Questões sobre Geral

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Considerando o exercício da especialidade Terapia Ocupacional nos Contextos Sociais, analise as afirmativas abaixo.

I Atividades culturais, econômicas, estéticas, expressivas, esportivas, corporais, lúdicas e de convivência que sejam significativas às pessoas são instrumentos do terapeuta ocupacional para favorecer pertencimento cultural e social à população em situação de rua.

II O terapeuta ocupacional é o profissional habilitado para intervir em situações de calamidades, catástrofes, conflitos e guerra por meio de tecnologia de mediação sócio-ocupacional.

III A atuação na educação ocorre com ações de educação em saúde, facilitação do processo de inclusão escolar, avaliação, prescrição, confecção, treino e adaptação de recursos de tecnologia assistiva.

IV O profissional não pode planejar atividades orientadas que visem à participação no desempenho sócioocupacional de indivíduos com deficiência.

Estão CORRETAS

  • A. I e IV, somente.
  • B. I, II, III e IV.
  • C. I, II e III, somente.
  • D. I e III, somente.
  • E. I, III e IV, somente.

Norteados pelos referenciais da Reforma psiquiátrica brasileira e pelo paradigma da reabilitação psicossocial, terapeutas ocupacionais que trabalham em CAPSad buscam desenvolver ações territoriais visando:

  • A. acompanhar os usuários em seus locais de moradia buscando diminuir o número de usuários no CAPSad visto o alto custo gerado pelos atendimentos dentro deste dispositivo.
  • B. estabelecer diálogo com as lideranças locais para identificar casos de usos abusivos de álcool e outras drogas para encaminhar para clínicas de reabilitação de dependentes químicos.
  • C. acompanhar os usuários no serviço, solicitando a presença de familiares e vizinhos para preparação das internações de longa duração dos usuários em uso de crack e outras drogas.
  • D. estabelecer um elo entre a comunidade e os serviços de internação do território para facilitar as internações compulsórias nos casos de crack e outras drogas ilícitas.
  • E. estabelecer diálogos com a comunidade onde o usuário se insere buscando identificar recursos e rede de suportes do território como parte de seus projetos terapêuticos singulares.

Com relação à ética e à bioética em terapia ocupacional, assinale a opção correta.

  • A. O código de ética profissional constitui-se de regras que definem a atuação do profissional e determinam os procedimentos éticos e não éticos.
  • B. Deontologia é um conceito relativo à bioética cuja descrição passou a constar do código de ética do COFFITO/CREFITO na década de 70 do século XX.
  • C. O código de ética da terapia ocupacional é instrumento normativo de interesse exclusivo dessa categoria profissional.
  • D. A bioética normatiza os padrões de conduta dos profissionais em suas relações com membros da própria categoria.
  • E. O código de ética que rege a atuação do terapeuta ocupacional foi criado com a finalidade exclusiva de pautar a conduta desse profissional.

A Escala de Níveis Cognitivos do Rancho Los Amigos é um instrumento amplamente utilizado no decorrer da reabilitação de clientes pós-traumatismo cranioencefálico. Considerando que a escala descreve os dez estágios cognitivo-comportamentais típicos da recuperação pós-lesão e auxilia no tratamento dos possíveis impactos no desempenho ocupacional, analise as afirmativas abaixo.

I Clientes que apresentam características compatíveis com o nível V da escala compreendem comandos simples, no entanto apresentam dificuldades para compreender e executar ordens que envolvam maior complexidade. Tal fato não impossibilita o início do treino das atividades de vida diária.

II Confusão mental, prosopagnosia, resposta generalizada a estímulos diversos e perseveração são características de clientes no nível VIII da escala.

III Um dos objetivos terapêuticos ocupacionais com clientes que se encontram entre os níveis IV e VI da escala é iniciar o treino das atividades de vida diária objetivando a independência.

IV No nível VII, o cliente está apto para realizar a maioria das suas atividades de vida diária com independência, autonomia e segurança. Não apresenta déficits com relação ao julgamento, crítica e resolução de problemas.

Estão CORRETAS

  • A. I e III, somente.
  • B. I, II e III, somente.
  • C. II e IV, somente.
  • D. II, III e IV, somente.
  • E. I, II, III e IV.

A desinstitucionalização é uma importante estratégia no campo da saúde mental que visa romper com os processos de institucionalização psiquiátrica que foram submetidas às pessoas com longos anos de internação em hospitais psiquiátricos. No Brasil, tal movimento foi impulsionado primordialmente pela experiência:

  • A. americana de Nova York.
  • B. argentina de Buenos Aires.
  • C. francesa de Toulouse.
  • D. italiana de Trieste.
  • E. espanhola de Madri.

O terapeuta ocupacional, no uso das tecnologias assistivas às atividades escolares, deve

  • A. ensinar os métodos de simplificação de tarefas, conservação de energia e organização da rotina ocupacional.
  • B. considerar secundária a análise de atividades na solução de problemas de origem funcional e que interferem no desempenho ocupacional independente.
  • C. avaliar se a tecnologia assistiva é adequada e se está de acordo com as necessidades específicas de cada aluno.
  • D. monitorar e avaliar o uso de muletas, bengalas e andadores no espaço escolar uma vez a cada ano.
  • E. identificar problemas, atribuindo ao professor a responsabilidade de solucioná-los.

Uma das áreas de intervenção da Terapia Ocupacional em expansão no Brasil é a Educação. São ações que dizem respeito à atuação do terapeuta ocupacional nesse contexto.

  • A. Prescrição de cadeira de rodas, avaliação/estimulação/acompanhamento da grafomotricidade, estimulação nos casos em que há atrasos na fala.
  • B. Adequação postural, inserção de comunicação alternativa e complementar, adequação de mobiliário.
  • C. Terapia da integração sensorial, estimulação cognitiva e correção das dislalias.
  • D. Atividades psicomotoras, elaboração de planos de aula adaptados, orientação aos pais e professores.
  • E. Construção de currículos funcionais, estimulação da linguagem oral, engajamento na educação formal e não formal.

Na abordagem terapêutica ocupacional em pacientes hemiplégicos por seqüela de AVC são objetivos do tratamento, EXCETO:

  • A. estimular elevação do quadril (ponte) para aliviar pontos de pressão e facilitação do vestir.
  • B. posicionar corretamente os segmentos corporais em padrão espástico.
  • C. desenvolver estabilização do punho em extensão.
  • D. favorecer movimento de soltar voluntário.
  • E. estimular a realização de movimentos isolados, ampliando a velocidade e a precisão.

Letícia, uma garota de oito anos de idade, nasceu sem complicações motoras. Ela estuda em uma escola de ensino regular, mas desde os sete anos de idade tem apresentado déficit no desenvolvimento da linguagem. O processo de escolarização foi recomendado em uma avaliação da terapia ocupacional.

Nessa situação, recomenda-se como recurso de tecnologia assistiva para Letícia

  • A. o uso de calçados ortopédicos.
  • B. o uso de órteses nos membros superiores.
  • C. a estimulação eletrofuncional.
  • D. o uso de almofadas antiescaras.
  • E. a prática de comunicação alternativa e suplementar.

Avalie se são verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmativas abaixo sobre Terapia Ocupacional em Saúde Mental.

A sequência CORRETA é

  • A. V, V, V, V.
  • B. V, F, V, F.
  • C. F, V, F, V.
  • D. F, F, F, F.
  • E. V, F, F, V.
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