Questões de Trânsito e Serviço de Transporte

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A definição clássica dos instrumentos de regulação econômica em mercados de transporte aponta para três variáveis de controle fundamentais, quais sejam:

  • A. preços, qualidade do produto, segurança;
  • B. preços, quantidade produzida, entrada e saída de firmas no mercado;
  • C. quantidade produzida, qualidade do produto, relações capital-trabalho;
  • D. entrada e saída de firmas no mercado, segurança, preços;
  • E. qualidade do produto, quantidade produzida, segurança.

O condutor que teve seu recurso, relacionado a uma autuação do órgão municipal de trânsito, indeferido em primeira instância (Jari), pode interpor novo recurso

  • A.

    à Polícia Militar do Estado.

  • B.

    ao Detran − Departamento Estadual de Trânsito.

  • C.

    ao Cetran − Conselho Estadual de Trânsito.

  • D.

    ao Contran − Conselho Nacional de Trânsito.

  • E.

    ao Denatran − Departamento Nacional de Trânsito.

O Agente de Operação desempenha diversos papéis no procedimento da operação e fiscalização. Analise os itens a seguir: Os itens que correspondem aos papéis de Agente de Operação são somente:

Os itens que correspondem aos papéis de Agente de Operação são somente:

  • A.

    I; II; III;

  • B.

    I; IV; V;

  • C.

    I; II; III; IV;

  • D.

    I; II; III; IV; V;

  • E.

    III; IV; V.

Conforme proposta de transversalização do conteúdo trânsito, na estruturação do tema como principal projeto na escola, os passos abaixo descritos estão corretos, EXCETO:

  • A.

    Elaborar um plano de atuação. O conhecimento adquirido deve levar a um real compromisso com a "transformação da realidade-problema", como a manifestação de uma ética de valores e de cidadania. As mudanças cognitivas e atitudinais só poderão enraizar-se no indivíduo se as aplicar em situações reais, contribuindo para dar uma "funcionalidade social às aprendizagens. O próximo passo é a elaboração de um programa de atuação que não deve durar um tempo muito longo e os alunos devem ser os protagonistas dessas ações, auxiliados pelo professor.

  • B.

    Deve-se fazer uma avaliação tanto do ensino quanto da aprendizagem, utilizando-se estratégias de auto-avaliação (de cada aluno), de co-avaliação (nas equipes) e de heteroavaliação (avaliação uns dos outros). Na fase de proposição de novos problemas, as questões pendentes podem se constituir em um ponto de partida para um novo ciclo de ensino e aprendizagem e fonte de seleção de centros de interesse. Na avaliação final, deve-se trazer informações sobre aquilo que foi mais recorrente e sobre a necessidade, se for o caso, de se adotarem medidas corretivas no processo educativo.

  • C.

    Fazer um diagnóstico das atitudes, concepções prévias que os alunos têm em relação ao tema trânsito. Elaborar plano de atividades em torno dos principais interesses identificados pelo professor sobre o tema, problematizando-os. O plano de atividades, suas estratégias e recursos, deve ser construído pelo professor, considerando sua vivência e experiência na área. Os conceitos, previamente definidos pelo professor, deverão ser trabalhados em sala de aula de forma significativa para os alunos". Desenvolver o plano de atividades, a partir do qual o professor busca e repassa informações a serem trabalhadas pelos alunos.

  • D.

    Elaborar conclusões. Depois de realizar as atividades, os alunos deverão apresentar as respostas que obtiveram, as conclusões. Aqui também o papel do professor é fundamental para recompilar o que foi aprendido, verificar o que se sabe e o que ainda resta saber. Na etapa de comunicação e apresentação, o aluno comunica e divulga suas conclusões, responsabilizando-se pelo aprendido. Aqui ele tem a oportunidade de envolver-se como "agente educativo", redigindo, expressando e divulgando suas conclusões entre a comunidade mais próxima e mais ampla.

A ultrapassagem de um veículo em movimento poderá ser realizada pela direita, obedecida a sinalização regulamentar, desde que o veículo a ser ultrapassado

  • A.

    estiver circulando com velocidade abaixo da mínima estabelecida.

  • B.

    for um caminhão.

  • C.

    estiver sinalizando o propósito de entrar à esquerda.

  • D.

    for um ônibus.

  • E.

    for um veículo de duas ou três rodas.

O conceito de município e sua valorização presente na concepção de municipalização para o trânsito estão ligados ao movimento de descentralização e de globalização verificado nos últimos tempos nas políticas governamentais. O local, cheio de singularidades, com seu conteúdo social como espaço de confrontos, diferenças e conflitos, opõe-se ao pensamento homogêneo e unificador da globalização. Para Ana Carlos (1994) "só é possível entendermos o mundo moderno a partir do lugar, enquanto localidade, pois é ali que se dá a unidade da vida social. O lugar guarda em si, e não fora dele, seu significado e as dimensões do movimento da história em constituição enquanto movimento, trânsito da vida." A partir de uma reflexão sobre o conteúdo do texto, é CORRETO afirmar:

  • A.

    As idéias contidas no texto estão de acordo com o Programa Nacional de Educação para Cidadania no Trânsito.

  • B.

    As idéias contidas no texto não estão presentes no Programa Nacional de Educação para a Cidadania no Trânsito.

  • C.

    O trânsito não deve ser trabalhado com uma visão local e sim global, considerando a grande possibilidade dos indivíduos de transportarem-se de um lugar para o outro.

  • D.

    Considerando o processo de globalização do transporte, caberá ao Estado e não aos Municípios, o planejamento, a organização, o controle e a fiscalização do trânsito.

Durante o período noturno, quando o veículo estiver parado para fins de carga ou descarga de mercadorias, o condutor deve manter acesas as luzes

  • A.

    dos faróis altos do veículo, nas vias sem iluminação pública.

  • B.

    dos faróis altos do veículo, nas vias com iluminação pública.

  • C.

    dos faróis baixos do veículo.

  • D.

    de emergência (pisca-alerta) do veículo.

  • E.

    de posição do veículo.

Referente à conceituação de trânsito a ser enfocada em projetos educativos, todas as afirmativas estão corretas, EXCETO:

  • A.

    O estudo do trânsito deve ser visto como uma oportunidade de desenvolver noções de direitos e deveres, de ética e de moralidade.

  • B.

    Trânsito deve ser trabalhado considerando vias, veículos, placas de sinalização e semáforos, entre outros, evidenciando com isso o seu significado predominantemente urbano.

  • C.

    Trânsito deve ter a pessoa humana como centro de referência de todo o processo de desenvolvimento da ciência e da técnica.

  • D.

    Trânsito deve ser enfocado como um espaço de manifestação de condutas, valores, convivência social e comunicação.

A velocidade mínima para um automóvel em uma via rural, respeitando as condições operacionais de trânsito, não poderá ser inferior

  • A.

    à metade da velocidade máxima estabelecida.

  • B.

    à metade da velocidade máxima estabelecida, no caso de rodovias e a dois terços da velocidade máxima estabelecida no caso de estradas.

  • C.

    à três quartos da velocidade máxima estabelecida para os caminhões.

  • D.

    a dois terços da velocidade máxima estabelecida.

  • E.

    a três quartos da velocidade máxima estabelecida no caso de rodovias, e a dois terços da velocidade máxima estabelecida no caso de estradas.

A mobilidade e a acessibilidade com segurança e qualidade ambiental devem ser garantidas a toda a população. As afirmações abaixo estão de acordo com esta diretriz, EXCETO:

  • A.

    Priorizar a mobilidade e acessibilidade das pessoas, considerando os usuários mais frágeis do trânsito, como: crianças, idosos, pessoas com deficiências e portadores de necessidades especiais.

  • B.

    Estimular a previsão na legislação municipal, estadual e federal de mecanismos que exijam a construção, manutenção e melhoria de calçadas e passeios.

  • C.

    Promover a circulação de veículos de aluguel destinados ao transporte de passageiros, liberando-os da autorização do poder público concedente, desde que haja aumento da demanda de usuários além da capacidade operacional do sistema de transporte.

  • D.

    Promover nos projetos de empreendimentos, em especial naqueles considerados pólos geradores de tráfego, a inclusão de medidas de segurança e sinalização de trânsito, incentivando que os planos diretores municipais prevejam mecanismos que minimizem os efeitos negativos decorrentes, inclusive com ônus ao empreendedor, quando couber.

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