Questões de Trânsito e Serviço de Transporte

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Quantos dias após a divulgação do resultado do exame escrito sobre legislação de trânsito ou de direção veicular o candidato poderá repetir o exame, no caso de reprovação?

  • A. 5 (cinco)
  • B. 10 (dez)
  • C. 15 (quinze)
  • D. 20 (vinte)
  • E. 30 (trinta)

A estrutura de custos da provisão de infra-estruturas de transporte apresenta, em geral, custos médios de longo prazo decrescentes com o aumento da capacidade de atendimento. Logo, a provisão de infra-estruturas:

  • A. apresenta custos marginais crescentes;
  • B. recai em deseconomias de escopo;
  • C. deve ser feita pelo Estado;
  • D. registra economias de escala;
  • E. é essencialmente competitiva.

É normalmente aceito o pressuposto de que os custos médios anuais de operação e manutenção de veículos crescem com o tempo de uso. Por outro lado, é sabido que o custo anual médio devido à imobilização de capital se reduz quando aumenta o prazo de utilização do veículo. Admitindo que o veículo opera em situação de mercado competitivo, em que o preço dos serviços independe da idade do veículo envolvido na produção, então um operador maximizador de lucros substituiria seus veículos quando:

  • A. tivessem atingido uma idade igual à vida útil definida para fins de cálculo da depreciação;
  • B. já não apresentassem as mínimas condições de circulação e produção de serviço;
  • C. a taxa de crescimento dos custos anuais de manutenção e operação superasse a de decrescimento dos custos de imobilização de capital;
  • D. atingissem o prazo de utilização para o qual é mínima a soma dos custos médios anuais de operação, manutenção e imobilização de capital;
  • E. os custos anuais de manutenção e operação igualassem os de depreciação.

O financiamento dos serviços de transporte público e remunerado de pessoas, por via rodoviária, é garantido no Brasil por meio de cálculo de tarifas com base no conceito de:

  • A. custo marginal;
  • B. custo médio;
  • C. propensão a pagar;
  • D. passageiro-equivalente;
  • E. diferenciação de preços.

Tradicionalmente, a dotação de infra-estruturas de transporte mais eficientes é vista como um fator fundamental para o desenvolvimento econômico regional, principalmente quando a região em questão:

  • A. já apresenta índices de atividade econômica relativamente elevados em comparação com as demais regiões do país;
  • B. está em um nível de desenvolvimento relativamente baixo em face da economia nacional;
  • C. registra um mercado relativamente pequeno quando comparado à média das regiões do país;
  • D. tem sua base econômica fortemente vinculada a produtos exportáveis com grandes vantagens locacionais;
  • E. não apresenta condições institucionais e políticas satisfatórias para a atração de investimentos.

A tabela abaixo mostra o valor total dos insumos e do produto de cinco empresas concessionárias de serviços de transporte, para um dado período de tempo.

Considerando que a produção registra retornos constantes de escala, a empresa mais eficiente do grupo é a:

  • A. I;
  • B. II;
  • C. III;
  • D. IV;
  • E. V.

Se o modelo usado para a tarifação de serviços concedidos seguir o princípio da cobertura plena dos custos e mais a garantia de uma dada taxa de retorno sobre o capital imobilizado, então:

  • A. haverá uma tendência de o concessionário investir excessivamente;
  • B. o regulador estará estimulando o uso eficiente da relação capital/trabalho;
  • C. o concessionário não terá qualquer vantagem em acelerar a substituição de ativos imobilizados;
  • D. o regulador não terá qualquer necessidade em acompanhar a evolução dos custos de produção;
  • E. o cálculo da depreciação se fará forçosamente pelo método exponencial.

- Suponha que as tarifas de uma linha de transporte rodoviário interestadual de passageiros, com um único permissionário, sejam reajustadas periodicamente por um fator I – X, onde I é um índice de preços dos insumos da produção dos serviços e X uma avaliação a priori do potencial de aumento de produtividade na produção dos serviços da linha. Nesse caso, ao longo do prazo de contrato, o valor nominal da tarifa:

  • A. crescerá quando for detectada, no período, variação positiva nos preços dos insumos de produção;
  • B. se reduzirá sempre que X for positivo;
  • C. crescerá quando a inflação na economia nacional for maior que a inflação dos custos de produção do serviço;
  • D. se reduzirá quando os custos de produção dos serviços crescerem menos que o valor definido para o aumento potencial de produtividade;
  • E. crescerá quando houver ganhos de produtividade maiores que a variação dos preços na economia nacional.

Um corredor de transporte de mercadorias apresenta alternativas ferroviária e rodoviária para a ligação entre origem e destino das cargas. Se os trechos de ferrovia e rodovia são trechos concedidos, o grau de efetiva competição intermodal:

  • A. independerá da estrutura de mercado dos serviços de transporte rodoviário de cargas;
  • B. será potencialmente mais intenso quanto mais as mercadorias transportadas forem de baixa relação preço/volume;
  • C. não guardará relação com a quantidade de automóveis privados atraídos pela rodovia;
  • D. dependerá, entre outros fatores, da extensão dos trechos e do grau de fracionamento potencial das cargas;
  • E. será intenso mesmo que as sociedades concessionárias integrem o mesmo grupo econômico.

Parte significativa dos subsetores da indústria de serviços de transporte pode ser caracterizada como uma atividade econômica multi-produto com potencialidade para gerar economias de escopo. Em geral, isso ocorre porque:

  • A. há geração de economias de escala na produção de cada um dos serviços considerados;
  • B. a taxa de substituição dos serviços considerados é elevada;
  • C. custos fixos de produção podem ser compartilhados por dois ou mais tipos de serviço;
  • D. as funções de custo de produção dos distintos produtos, tomadas em separado, são minimizadas para as mesmas quantidades de produto;
  • E. é possível transferir receita auferida no serviço de maior elasticidade-preço da demanda para os demais.
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