Questões de Trânsito e Serviço de Transporte

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Relativamente à educação para o trânsito, assinale a alternativa correta.

  • A.

    A educação para o trânsito é direito de todos, mas não constitui dever prioritário para os componentes do Sistema Nacional de Trânsito.

  • B.

    Caberá ao Ministério da Saúde, mediante proposta do CONTRAN, estabelecer campanha nacional de esclarecimento de condutas a serem seguidas nos primeiros socorros em caso de acidentes de trânsito.

  • C.

    A educação para o trânsito será promovida apenas no ensino médio e superior, por meio de ações coordenadas entre os órgãos do Sistema Nacional de Trânsito e de Educação.

  • D.

    Um percentual de trinta por cento do total dos valores arrecadados destinados à Previdência Social, do Prêmio do Seguro Obrigatório de Danos Pessoais causados por Veículos Automotores de Via Terrestre (DPVAT), será repassado mensalmente ao Coordenador do Sistema Nacional de Trânsito para aplicação exclusiva em programas destinados a primeiros socorros.

  • E.

    Não é possível haver convênios entre os órgãos e entidades executivas de trânsito e os órgãos de educação para se promover a educação para o trânsito.

As vítimas de uma colisão de dois carros estão desacordadas e, ao redor delas, curiosos olhando e palpitando. Um motorista que passa pelo local quer ajudar. Para isso, ele deve

  • A.

    verificar se o Serviço de Resgate já foi solicitado.

  • B.

    colocar os triângulos de sinalização ao redor das vítimas.

  • C.

    acionar o pisca-alerta dos veículos acidentados.

  • D.

    manter o veículo do acidentado em funcionamento.

  • E.

    juntar-se ao grupo de curiosos, para não caracterizar omissão de socorro.

O socorrista precisa ter consciência de que, para ajudar, é necessário respeitar as seguintes regras:

I. quem não sabe o que fazer, deve liderar os socorristas.

II. não entrar em pânico.

III. pensar na conduta a ser tomada.

Está correto o que se afirma em

  • A.

    I, II e III.

  • B.

    II e III, apenas.

  • C.

    I e III, apenas.

  • D.

    I e II, apenas.

  • E.

    II, apenas.

Analise os seguintes defeitos nas rodovias:

I- trincamento;

II- afundamento;

III- panelas;

IV- ondulações e corrugamento;

V- exudação;

VI- desgaste;

VII- desagregação.

O excesso de carga por eixo pode causar os defeitos nos itens:

  • A. I; II; III;
  • B. I; IV; V;
  • C. II; III; V;
  • D. III; V; VI;
  • E. III; V; VII.

Acelerar ao máximo na demarragem, limitar a velocidade de marcha constante, introduzir uma marcha em inércia e frear ao máximo antes da parada definem um regime de marcha:

  • A. a plena carga;
  • B. econômica;
  • C. inercial;
  • D. potencial;
  • E. equilibrada.

O trecho de via onde apenas um trem pode ser admitido caracteriza uma seção:

  • A. transversal;
  • B. de tração;
  • C. tipo;
  • D. controlada;
  • E. de bloqueio.

O conjunto de rodeiros montados rigidamente em paralelo denomina-se:

  • A. tara;
  • B. chassis;
  • C. base rígida;
  • D. truque;
  • E. carroceria.

Uma locomotiva diesel-elétrica possui:

  • A. motor principal movido a óleo diesel, transmissão elétrica e motores de tração elétricos;
  • B. motor principal movido a óleo diesel, transmissão hidráulica e motores de tração elétricos;
  • C. motor principal movido a óleo diesel, transmissão mecânica e motores de tração elétricos;
  • D. motor principal elétrico, transmissão mecânica e motores de tração movidos a óleo diesel;
  • E. motor principal elétrico, transmissão elétrica e motores de tração movidos a óleo diesel.

No Brasil, a infra-estrutura das ferrovias será projetada e construída para:

  • A. bitola estreita;
  • B. bitola larga;
  • C. bitola internacional;
  • D. bitola mista;
  • E. qualquer bitola.

Sobre a Carteira Nacional de Habilitação, assinale a alternativa correta.

  • A.

    Contém apenas o nome e fotografia do condutor, não valendo como carteira de identidade.

  • B.

    É válida a apresentação, à autoridade policial, de fotocópia autenticada da Carteira Nacional de Habilitação.

  • C.

    A renovação da validade da Carteira Nacional de Habilitação é possível ainda que não tenha havido a quitação de todos os débitos constantes no prontuário do condutor.

  • D.

    A validade da Carteira Nacional de Habilitação está condicionada ao prazo de vigência do exame de aptidão física e mental.

  • E.

    O Código de Trânsito Brasileiro em vigor estipulou prazo improrrogável de trinta dias para que as Carteiras Nacionais de Habilitação expedidas na vigência da legislação de trânsito anterior fossem substituídas.

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