Questões de Trânsito e Serviço de Transporte

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Em todo o território nacional, os números de telefone de emergência do Corpo de Bombeiros e da Polícia, são, respectivamente:

  • A.

    190 e 198

  • B.

    191 e 196

  • C.

    192 e 194

  • D.

    193 e 190

  • E.

    199 e 196

De que modo deve ser feito o transporte de criança com até 10 anos de idade em veículo automotor ?

  • A.

    Somente no banco traseiro do veículo, acomodada em dispositivo de retenção afixado ao cinto de segurança.

  • B.

    No banco traseiro, no colo de um adulto, ambos com o mesmo cinto de segurança.

  • C.

    No banco traseiro, sem cinto de segurança para não acarretar lesões à criança.

  • D.

    No banco dianteiro, utilizando o cinto de segurança de três pontos.

  • E.

    No banco dianteiro, utilizando o cinto de segurança infantil.

O Acordo sobre Transporte Internacional Terrestre entre os Países do Cone Sul contempla os transportes ferroviário e rodoviário, sendo que entre Brasil e __________ refere-se apenas ao transporte rodoviário. O mesmo ocorrerá com a negociação que está em andamento com a Guiana.

De acordo com a afirmação acima, o país que completa corretamente a sentença é:

  • A. Bolívia;
  • B. Chile;
  • C. Venezuela;
  • D. Paraguai;
  • E. Argentina.

Em relação à responsabilidade do Operador de Transporte Multimodal, é INCORRETO afirmar que:

  • A. cobre o período compreendido entre o instante do recebimento da carga e a ocasião da sua entrega ao destinatário, mas cessa quando do recebimento da carga pelo destinatário, sem protestos ou ressalvas;
  • B. o atraso na entrega ocorre quando as mercadorias não forem entregues dentro do prazo expressamente acordado entre as partes ou, na ausência de tal acordo, dentro de um prazo que possa, razoavelmente, ser exigido tomando em consideração as circunstâncias do caso;
  • C. os operadores de terminais, armazéns e quaisquer outros que realizem operações de transbordo são responsáveis, perante o Operador de Transporte Multimodal de Cargas que emitiu o Conhecimento de Transporte Multimodal, por perdas e danos provocados às mercadorias quando da realização das referidas operações, inclusive de depósito;
  • D. o Operador de Transporte Multimodal é responsável pelas ações ou omissões de seus empregados, não tendo direito a ação regressiva contra os terceiros contratados ou subcontratados, para se ressarcir do valor da indenização que houver pago;
  • E. a responsabilidade acumulada do Operador de Transporte Multimodal não excederá os limites de responsabilidade pela perda total das mercadorias.

Sobre o Transporte Multimodal de Cargas, analise as afirmativas a seguir:

I - O Operador de Transporte Multimodal é a pessoa jurídica contratada como principal para a realização do Transporte Multimodal de Cargas da origem até o destino, por meios próprios ou por intermédio de terceiros.

II - O Operador de Transporte Multimodal poderá ser transportador ou não transportador.

III - O exercício da atividade de Operador de Transporte Multimodal, que também inclui as funções de controle, depende de prévia habilitação e registro no órgão federal designado na regulamentação desta Lei.

IV - Quando por tratado, acordo ou convenção internacional firmado pelo Brasil, o Operador de Transporte Multimodal puder, nessa qualidade, habilitar-se para operar em outros países, deverá atender aos requisitos que forem exigidos em tais tratados, acordos ou convenções.

V - Cabe ao Operador de Transporte Multimodal emitir o Conhecimento de Transporte Multimodal de Carga.

Estão corretas somente as alternativas:

  • A. I; II; IV; V;
  • B. I; II; III; IV;
  • C. I; III; IV; V;
  • D. I; II; III; IV; V;
  • E. II; III; IV; V.

- Observe as definições abaixo:

(I) Modalidade de operação que se dá em decorrência de contrato firmado entre concessionárias, para permitir o transporte ferroviário que ultrapasse os limites geográficos de uma malha;

(II) Direito que têm as concessionárias de serviço público de transporte ferroviário de trafegarem nas malhas de outras, mediante remuneração ou compensação pelo uso da infra-estrutura ferroviária.

Respectivamente, as definições I e II dizem respeito a:

  • A. livre acesso a operadores ferroviários de transporte de passageiros e tráfego mútuo, e sua regulação é requerida para que se possibilite o uso da malha ferroviária para transporte de pessoas;
  • B. tráfego mútuo e direito de passagem, e sua regulação se impõe para o caso em que a opção do regulador tenha sido a de separar infra-estrutura e operação ferroviárias;
  • C. direito de passagem e tráfego mútuo, e sua regulação é um requerimento do uso da malha ferroviária por prestadores de serviços de transporte ferroviário de mercadorias que sejam independentes dos atuais concessionários das malhas regionais;
  • D. livre acesso a operadores ferroviários de transporte de passageiros e direito de passagem, e sua regulação é requerida para que se possibilite alcançar economias de escala na utilização da malha ferroviária concedida;
  • E. tráfego mútuo e direito de passagem, e sua regulação tem por finalidade facilitar a realização de transporte de cargas a mais longa distância quando a opção do regulador tiver sido a fragmentação regional da rede ferroviária nacional.

Aliar as diversas modalidades de transporte de carga procurando obter vantagens econômicas tem sido uma constante da logística de transporte. O transporte multimodal,além de bem servir ao usuário, quando esse necessita deslocar suacarga de transporte de porta a porta, utiliza uma

  • A. conexão sistemática entre os vários sistemas de transporte existentes, procurando reunir as vantagens operacionais de cada um dos modos de transporte, aliando-se a outras de origem institucional.
  • B. conexão sistemática entre a modalidade de transporte aquaviário e a de transporte terrestre, procurando reunir as vantagens operacionais de cada um desses modos de transporte, aliando-se a outras de origem institucional.
  • C. conexão entre as modalidades de transporte ferroviário e rodoviário, procurando reunir as vantagens operacionais de cada um desses modos de transporte,aliando-se a outras de origem institucional.
  • D. conexão entre as modalidades de transporte aquaviário e rodoviário, procurando reunir as vantagens operacionais de cada um desses modos de transporte,aliando-se a outras de origem institucional.

Em passos longos, a que distância do acidente deve ter início a sinalização, em avenidas com velocidade máxima permitida de 60 km/h, com pista seca ou com chuva, neblina, fumaça e à noite, respectivamente?

  • A. 40/80
  • B. 50/100
  • C. 60/80
  • D. 60/120
  • E. 80/100

Qual o prazo máximo (em dias) para expedição de notificação de autuação, após o qual um auto de infração será arquivado, e seu registro considerado insubsistente?

  • A. 30
  • B. 60
  • C. 90
  • D. 100
  • E. 120

Sinalizar o local em que ocorreu o acidente é fundamental para garantir a segurança de todos.

Assinale a opção INCORRETA, em relação ao emprego de pessoas na sinalização.

  • A.

    As roupas devem ser coloridas, contrastando com o terreno.

  • B.

    As pessoas devem ficar logo depois da curva, para chamar a atenção dos motoristas.

  • C.

    As pessoas devem ficar na lateral da pista, de frente para o fluxo de veículos.

  • D.

    A pessoa deve prestar atenção e estar sempre preparada para o caso de surgir algum veículo desgovernado.

  • E.

    Um pano colorido deve ser agitado, para alertar os motoristas.

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