Questões de Trânsito e Serviço de Transporte

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O trilho assentado ou perfil de aço laminado que se assenta paralelamente a uma ou duas fiadas de trilhos de uma via férrea, no interior e, em certos casos, também no exterior da mesma, para proteger a fiada de trilhos contra danos provocados por veículo rodoviário nas passagens de nível, se chama:

  • A.

    gola;

  • B.

    contra-trilho;

  • C.

    guarda-trilho;

  • D.

    mata-burro;

  • E.

    semi-barreira.

Nos veículos mais atualizados, o carburador e o distribuidor vêm sendo substituídos pelo seguinte conjunto:

  • A.

    disco e platô

  • B.

    injeção e ignição eletrônicas

  • C.

    distribuidor e bobina elétricos

  • D.

    mangueira e radiador pressurizados

  • E.

    embreagem hidráulica e transmissão

A ausência de registrador gráfico ou equipamento similar no veículo de transporte rodoviário de passageiros é:

  • A. vedada;
  • B. tolerada;
  • C. admitida;
  • D. ignorada;
  • E. incentivada.

Na mecânica automobilística, a finalidade dos filtros é a seguinte:

  • A.

    aumentar o fluxo

  • B.

    limitar o excesso

  • C.

    reter as impurezas

  • D.

    controlar a pressão

  • E.

    baixar a temperatura

A frota mínima de veículos, com capacidade para 50 passageiros cada, a ser alocada para o serviço de uma linha rodoviária regular de passageiros com uma demanda média diária de 100 passageiros, cujo tempo de ciclo (volta completa) dura dois dias, é:

  • A. 1 veículo;
  • B. 2 veículos;
  • C. 4 veículos;
  • D. 5 veículos;
  • E. 10 veículos.

O serviço de carro-leito, com ou sem ar condicionado, e o serviço executivo são considerados serviços:

  • A. preferenciais;
  • B. especiais;
  • C. suplementares;
  • D. acessórios;
  • E. diferenciados.

O índice de cumprimento da programação de transporte serve para evidenciar a qualidade:

  • A. dos serviços de manutenção da frota;
  • B. da gestão da demanda e da frota;
  • C. dos processos de delegação da permissão;
  • D. do treinamento do pessoal de operação;
  • E. do sistema de comunicação para o despacho.

O indicador de milhares de quilômetros percorridos em média entre a ocorrência de duas falhas sucessivas nos veículos de uma frota é conhecido pela sigla:

  • A. MTBF
  • B. MQBF
  • C. MKMF
  • D. MKBF
  • E. MHBF

O IPK de uma linha de transporte rodoviário de passageiros, com freqüência de 50 partidas mensais e 100 km de extensão, que tenha transportado 5.000 passageiros em um determinado mês foi:

  • A. 1
  • B. 2.500
  • C. 5.000
  • D. 10.000
  • E. 25.000.000

O valor da tarifa de uma linha regular de passageiros, com 100 km de extensão e coeficiente tarifário calculado pela planilha de custos igual a 0,10, é:

  • A. R$ 9,00;
  • B. R$ 9,90;
  • C. R$ 10,00;
  • D. R$ 10,10;
  • E. R$ 11,00.
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