Questões de Trânsito e Serviço de Transporte

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Considere a figura abaixo.

Os veículos A e B aproximam-se de um cruzamento urbano, sem sinalização. Neste caso, para evitar acidentes, o Código de Trânsito Brasileiro estabelece que tem direito de passagem o veículo

  • A.

    B, pois está à esquerda do veículo A.

  • B.

    A, pois está à direita do veículo B.

  • C.

    B, pois vem da rua mais estreita.

  • D.

    A, pois vem da rua mais larga.

  • E.

    B, pois tem menor visão.

Objetivando promover o exercício da cidadania, a participação e a comunicação com a sociedade, no desenvolvimento de programas de educação para o trânsito, o técnico de educação deverá ter como diretrizes, EXCETO:

  • A.

    Divulgar e disponibilizar à sociedade estudos técnicos, estatísticas, normas e legislação.

  • B.

    Estimular a participação da sociedade em movimentos voltados para a segurança e à cidadania no trânsito.

  • C.

    Promover a sensibilização da opinião pública para o tema trânsito, através da mobilização dos meios de comunicação social.

  • D.

    Estimular a utilização de situações condenadas pela legislação de trânsito, desde que atendam às expectativas da população.

A ilustração mostra um veículo de pequeno porte, efetuando uma manobra.

  • A.

    maior porte sempre serão responsáveis pelos de menor porte, em qualquer situação de trânsito.

  • B.

    maior porte sempre serão responsáveis pelos de menor porte, somente quando estiverem nas rodovias.

  • C.

    menor porte serão responsáveis pelos de maior porte, quando estiverem apenas circulando em rodovias.

  • D.

    menor porte serão responsáveis pelos de maior porte, por causa de suas características.

  • E.

    maior porte ou de menor porte não terão responsabilidade solidária, cabendo essa função, à autoridade competente pelo trânsito local.

Com relação à integração dos municípios ao Sistema Nacional de Trânsito, de acordo com o Plano Nacional de Trânsito, é correto afirmar, EXCETO:

  • A.

    O atendimento a algumas exigências é condição indispensável à integração de cada município ao Sistema Nacional de Trânsito. Tais exigências estão expressas no Código do Trânsito Brasileiro, artigos 24 e 333, e em Resolução do CONTRAN.

  • B.

    A integração do município ao Sistema Nacional de Trânsito depende de seu tamanho, sua receita e seu quadro de pessoal. É exigida a criação do órgão de trânsito e do Conselho Nacional de Trânsito, ao qual cabe julgar os recursos interpostos pelos presumidos infratores.

  • C.

    É necessário ter-se em mente a relação biunívoca do uso do solo com o trânsito e o transporte, pois cada edificação gera uma necessidade diferente de deslocamento, que deve ser atendida e, por outro lado, a movimentação de veículos, pessoas e animais interferem na implantação e utilização das edificações.

  • D.

    Para implantação das orientações legais relativas à municipalização do trânsito, torna-se importante validar e implantar princípios e modelos alternativos para estruturação e organização dos sistemas locais, passíveis de adequação às diferentes realidades da administração municipal no Brasil e viabilizar apoio técnico-legal e administrativo aos municípios que buscam engajar-se nesse movimento de mudança.

Numa rotatória, a preferência de passagem é do veículo

 

  • A.

    que estiver desenvolvendo maior velocidade.

  • B.

    que se aproximar pela direita.

  • C.

    que chegar primeiro.

  • D.

    de maior porte.

  • E.

    que estiver circulando por ela.

De acordo com o texto da Política Nacional de Trânsito, podemos afirmar em relação à educação para o trânsito, EXCETO:

  • A.

    A educação para o trânsito ensinada nas escolas da rede pública e privada pressupõe a utilização de metodologia previamente definida pelo Ministério da Educação – MEC, a fim de padronizar as informações a serem recebidas pelos alunos.

  • B.

    A educação inclui a percepção da realidade e a adaptação, assimilação e incorporação de novos hábitos e atitudes frente ao trânsito – enfatizando a co-responsabilidade governo e sociedade, em busca da segurança e do bem-estar.

  • C.

    A educação tem como mola mestra a disseminação de informações e a participação da população na resolução de problemas, principalmente quando da implantação de mudanças, e só é considerada eficaz na medida em que a população alvo se conscientiza do seu papel como protagonista no trânsito e modifica comportamentos indevidos.

  • D.

    A educação para o trânsito ultrapassa a mera transmissão de informações. Tem como foco o ser humano, e trabalha a possibilidade de mudança de valores comportamentos e atitudes. Não se limita a eventos esporádicos e não permite ações descoordenadas.

A Política Nacional de Trânsito busca atingir cinco grandes objetivos, priorizados em razão de seus significados para a sociedade e para o cidadão brasileiro e de seus efeitos multiplicadores, em consonância com as demais políticas públicas. São objetivos da PNT, EXCETO:

  • A.

    Priorizar a preservação da vida, da saúde e do meio ambiente, visando à redução do número de vítimas, dos índices e da gravidade dos acidentes de trânsito e da emissão de poluentes e ruídos.

  • B.

    Estimular a mobilidade e a acessibilidade a todos os cidadãos, propiciando as condições necessárias para sua locomoção no espaço público, de forma a assegurar plenamente o direito constitucional de ir e vir.

  • C.

    Promover o exercício da cidadania, incentivando o protagonismo da sociedade com sua participação nas discussões dos problemas e das soluções, em prol da consecução de um comportamento coletivo seguro, respeitoso e não agressivo no trânsito.

  • D.

    Padronizar a atuação dos municípios, na área de segurança e educação para o trânsito, definindo estratégias básicas, para que ocorra maior controle por parte do Conselho Nacional de Trânsito das ações a serem desenvolvidas.

Contagens classificatórias de tráfego são:

  • A.

    aquelas que discriminam dois ou mais tipos de veículos que trafegam sobre a via;

  • B.

    contagens horárias para fins de classificação das rodovias;

  • C.

    contagens veiculares que classificam os períodos dos dias para determinação dos picos da manhã e da tarde;

  • D.

    procedimentos contábeis para fins de levantamento de receitas de pedágio por classe de veículo;

  • E.

    levantamentos volumétricos ponderados pelos fatores de equivalência veiculares.

Para facilitar providências de atendimento a acidentados, é importante que o socorrista forneça as informações seguintes:

  • A.

    comércio lindeiro, veículos envolvidos e largura da via

  • B.

    largura da via, local do acidente e tipo de pavimentação

  • C.

    tipo de pavimentação, veículos envolvidos e largura da via

  • D.

    local do acidente, veículos envolvidos e número de vítimas

  • E.

    número de vítimas, tipo de pavimentação e comércio lindeiro

Em caso de acidente no trânsito, a primeira atitude do socorrista deve ser:

  • A.

    examinar as vítimas

  • B.

    estancar a hemorragia

  • C.

    chamar outros voluntários

  • D.

    verificar sinais respiratórios

  • E.

    sinalizar o local do acidente

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