Lista completa de Questões de Trânsito e Serviço de Transporte do ano 0000 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A abordagem sistêmica para o planejamento urbano evoluiu do trabalho de engenheiros e planejadores envolvidos nos primeiros estudos de transportes, tais como os estudos das seguintes cidades americanas:
Washington e São Francisco;
Chicago e Detroit;
Chicago e Michigan;
Boston e Dallas.
O número de viagens feitas para a área central com propósitos de compras é refletido pelo:
Volume de combustível gasto pelos veículos da cidade;
Volume de pedestres no centro da cidade;
Volume de movimentação financeira nos bancos daquela área;
Volume de vendas a varejo e/ou pela área construída, destinada exclusivamente a esta atividade.
Dentre as alternativas abaixo, assinale a única que não indica um dos objetivos da atribuição de tráfego:
Controlar a cobrança de pedágio nas estradas estaduais;
Verificar as deficiências do atual sistema de transportes;
Determinar prioridades de construção;
Avaliar os efeitos de pequenos melhoramentos e extensões do sistema de transportes existente.
Qual dos métodos relacionados abaixo é uma abordagem empírica que visa determinar, a partir dos dados de uso do solo de origem-destino, as variáveis sócio-econômicas que dão a melhor previsão da distribuição de viagens?
Método do "campo eletrostático";
Método de "oportunidades";
Método da "programação linear";
Método de "regressão múltipla".
Inicialmente, em qual país foi utilizada a "análise dos custos-benefícios", no campo dos transportes?
Japão;
Inglaterra;
Estados Unidos;
Canadá
Qual dos modos de transporte abaixo não é analisado para o desenvolvimento de redes alternativas de transporte público?
Ônibus;
Metrô;
Táxi;
Ferrovias suburbanas.
Dependendo do método usado, o fator de crescimento de distribuição de viagens (transporte) pode ser:
Obrigatoriamente simples;
Binário ou composto;
Tríplice ou uma combinação de vários fatores;
Simples ou uma combinação de vários fatores.
Quanto às características de uma viagem (transporte), quais são os dois fatores mais significativos para a escolha modal?
Destino e meio de transporte;
Destino e condição social dos pedestres;
Propósito e comprimento da viagem;
Apenas o propósito da viagem.
Dentre os fatores do uso do solo utilizados para políticas de transporte, pode-se afirmar que o uso do solo pelo comércio e indústria, como geradores de empregos, é também importante para :
O estudo de geração de viagens;
O estudo do índice de doenças cardíacas nos cidadãos;
O estudo de geração de renda;
O estudo de geração de tributos.
Nas zonas de emprego e da área central, a medida da intensidade do uso do solo é feita:
Em termos de número de habitações;
Em termos de quantidade de veículos;
Em termos de quantidade de veículos e pedestres;
Em termos da taxa de uso ou do índice espacial.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...