Questões sobre Geral

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A prescrição correta e individualizada da cadeira de rodas permite melhora da independência e qualidade de vida do cliente. Partindo desse pressuposto, avalie como verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmativas seguintes.

A sequência CORRETA é

  • A. V, V, V.
  • B. V, F, F.
  • C. V, V, F.
  • D. F, F, F.
  • E. V, F, V.

A Medida Canadense de Desempenho Ocupacional (COPM) é uma medida individual da autopercepção do cliente sobre o seu desempenho ocupacional e é largamente utilizada por terapeutas ocupacionais nos mais diferentes contextos. Sobre a COPM, é CORRETO afirmar:

  • A. É administrada na forma de entrevista estruturada para adultos.
  • B. Não é recomendada para avaliação de clientes com problemas de desempenho ocupacional relacionados a transtornos mentais.
  • C. Clientes que necessitam de reabilitação física são os mais indicados para avaliação pela COPM.
  • D. Sua aplicação não deve se estender por mais de uma sessão.
  • E. Pode ter aplicações não clínicas, o que viabiliza seu uso como medida do desempenho ocupacional em pesquisas.

A estrutura grupal em terapia ocupacional é determinada por grupos

  • A. heterogêneos, intermediários e homogêneos.
  • B. heterogêneos e de atividades.
  • C. homogêneos e de atividades grupais.
  • D. heterogêneos, intermediários e de aprendizagem.
  • E. heterogêneos, operativos e de atividade grupal.

Considerando os diversos recursos de tecnologia assistiva, analise as afirmativas abaixo como verdadeiras (V) ou falsas (F).

A sequência CORRETA é

  • A. V, V, V.
  • B. V, F, F.
  • C. F, V, F.
  • D. F, F, F.
  • E. V, F, V.

Acerca dos aspectos técnicos da intervenção grupal em terapia ocupacional, assinale a opção correta.

  • A. O grupo constitui-se como um espaço de formação de sujeitos a-históricos, mas capazes de transformar o contexto em que se inserem.
  • B. A dinâmica de funcionamento de um grupo é determinada exclusivamente pelo terapeuta.
  • C. O enquadre grupal é definido apenas no encerramento do processo de intervenção grupal.
  • D. O setting terapêutico corresponde apenas à organização do espaço físico, em que se incluem materiais e equipamentos.
  • E. Cabe ao terapeuta a responsabilidade pela constituição do grupo e pela criação de um espaço facilitador e de compreensão das situações que emerjam na intervenção grupal.

Quanto à Terapia Ocupacional e políticas públicas no Brasil, analise as afirmativas seguintes.

I O terapeuta ocupacional poderá compor os NASF a critério dos gestores municipais, de acordo com as prioridades identificadas a partir dos dados epidemiológicos, das necessidades locais e das equipes de saúde que serão apoiadas.

II Uma das atribuições do terapeuta ocupacional no âmbito da Saúde da Família é promover a saúde, a independência e a autonomia no cotidiano, quanto ao desempenho ocupacional.

III A legislação vigente do SUAS prevê a participação do terapeuta ocupacional na composição das equipes de referência, porém não estende essa possibilidade a sua participação na gestão dos serviços socioassistenciais.

IV São exemplos de programas ou áreas de cuidado implementadas pelo SUS nos quais o terapeuta ocupacional tem sua inserção formalmente reconhecida: método canguru, atenção à pessoa com deficiência visual na atenção básica e saúde do trabalhador.

Estão CORRETAS

  • A. II e III, somente.
  • B. I e III, somente.
  • C. I, II, III e IV.
  • D. I, II e IV, somente.
  • E. III e IV, somente.

De acordo com o paradigma da inclusão social, a intervenção da terapia ocupacional em contexto educacional deve definir ações técnicas que

  • A. promovam a integração social mediante sua contextualização na complexidade da realidade educacional brasileira.
  • B. valorizem a dimensão clínica e interdisciplinar da terapia ocupacional.
  • C. apoiem os educadores e sejam direcionadas aos alunos com deficiência, para os quais devem ser utilizados métodos terapêuticos organizados sob denominações de diagnósticos clínicos ou psicopedagógicos.
  • D. reconheçam os processos de inclusão/exclusão da população com necessidades especiais e que sejam direcionadas, exclusivamente, para questões pedagógicas.
  • E. preconizem o ajuste social para a inclusão de todos; o foco deixa de ser o indivíduo e passa a ser o coletivo.

Marque a alternativa que apresenta corretamente os padrões de desempenho considerados pela Associação Americana de Terapia Ocupacional (AOTA, 2014) na Estrutura da Prática da Terapia Ocupacional: Domínio e Processo, documento amplamente utilizado pelos terapeutas ocupacionais brasileiros que teve sua terceira edição traduzida para o português em 2015.

  • A. Valores pessoais, participação social e crenças.
  • B. Hábitos, rotinas, rituais e papéis.
  • C. Interação social, trabalho, lazer e rotina.
  • D. Rituais, valores, espiritualidade e papéis sociais.
  • E. Rotina, rituais, cotidiano e lazer.

São ações desenvolvidas pelo terapeuta ocupacional de um CAPS tipo II, EXCETO:

  • A. elaborar projetos terapêuticos junto aos usuários dos Serviços Residenciais Terapêuticos do território.
  • B. acompanhar seus usuários de referência no leito noturno do Centro de Atenção Psicossocial- tipo II.
  • C. coordenar oficinas e grupos terapêuticos discutindo em equipe os desdobramentos desse trabalho caso a caso.
  • D. fazer visita domiciliar junto com as equipes da Saúde da Família referente aos casos acompanhados no CAPS.
  • E. coordenar junto com outros profissionais do serviço a recepção dos novos usuários ao CAPS.

Com base no código de ética da terapia ocupacional, assinale a opção correta.

  • A. O terapeuta ocupacional deve zelar pela atividade profissional com honestidade, decência, moral, bem como ter atitude devota aos interesses públicos, preservando a honra e a imagem da profissão.
  • B. A elaboração do diagnóstico terapêutico ocupacional é de responsabilidade da equipe multiprofissional.
  • C. É dever do terapeuta ocupacional respeitar o direito do cliente de decidir sobre sua pessoa e seu bem-estar, porém é facultado a esse profissional revelar o diagnóstico ou o prognóstico do paciente.
  • D. É permitido ao terapeuta ocupacional utilizar de sua posição hierárquica para impedir que colegas de trabalho atuem dentro dos pressupostos éticos.
  • E. São considerados meios legítimos de aperfeiçoamento dos conhecimentos técnicos do terapeuta ocupacional apenas programas específicos que tratem de ética e bioética.
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