Questões sobre Geral

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Na utilização de aparelhos, a orientação do profissional é fundamental para atingir os objetivos dessa indicação terapêutica. Portanto, NÃO podemos afirmar que

  • A.

    o aparelho estabilizador de dedo pode ser ajustado para estabilizar uma ou mais articulações de um dedo na posição flexionada ou estendida.

  • B.

    no planejamento do tratamento e da adaptação de uma disfunção de um membro, o conhecimento das habilidades motoras mantidas pelo usuário, nos demais membros, não é considerado nesse processo.

  • C.

    a melhora do desempenho com a adaptação, está diretamente relacionada à redução da dor, do edema e da espasticidade.

  • D.

    quando o usuário mantém alguns movimentos espontâneos, mesmo padronizados, no membro afetado, implica em um bom prognóstico, devendo o terapeuta estar atento a excessos e fadigas.

  • E.

    o posicionamento do membro afetado deve ser acompanhado, diretamente, pelo terapeuta ocupacional, levando em conta as informações, a autonomia e as necessidades do usuário.

Na tecnologia assistiva, na indicação de aparelhos, é INCORRETO afirmar que

  • A.

    os aparelhos devem acompanhar os contornos da mão e do braço o máximo possível.

  • B.

    os plásticos de baixa temperatura utilizados devem ser aquecidos e moldados diretamente no usuário, devendo estar o membro protegido com pano seco.

  • C.

    o aparelho não deve restringir, desnecessariamente, o movimento que o usuário tem, prestando atenção ao cumprimento ideal para a adaptação.

  • D.

    a verificação de controle da adaptação só é realizada após longo período da utilização desta, quando o programa de treinamento da adaptação estiver em fase de conclusão.

  • E.

    na orientação do usuário, devem ser repassados critérios e recomendações do uso do aparelho e dos períodos de repouso, quando o aparelho é retirado para repouso do membro.

Em relação ao contexto histórico da Terapia Ocupacional, é INCORRETO afirmar que

  • A.

    a ocupação desde a Antigüidade foi utilizada como medida de cuidado e assistência a doentes

  • B.

    no Brasil, a ocupação com fins terapêuticos passou a ser utilizada, apenas, com a abertura dos cursos de Terapia Ocupacional a partir de 1960.

  • C.

    o primeiro sinal da especificidade da Terapia Ocupacional, se expressa quando esta passou a ser qualificada pela ocupação e não a ocupação pela terapia.

  • D.

    no primeiro curso profissionalizante, foi utilizado o treinamento de hábitos como primeiros passos para construção técnica da profissão.

  • E.

    em Pernambuco, a Terapia Ocupacional tem seu destaque em Saúde Mental através das idéias e ações de Ulisses Pernambucano.

Os modelos teóricos da Terapia Ocupacional apresentam concepções diferenciadas. Nesse aspecto, NÃO podemos afirmar que

  • A.

    o Modelo humanista é centrado na relação terapêutica, nas relações humanas com padrões pré-estabelecidos para seu desenvolvimento.

  • B.

    no Modelo Materialista-Histórico, a Terapia Ocupacional visa à autonomia do indivíduo, por ser considerado um ser potencialmente transformador da realidade.

  • C.

    o Modelo Positivista compreende a saúde , como ausência de doença, processo biológico vivido pelo indivíduo, tendo pouca flexibilidade no modelo.

  • D.

    no Modelo Humanista, a Terapia Ocupacional visa ao autoconhecimento do indivíduo através da reflexão nas atividades terapêuticas.

  • E.

    a concepção positivista do homem e da doença, deriva para correntes organicistas e biológicas, considerando a sociedade como fruto da divisão de classes sociais, relações de trabalho-trabalhador e visão econômica e cultural.

Em relação aos quadros nosológicos apresentados na Saúde Mental, NÃO podemos dizer sobre a atuação da Terapia Ocupacional que

  • A.

    dependendo do nível da gravidade, a depressão afeta todas as áreas do desempenho, gerando retardo psicomotor com lentificação das funções motoras e cognitivas. Portanto, o profissional deve considerar a abordagem corporal no tratamento.

  • B.

    o autismo caracteriza-se pelo déficit na disfunção social, desvio de comunicação e interesses e comportamentos restritivos e repetitivos. A abordagem terapêutica ocupacional deve enfatizar a redução dos movimentos repetitivos, para melhorar a aceitação social da criança

  • C. nos quadros hipomaníacos, é necessário intervenção do terapeuta ocupacional, para mediar as relações grupais e sociais, que são prejudicadas pelo excesso de atividades verbais e motoras por parte do paciente.

  • D. nos quadros hipomaníacos, é necessário intervenção do terapeuta ocupacional, para mediar as relações grupais e sociais, que são prejudicadas pelo excesso de atividades verbais e motoras por parte do paciente.

  • E.

    o terapeuta ocupacional lida comumente com indivíduos com sintomas de demência, seja por Acidente Vascular Cerebral, Doença de Parkinson, Mal de Alzheimer, etc,. Nesses casos, deve direcionar o atendimento aos aspectos cognitivos, de motivação e adequação do ambiente.

Em relação à dinâmica do tratamento terapêutico ocupacional, estão corretas as afirmações abaixo, exceto uma delas. Assinale-a.

  • A.

    A relação terapeuta-paciente, no processo terapêutico ocupacional, é formada por contextos temporais, físicos e sociais. É necessário que o profissional mantenha um vínculo em todo o processo terapêutico de confiabilidade, segurança, competência, evitando a dependência, transferência e contratransferência

  • B.

    O terapeuta ocupacional na Saúde Mental cria possibilidades para que o indivíduo lide com os conteúdos do seu mundo interno e suas dificuldades de realizações através do confronto e conciliação entre a idealização e a construção do real.

  • C.

    Na abordagem psicodinâmica, é importante a instalação da tríade terapeuta-atividade-paciente que possibilite, dentre outros processos, a quebra dos isolamentos intelectual, emocional e afetivo, ocasionando a uma atuação nos aspectos globais da vida cotidiano e enfatizando autocuidado, trabalho e lazer.

  • D.

    Na área da dependência química, compreende-se que se trata de um encontro de uma dada personalidade com um produto, em determinado momento sócio-cultural. O tratamento deve basear-se nas informações, principalmente do tipo de droga utilizada e sua freqüência, para elaboração de um programa terapêutico ocupacional.

  • E.

    Nos procedimentos de Terapia Ocupacional, enfatizamos o que o indivíduo vai fazer e o que ele precisa fazer como seu fazer. É um processo saudável de reorientação de atividade.

A intervenção da Terapia Ocupacional na Saúde Mental tem papel significativo, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida do indivíduo pelas possibilidades de reinserção social que oferece. Dessa forma, NÃO podemos dizer que

  • A.

    o trabalho nas AVDs com pacientes de Saúde Mental tem como finalidade proporcionar estímulos ao indivíduo, para manter, resgatar ou adquirir o interesse pelos cuidados pessoais, aquisição de habilidades e segurança para desenvolver tarefas essenciais do cotidiano

  • B.

    os sintomas da esquizofrenia a serem avaliados no programa de Terapia ocupacional compreendem os distúrbios de conteúdo de pensamento, processo do pensamento, percepção, afeto, volição e sensação de si próprio, dentre outros.

  • C.

    indivíduos esquizofrênicos têm problemas de coordenação e integração das informações multi-sensoriais, dificuldade de agrupar objetos e idéias, por forma e significado e com a ambivalência emocional. No tratamento, tenta-se reconstruir uma sensação funcional da própria pessoa no meio, apesar da resistência do quadro psicótico.

  • D.

    a política de Saúde Mental sofreu por significativas transformações no referencial teórico e prático, substituindo o modelo hospitalocêntrico pelo centrado na atenção psicossocial de base territorial comunitária

  • E.

    o terapeuta ocupacional necessita intervir, favorecendo a auto-imagem do paciente borderline, por não atingirem um sentido integrado de si próprio, não sendo necessária essa atuação com pacientes psicóticos, que não apresentam demandas para o trabalho com a imagem corporal.

Em relação aos modelos teóricos de Terapia Ocupacional, NÃO podemos afirmar que

  • A.

    o modelo humanístico surgiu, recentemente, na profissão de Terapia Ocupacional, dirigindo seus interesses para as capacidades humanas e potencialidades, como a criatividade, auto-realização, auto-estima, autonomia, etc.

  • B.

    o modelo humanístico aceita o existencialismo como base filosófica fundamental. Apesar de a Terapia Ocupacional concordar com pressupostos desses pensadores, enfatiza, em suas ações, a percepção do indivíduo em relação a si mesmo e de suas realizações, de suas funções e disfunções, de acordo com sua percepção.

  • C.

    o modelo positivista, centrado em dados clínicos, sinais e sintomas precisos, apresenta maior rigidez na aplicação de métodos e técnicas terapêuticos ocupacionais em relação aos critérios pré-determinados e menor flexibilização.

  • D.

    o modelo materialista é centrado na necessidade de uma compreensão da sociedade em constante transformação e vê o indivíduo como agente dessa transformação.É a prioridade do ser sobre a consciência.

  • E.

    a literatura atual faz pouca referência aos modelos humanístico, positivista e materialista, sendo mais comumente usados os modelos biomecânico, desenvolvimentista, de incapacidade cognitiva, de integração sensorial e psicodinâmico.

A atuação do terapeuta ocupacional aplicada a indivíduos com deficiência mental é de longo prazo, devendo, no entanto, evitar a cronificação da intervenção. Nessa questão, NÃO podemos afirmar que

  • A.

    as crianças são consideradas portadoras de deficiência mental quando não são capazes de realizar tarefas, devido a déficits nas áreas de desenvolvimento neuromotor, como: cognitiva, física, de comunicação social e emocional e das habilidades do autocuidado

  • B.

    essas crianças, na fase de lactentes apresentam maior comprometimento no desempenho sensório-motor.

  • C.

    a deficiência mental leva a déficits de habilidade intelectual e funcional. As condutas de integração sensorial, sensório-motora e de desenvolvimento são utilizadas na intervenção terapêutica ocupacional.

  • D. o objetivo do tratamento deve variar de acordo com o nível de gravidade, enfatizando o planejamento da rotina de hábitos, aumentando o grau de autonomia e estimulando a capacidade criativa e produtiva.
  • E.

    as avaliações com testes padronizados se destacam pelas escalas do desenvolvimento infantil e perfil do desenvolvimento da criança. Esses dados resultantes dos testes são suficientes para a elaboração de um programa terapêutico com ênfase no desempenho ocupacional, a ser trabalhado na família e no seu meio.

A Intervenção da Terapia Ocupacional na área neuro-músculo-esquelética é fundamental, pois lida com perdas do indivíduo e da família. Nessa compreensão, é INCORRETO afirmar que

  • A.

    os pacientes acometidos de comprometimentos neuro-músculo-esqueléticos apresentam déficits típicos que são comprometimentos funcionais da mobilidade, autocuidado e vida social causados pela dor, imobilização, diminuição da amplitude de movimento, de sensibilidade e força.

  • B.

    os pacientes apresentam incapacidades súbitas ou graduais, temporárias ou permanentes e apresentam quadros progressivos e não progressivos.

  • C.

    os componentes do desempenho afetados pela lesão ou doença, nessa área, incluem aspectos sensoriais, neuro-musculares, motores ou psicológicos.

  • D.

    a limitação ou perda de atividade motora, da força e da resistência decorre de uma integração neuro-muscular essencial. Quando essa perda compromete o movimento articular de determinado membro superior e/ou inferior, o indivíduo consegue manter o controle e o alinhamento corporal adequado

  • E.

    o tratamento do déficit sensorial inclui a redução e a adaptação à dor, treinamento da consciência e discriminação sensoriais, dessensibilização, estimulação sensorial, ajuste e aceitação da imagem corporal, etc.

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