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Trânsito e Serviço de Transporte - Normas gerais de circulação e conduta - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2005
Considere a figura abaixo.
Os veículos A e B aproximam-se de um cruzamento urbano, sem sinalização. Neste caso, para evitar acidentes, o Código de Trânsito Brasileiro estabelece que tem direito de passagem o veículo
B, pois está à esquerda do veículo A.
A, pois está à direita do veículo B.
B, pois vem da rua mais estreita.
A, pois vem da rua mais larga.
B, pois tem menor visão.
Trânsito e Serviço de Transporte - Sistema Nacional de Trânsito - SNT - Fundação Mariana Resende Costa (FUMARC) - 2005
Objetivando promover o exercício da cidadania, a participação e a comunicação com a sociedade, no desenvolvimento de programas de educação para o trânsito, o técnico de educação deverá ter como diretrizes, EXCETO:
Divulgar e disponibilizar à sociedade estudos técnicos, estatísticas, normas e legislação.
Estimular a participação da sociedade em movimentos voltados para a segurança e à cidadania no trânsito.
Promover a sensibilização da opinião pública para o tema trânsito, através da mobilização dos meios de comunicação social.
Estimular a utilização de situações condenadas pela legislação de trânsito, desde que atendam às expectativas da população.
Trânsito e Serviço de Transporte - Normas gerais de circulação e conduta - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2005
A ilustração mostra um veículo de pequeno porte, efetuando uma manobra.
maior porte sempre serão responsáveis pelos de menor porte, em qualquer situação de trânsito.
maior porte sempre serão responsáveis pelos de menor porte, somente quando estiverem nas rodovias.
menor porte serão responsáveis pelos de maior porte, quando estiverem apenas circulando em rodovias.
menor porte serão responsáveis pelos de maior porte, por causa de suas características.
maior porte ou de menor porte não terão responsabilidade solidária, cabendo essa função, à autoridade competente pelo trânsito local.
Trânsito e Serviço de Transporte - Sistema Nacional de Trânsito - SNT - Fundação Mariana Resende Costa (FUMARC) - 2005
Com relação à integração dos municípios ao Sistema Nacional de Trânsito, de acordo com o Plano Nacional de Trânsito, é correto afirmar, EXCETO:
O atendimento a algumas exigências é condição indispensável à integração de cada município ao Sistema Nacional de Trânsito. Tais exigências estão expressas no Código do Trânsito Brasileiro, artigos 24 e 333, e em Resolução do CONTRAN.
A integração do município ao Sistema Nacional de Trânsito depende de seu tamanho, sua receita e seu quadro de pessoal. É exigida a criação do órgão de trânsito e do Conselho Nacional de Trânsito, ao qual cabe julgar os recursos interpostos pelos presumidos infratores.
É necessário ter-se em mente a relação biunívoca do uso do solo com o trânsito e o transporte, pois cada edificação gera uma necessidade diferente de deslocamento, que deve ser atendida e, por outro lado, a movimentação de veículos, pessoas e animais interferem na implantação e utilização das edificações.
Para implantação das orientações legais relativas à municipalização do trânsito, torna-se importante validar e implantar princípios e modelos alternativos para estruturação e organização dos sistemas locais, passíveis de adequação às diferentes realidades da administração municipal no Brasil e viabilizar apoio técnico-legal e administrativo aos municípios que buscam engajar-se nesse movimento de mudança.
Trânsito e Serviço de Transporte - Normas gerais de circulação e conduta - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2005
Numa rotatória, a preferência de passagem é do veículo
que estiver desenvolvendo maior velocidade.
que se aproximar pela direita.
que chegar primeiro.
de maior porte.
que estiver circulando por ela.
Trânsito e Serviço de Transporte - Sistema Nacional de Trânsito - SNT - Fundação Mariana Resende Costa (FUMARC) - 2005
De acordo com o texto da Política Nacional de Trânsito, podemos afirmar em relação à educação para o trânsito, EXCETO:
A educação para o trânsito ensinada nas escolas da rede pública e privada pressupõe a utilização de metodologia previamente definida pelo Ministério da Educação – MEC, a fim de padronizar as informações a serem recebidas pelos alunos.
A educação inclui a percepção da realidade e a adaptação, assimilação e incorporação de novos hábitos e atitudes frente ao trânsito – enfatizando a co-responsabilidade governo e sociedade, em busca da segurança e do bem-estar.
A educação tem como mola mestra a disseminação de informações e a participação da população na resolução de problemas, principalmente quando da implantação de mudanças, e só é considerada eficaz na medida em que a população alvo se conscientiza do seu papel como protagonista no trânsito e modifica comportamentos indevidos.
A educação para o trânsito ultrapassa a mera transmissão de informações. Tem como foco o ser humano, e trabalha a possibilidade de mudança de valores comportamentos e atitudes. Não se limita a eventos esporádicos e não permite ações descoordenadas.
Trânsito e Serviço de Transporte - Sistema Nacional de Trânsito - SNT - Fundação Mariana Resende Costa (FUMARC) - 2005
A Política Nacional de Trânsito busca atingir cinco grandes objetivos, priorizados em razão de seus significados para a sociedade e para o cidadão brasileiro e de seus efeitos multiplicadores, em consonância com as demais políticas públicas. São objetivos da PNT, EXCETO:
Priorizar a preservação da vida, da saúde e do meio ambiente, visando à redução do número de vítimas, dos índices e da gravidade dos acidentes de trânsito e da emissão de poluentes e ruídos.
Estimular a mobilidade e a acessibilidade a todos os cidadãos, propiciando as condições necessárias para sua locomoção no espaço público, de forma a assegurar plenamente o direito constitucional de ir e vir.
Promover o exercício da cidadania, incentivando o protagonismo da sociedade com sua participação nas discussões dos problemas e das soluções, em prol da consecução de um comportamento coletivo seguro, respeitoso e não agressivo no trânsito.
Padronizar a atuação dos municípios, na área de segurança e educação para o trânsito, definindo estratégias básicas, para que ocorra maior controle por parte do Conselho Nacional de Trânsito das ações a serem desenvolvidas.
Trânsito e Serviço de Transporte - Normas gerais de circulação e conduta - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2005
Contagens classificatórias de tráfego são:
aquelas que discriminam dois ou mais tipos de veículos que trafegam sobre a via;
contagens horárias para fins de classificação das rodovias;
contagens veiculares que classificam os períodos dos dias para determinação dos picos da manhã e da tarde;
procedimentos contábeis para fins de levantamento de receitas de pedágio por classe de veículo;
levantamentos volumétricos ponderados pelos fatores de equivalência veiculares.
Trânsito e Serviço de Transporte - Normas gerais de circulação e conduta - Fundação José Pelúcio Ferreira (FJPF) - 2005
Para facilitar providências de atendimento a acidentados, é importante que o socorrista forneça as informações seguintes:
comércio lindeiro, veículos envolvidos e largura da via
largura da via, local do acidente e tipo de pavimentação
tipo de pavimentação, veículos envolvidos e largura da via
local do acidente, veículos envolvidos e número de vítimas
número de vítimas, tipo de pavimentação e comércio lindeiro
Trânsito e Serviço de Transporte - Normas gerais de circulação e conduta - Fundação José Pelúcio Ferreira (FJPF) - 2005
Em caso de acidente no trânsito, a primeira atitude do socorrista deve ser:
examinar as vítimas
estancar a hemorragia
chamar outros voluntários
verificar sinais respiratórios
sinalizar o local do acidente
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