendimento à família é fundamental, pois a utilização de drogas por um membro da família denuncia que a estrutura familiar está comprometida, sendo necessário o atendimento inserido no programa.
o enfoque maior do quadro de dependência química é o vínculo com a droga, sendo outras questões compreendidas como secundárias. O atendimento, portanto, prioriza a abstinência, por representar o maior investimento do tratamento.
As atividades terapêuticas ocupacionais com usuários portadores de transtornos psíquicos são inseridas no tratamento , buscando maior contato com o real e suas possibilidades. Sobre isso, é INCORRETO afirmar que
o processo criador desperta no usuário o estímulo para o tratamento, com seus reencontros, identificações e descobertas do seu eu.
os conteúdos expressos na atividade revelam, além da significação dos núcleos internos, individuais, os núcleos coletivos do reconhecimento como ser social.
o processo terapêutico busca facilitar as ações do indivíduo adoecido, com intervenções que acolham na relação terapeuta- paciente, orientem sobre os conflitos causadores desse adoecimento.
nas atividades grupais, o terapeuta ocupacional deve facilitar a linguagem verbal, possibilitando integração entre o equilíbrio ativo e o passivo do grupo.
a linguagem não-verbal não deve ser estimulada no início da dinâmica do grupo de atendimento, pois expressa minimamente, os conteúdos desejados.
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