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A definição clássica dos instrumentos de regulação econômica em mercados de transporte aponta para três variáveis de controle fundamentais, quais sejam:
Trânsito e Serviço de Transporte - Sistema Nacional de Trânsito - SNT - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2005
O condutor que teve seu recurso, relacionado a uma autuação do órgão municipal de trânsito, indeferido em primeira instância (Jari), pode interpor novo recurso
à Polícia Militar do Estado.
ao Detran − Departamento Estadual de Trânsito.
ao Cetran − Conselho Estadual de Trânsito.
ao Contran − Conselho Nacional de Trânsito.
ao Denatran − Departamento Nacional de Trânsito.
Trânsito e Serviço de Transporte - Sistema Nacional de Trânsito - SNT - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2005
O Agente de Operação desempenha diversos papéis no procedimento da operação e fiscalização. Analise os itens a seguir: Os itens que correspondem aos papéis de Agente de Operação são somente:
Os itens que correspondem aos papéis de Agente de Operação são somente:
I; II; III;
I; IV; V;
I; II; III; IV;
I; II; III; IV; V;
III; IV; V.
Trânsito e Serviço de Transporte - Sistema Nacional de Trânsito - SNT - Fundação Mariana Resende Costa (FUMARC) - 2005
Conforme proposta de transversalização do conteúdo trânsito, na estruturação do tema como principal projeto na escola, os passos abaixo descritos estão corretos, EXCETO:
Elaborar um plano de atuação. O conhecimento adquirido deve levar a um real compromisso com a "transformação da realidade-problema", como a manifestação de uma ética de valores e de cidadania. As mudanças cognitivas e atitudinais só poderão enraizar-se no indivíduo se as aplicar em situações reais, contribuindo para dar uma "funcionalidade social às aprendizagens. O próximo passo é a elaboração de um programa de atuação que não deve durar um tempo muito longo e os alunos devem ser os protagonistas dessas ações, auxiliados pelo professor.
Deve-se fazer uma avaliação tanto do ensino quanto da aprendizagem, utilizando-se estratégias de auto-avaliação (de cada aluno), de co-avaliação (nas equipes) e de heteroavaliação (avaliação uns dos outros). Na fase de proposição de novos problemas, as questões pendentes podem se constituir em um ponto de partida para um novo ciclo de ensino e aprendizagem e fonte de seleção de centros de interesse. Na avaliação final, deve-se trazer informações sobre aquilo que foi mais recorrente e sobre a necessidade, se for o caso, de se adotarem medidas corretivas no processo educativo.
Fazer um diagnóstico das atitudes, concepções prévias que os alunos têm em relação ao tema trânsito. Elaborar plano de atividades em torno dos principais interesses identificados pelo professor sobre o tema, problematizando-os. O plano de atividades, suas estratégias e recursos, deve ser construído pelo professor, considerando sua vivência e experiência na área. Os conceitos, previamente definidos pelo professor, deverão ser trabalhados em sala de aula de forma significativa para os alunos". Desenvolver o plano de atividades, a partir do qual o professor busca e repassa informações a serem trabalhadas pelos alunos.
Elaborar conclusões. Depois de realizar as atividades, os alunos deverão apresentar as respostas que obtiveram, as conclusões. Aqui também o papel do professor é fundamental para recompilar o que foi aprendido, verificar o que se sabe e o que ainda resta saber. Na etapa de comunicação e apresentação, o aluno comunica e divulga suas conclusões, responsabilizando-se pelo aprendido. Aqui ele tem a oportunidade de envolver-se como "agente educativo", redigindo, expressando e divulgando suas conclusões entre a comunidade mais próxima e mais ampla.
Trânsito e Serviço de Transporte - Normas gerais de circulação e conduta - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2005
A ultrapassagem de um veículo em movimento poderá ser realizada pela direita, obedecida a sinalização regulamentar, desde que o veículo a ser ultrapassado
estiver circulando com velocidade abaixo da mínima estabelecida.
for um caminhão.
estiver sinalizando o propósito de entrar à esquerda.
for um ônibus.
for um veículo de duas ou três rodas.
Trânsito e Serviço de Transporte - Sistema Nacional de Trânsito - SNT - Fundação Mariana Resende Costa (FUMARC) - 2005
O conceito de município e sua valorização presente na concepção de municipalização para o trânsito estão ligados ao movimento de descentralização e de globalização verificado nos últimos tempos nas políticas governamentais. O local, cheio de singularidades, com seu conteúdo social como espaço de confrontos, diferenças e conflitos, opõe-se ao pensamento homogêneo e unificador da globalização. Para Ana Carlos (1994) "só é possível entendermos o mundo moderno a partir do lugar, enquanto localidade, pois é ali que se dá a unidade da vida social. O lugar guarda em si, e não fora dele, seu significado e as dimensões do movimento da história em constituição enquanto movimento, trânsito da vida." A partir de uma reflexão sobre o conteúdo do texto, é CORRETO afirmar:
As idéias contidas no texto estão de acordo com o Programa Nacional de Educação para Cidadania no Trânsito.
As idéias contidas no texto não estão presentes no Programa Nacional de Educação para a Cidadania no Trânsito.
O trânsito não deve ser trabalhado com uma visão local e sim global, considerando a grande possibilidade dos indivíduos de transportarem-se de um lugar para o outro.
Considerando o processo de globalização do transporte, caberá ao Estado e não aos Municípios, o planejamento, a organização, o controle e a fiscalização do trânsito.
Trânsito e Serviço de Transporte - Normas gerais de circulação e conduta - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2005
Durante o período noturno, quando o veículo estiver parado para fins de carga ou descarga de mercadorias, o condutor deve manter acesas as luzes
dos faróis altos do veículo, nas vias sem iluminação pública.
dos faróis altos do veículo, nas vias com iluminação pública.
dos faróis baixos do veículo.
de emergência (pisca-alerta) do veículo.
de posição do veículo.
Trânsito e Serviço de Transporte - Sistema Nacional de Trânsito - SNT - Fundação Mariana Resende Costa (FUMARC) - 2005
Referente à conceituação de trânsito a ser enfocada em projetos educativos, todas as afirmativas estão corretas, EXCETO:
O estudo do trânsito deve ser visto como uma oportunidade de desenvolver noções de direitos e deveres, de ética e de moralidade.
Trânsito deve ser trabalhado considerando vias, veículos, placas de sinalização e semáforos, entre outros, evidenciando com isso o seu significado predominantemente urbano.
Trânsito deve ter a pessoa humana como centro de referência de todo o processo de desenvolvimento da ciência e da técnica.
Trânsito deve ser enfocado como um espaço de manifestação de condutas, valores, convivência social e comunicação.
Trânsito e Serviço de Transporte - Normas gerais de circulação e conduta - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2005
A velocidade mínima para um automóvel em uma via rural, respeitando as condições operacionais de trânsito, não poderá ser inferior
à metade da velocidade máxima estabelecida.
à metade da velocidade máxima estabelecida, no caso de rodovias e a dois terços da velocidade máxima estabelecida no caso de estradas.
à três quartos da velocidade máxima estabelecida para os caminhões.
a dois terços da velocidade máxima estabelecida.
a três quartos da velocidade máxima estabelecida no caso de rodovias, e a dois terços da velocidade máxima estabelecida no caso de estradas.
Trânsito e Serviço de Transporte - Sistema Nacional de Trânsito - SNT - Fundação Mariana Resende Costa (FUMARC) - 2005
A mobilidade e a acessibilidade com segurança e qualidade ambiental devem ser garantidas a toda a população. As afirmações abaixo estão de acordo com esta diretriz, EXCETO:
Priorizar a mobilidade e acessibilidade das pessoas, considerando os usuários mais frágeis do trânsito, como: crianças, idosos, pessoas com deficiências e portadores de necessidades especiais.
Estimular a previsão na legislação municipal, estadual e federal de mecanismos que exijam a construção, manutenção e melhoria de calçadas e passeios.
Promover a circulação de veículos de aluguel destinados ao transporte de passageiros, liberando-os da autorização do poder público concedente, desde que haja aumento da demanda de usuários além da capacidade operacional do sistema de transporte.
Promover nos projetos de empreendimentos, em especial naqueles considerados pólos geradores de tráfego, a inclusão de medidas de segurança e sinalização de trânsito, incentivando que os planos diretores municipais prevejam mecanismos que minimizem os efeitos negativos decorrentes, inclusive com ônus ao empreendedor, quando couber.
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