Questões de Trânsito e Serviço de Transporte

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A variação ponderada dos índices de custo ou preços relativos aos principais componentes de custo relativos à formação da tarifa contratual acarreta:

  • A. a diferenciação da tarifa;
  • B. a modulação da tarifa;
  • C. o realinhamento de preços;
  • D. a revisão da tarifa;
  • E. o reajuste da tarifa.

O peso bruto por eixo isolado para veículos que transitem por vias terrestres em território nacional é:

  • A. 45,0 toneladas;
  • B. 25,5 toneladas;
  • C. 15,0 toneladas;
  • D. 13,5 toneladas;
  • E. 10,0 toneladas.

Assinale a alternativa que completa correta e respectivamente as lacunas da sentença apresentada a seguir:

"De uma maneira geral, os bueiros são projetados para vazões correspondentes a um tempo de recorrência variando de dez a _______ anos. No caso de bueiros tubulares é usual, por razões econômicas, fazer-se o cálculo supondo-se que o bueiro trabalha _____ sobrecarga na entrada, com uma lâmina d'água na entrada menor ou igual a 1,2 vezes o diâmetro do bueiro, para vazões correspondentes a um tempo de recorrência de _______ anos, efetuando-se depois uma verificação para vazões correspondentes a um tempo de recorrência de _____ anos onde então se tolera uma sobrecarga máxima na entrada menor do que ____ vezes o diâmetro do tubo".

  • A. 50; sem; 10; 25; duas;
  • B. 100; sem; 25; 50; duas;
  • C. 50; com; 10; 25; quatro;
  • D. 100; sem; 10; 25; quatro;
  • E. 50; com; 25; 50; duas.

Infra-estruturas de transporte são bens públicos sempre que:

  • A. tenham sido financiadas por meio de recursos públicos, mesmo que operadas pelo setor privado;
  • B. sejam de uso tarifado e não apresentem congestionamento;
  • C. sejam de uso não-tarifado e estejam congestionadas;
  • D. não estejam congestionadas e sejam de uso não-tarifado;
  • E. estejam congestionadas e sejam de uso tarifado.

"Veículo misto caracterizado pela versatilidade de seu uso, inclusive fora de estrada". Essa definição se refere ao seguinte tipo de veículo:

  • A.

    motoneta

  • B.

    camioneta

  • C.

    u t i l i t á r i o

  • D.

    conjugado

  • E.

    caminhonete

Para transpor um trecho de rodovia alagado à sua frente o condutor deve

  • A.

    engatar a primeira marcha, manter o carro acelerado e regular a velocidade com a embreagem.

  • B.

    acelerar fundo e ao chegar ao trecho alagado colocar o câmbio em ponto morto.

  • C.

    acelerar fundo e entrar no trecho alagado em alta velocidade.

  • D.

    reduzir para a segunda marcha e entrar no trecho alagado em alta velocidade.

  • E.

    entrar no trecho alagado com o carro acelerado, colocar o câmbio em ponto morto e em seguida frear bruscamente.

Considerando o comportamento humano no trânsito, é correto afirmar, EXCETO:

  • A.

    O ato de dirigir ou transitar por uma via não exige tanto de um motorista ou pedestre experiente. O fato de possuir maior tempo de vivência e prática faz com que se tornem mais independentes de seu estado psíquico e biológico. No caso específico do motorista com mais de 30 anos de direção, sua experiência permite que, em situação corriqueira como parar o veículo diante de um sinal vermelho, possa se eximir de calcular a velocidade do carro e a distância ao ponto de parada.

  • B.

    Uma descarga forte de ansiedade pode provocar problemas de memória e o motorista ou pedestre pode ficar sem saber como reagir frente a uma situação; pode provocar distorções da atenção, deslocando o foco e levando a distrações; objetos ou situações podem ser percebidos como próximos ou distantes, rápidos ou lentos demais, diferentemente do que de fato são.

  • C.

    A dificuldade de concentração, a irritabilidade e a fadiga podem influenciar negativamente na tomada de decisão, que é outro aspecto relevante ao ato de dirigir, pois é o elo entre o que está acontecendo no ambiente (sinalização, pedestre, outros veículos, condições das vias, etc.) e as ações compatíveis com esse ambiente que devem ser realizadas.

  • D.

    A auto-percepção relaciona-se com a maneira como cada indivíduo se concebe como motorista. Dessa forma, um indivíduo que se considera mau motorista poderá agir timidamente no trânsito, até mesmo na hora de tomar decisões, podendo prejudicar a fluidez do trânsito, mas as regras provavelmente serão respeitadas. Já o indivíduo que se considera bom motorista poderá infringir leis, porque elas provavelmente não o intimidam ou não representam ameaça para si.

NÃO é vedado aos despachantes de trânsito:

  • A.

    realizar propaganda, junto a órgãos de imprensa, de suas atividades enquanto despachante de trânsito.

  • B.

    delegar a outrem, mesmo através de mandato, qualquer de suas atribuições definidas na presente lei

  • C.

    desempenhar cargo, função ou emprego, ainda que não remunerado, em entidade da administração direta ou indireta, federal, estadual ou municipal, salvo se licenciado.

  • D.

    praticar, com ou sem intuito de lucro, atos desnecessários à solução de assuntos a seu encargo, ou protelar-lhes o andamento.

  • E.

    exercer a função com credencial vencida ou suspensa.

Considerando o comportamento humano e a condução veicular, é correto afirmar, EXCETO:

  • A.

    O condutor com pouca experiência ou com carências/deficiências de aprendizagem costuma sofrer mais acidentes. Isto se deve, em parte, ao efeito produzido pela fadiga, por prestar desmesurada atenção a estímulos pouco significativos ou por erros na tomada de decisão.

  • B.

    Não se pode dizer que um determinado tipo de personalidade (não patológica) implique necessariamente maior risco para a condução, mas, sim, que o problema vem de determinados elementos que aparecem associados a ela. Assim, os dados indicam que geralmente há maior tendência para as condutas arriscadas – velocidade, falta de respeito às normas, competitividade – por parte de alguns indivíduos, o que associado a um menor controle e ao uso de substâncias tóxicas pode levá-los a se envolverem mais em acidentes.

  • C.

    A paixão pela velocidade gera em muitos condutores sentimentos contraditórios, já que ela é percebida, ao mesmo tempo, como um fator de risco e como um valor social fortemente veiculados e defendidos por muitos meios de comunicação. Sabemos que existe profunda relação entre estilo e hábitos de vida das pessoas e uma maior tendência a dirigir velozmente. Também a este nível se entrelaçam o psicossocial e a forma de vida no estilo de condução veicular.

  • D.

    Os perigos do álcool ao volante são bastante evidentes na dimensão psíquica, pois o condutor que dirige alcoolizado geralmente menospreza os efeitos do mesmo sobre sua capacidade de rendimento; o álcool produz um sentimento subjetivo de acreditar que possui melhor capacidade para conduzir. A maioria dos motoristas desconhece a necessidade de tomar medidas preventivas para evitar o efeito do álcool ao volante, como tomar banho frio, ingerir dose de café forte ou aguardar meia hora antes de pegar no volante.

NÃO se considera dever do Despachante de Trânsito:

  • A.

    manter a atividade em caráter permanente, sem interrupção, salvo força maior devidamente autorizada pelo Diretor Geral do DETRAN/PR, em licença não excedente a 120 (cento e vinte) dias.

  • B.

    fornecer aos clientes a primeira via do protocolo que comprove a entrada da documentação no DETRAN/PR.

  • C.

    manter, junto aos órgãos de imprensa (jornais, revistas, etc.), publicidade periódica, informando, inclusive, a listagem das pessoas a quem presta serviços.

  • D.

    manter afixada em seu escritório a tabela de taxas cobradas pelo DETRAN/PR relativa aos serviços de sua competência.

  • E.

    fazer consignar nos impressos, processos de serviços, fachadas ou placas de identificação do estabelecimento e publicidade em geral a denominação do escritório, o nome e o número da credencial do despachante responsável.

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