Questões de Trânsito e Serviço de Transporte

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Nos segmentos onde não há proibição de ultrapassagem para o sentido de tráfego em questão, a correta disposição de cores dos balizadores em pista simples, com uma faixa por sentido, é:

  • A. lado direito da pista: cor amarela;lado esquerdo da pista: cor branca;
  • B. lado direito da pista: cor branca; lado esquerdo da pista: cor amarela;
  • C. lado direito da pista: cor amarela; lado esquerdo da pista: cor vermelha;
  • D. lado direito da pista: cor branca; lado esquerdo da pista: cor vermelha;
  • E. lado direito da pista: cor vermelha; lado esquerdo da pista: cor branca.

A parte da identificação de um pneu "195/70" significa, respectivamente,

  • A.

    altura em milímetros e largura em milímetros.

  • B.

    largura nominal em milímetros e porcentagem da largura nominal.

  • C.

    altura em milímetros e porcentagem da largura nominal.

  • D.

    porcentagem da largura nominal e altura em milímetros.

  • E.

    porcentagem da altura nominal e altura em milímetros.

Considere as definições abaixo, de uso corrente em avaliação de desempenho:

(I) capacidade da firma em alcançar o produto máximo, dado um conjunto de insumos;

(II) medida do grau com que uma firma otimiza o tamanho de suas operações;

(III) capacidade da firma em produzir um volume particular de produto, a custo mínimo, dado o vetor de preço dos insumos.

As definições I, II e III correspondem, respectivamente, aos conceitos de:

  • A. eficiência alocativa nos insumos; eficiências de escopo; eficiência técnica;
  • B. eficiência de escala; eficiência organizacional da produção; eficiência na definição do mix de produtos;
  • C. eficiência tecnológica; eficiência em custo; eficiência na definição do mix de insumos;
  • D. eficiência produtiva; eficiência operacional; eficiência em custo;
  • E. eficiência técnica; eficiência de escala; eficiência em custo.

A diferença fundamental entre as técnicas de preferência revelada (PR) e de preferência declarada (PD) reside no fato de que:

  • A. as primeiras analisam a opção do usuário em função de variáveis de interesse e níveis de atributos definidos no experimento, enquanto as últimas dependem de uma enumeração das relações causais que explicam a decisão;
  • B. enquanto as técnicas de PR se baseiam em opções ou respostas efetivamente exercidas pelo usuário, as de PD se baseiam em informações dos entrevistados sobre como decidiriam em uma situação hipotética;
  • C. em estudos de PR, diferentemente dos de PD, há sempre a possibilidade de que o usuário entrevistado não tenha condições efetivas de tomar, na prática, a decisão entre as alternativas;
  • D. as técnicas de PR, distintamente das de PD, permitem lidar com uma gama de variáveis que não podem ser objetivamente aferidas, tais como nível de conforto ou percepção de segurança;
  • E. as técnicas de PR possibilitam a realização de estudos com tamanhos de amostras bem menores do que os que são requeridos na realização de estudos de PD.

Condenado à penalidade de suspensão da permissão para dirigir, o réu deverá entregar a carteira de habilitação à autoridade no seguinte prazo:

  • A.

    24 horas

  • B.

    48 horas

  • C.

    72 horas

  • D.

    uma semana

  • E.

    trinta dias

O tema trânsito é da maior relevância para nossa sociedade. Podemos justificar a sua inserção no currículo das escolas, tendo em vista os seguintes aspectos, EXCETO:

  • A.

    Trânsito tem um vínculo direto e imediato com o dia-a-dia do aluno.

  • B.

    Trata-se de um fenômeno humano que sempre foi vital para a sobrevivência da nossa espécie.

  • C.

    Passa a ser significativo a partir da modernização dos veículos e do conseqüente aumento de acidentes.

  • D.

    O trânsito tem condicionado a forma como as pessoas se comunicam, como organizam suas vidas e constroem suas culturas.

O Índice de Herfindahl-Hirschmann (IHH) avalia o grau de concentração econômica pelo somatório dos quadrados das parcelas de mercado absorvidas por cada uma das empresas presentes. Se o número de empresas que disputam o mercado é n, então o inverso do IHH pode assumir valores:

  • A. entre 1 (concentração máxima) e n (concentração mínima) e pode ser interpretado como o número máximo de empresas que o mercado pode suportar nos vigentes padrões de tecnologia e demanda;
  • B. entre 1 (concentração máxima) e n (concentração mínima) e pode ser interpretado como o número efetivo de competidores no mercado;
  • C. entre n (concentração mínima) e n2 (concentração máxima) e pode ser interpretado como o número de conflitos competitivos entre as firmas presentes no mercado;
  • D. entre zero (concentração nula) e 1 (concentração máxima) e pode ser interpretado como a taxa em que os preços praticados excedem o custo marginal;
  • E. entre 1/n (concentração mínima) e 1 (concentração máxima) e pode ser interpretado como um indicador do tamanho ótimo relativo das empresas no mercado em questão.

O financiamento dos serviços de transporte público interestadual de pessoas, por via rodoviária, é garantido no Brasil por meio de cálculo de tarifas com base em uma planilha de custos-padrão por assento-quilômetro oferecido e um coeficiente de ocupação médio admitido para toda a rede de serviços. Assim, se o critério de escolha do vencedor das licitações pelo direito de operar uma determinada linha for o máximo valor proposto pela outorga do serviço, as fontes de recursos disponíveis para que o permissionário honre os pagamentos ao Poder Concedente são provenientes de excedentes de eficiência relativos a:

  • A. custos-padrão e captação de passageiros;
  • B. custos-padrão e dimensão de veículos;
  • C. freqüência de serviço e dimensão de veículos;
  • D. captação de passageiros e tempos de ciclo;
  • E. tempos de ciclo e economias de escopo.

Quando um monopólio natural "forte" regulamentado tem seus preços fixados como iguais ao custo marginal, ocorre:

  • A. uma situação de lucro acima do normal;
  • B. abuso do poder de monopólio;
  • C. captura regulatória;
  • D. exploração dos consumidores;
  • E. déficit financeiro da operação.

A fragmentação vertical da indústria de serviços de transporte ferroviário, separando a provisão de infra-estrutura da produção do serviço, resulta:

  • A. em maiores incidências potenciais de economia de escala na produção do serviço;
  • B. na redução dos custos de transação na indústria;
  • C. em aumento do grau de concentração industrial na atividade;
  • D. em maior contestabilidade no mercado de serviços de transporte;
  • E. na necessidade de subsidiar o provedor de infra-estruturas.
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