Questões de Trânsito e Serviço de Transporte do ano 0000

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"Fluxo interzonal" refere-se à parte do processo de planejamento de transportes que relaciona um certo número de viagens com origem numa determinada zona X um determinado número de viagens com destino em outras zonas. Na terminologia brasileira, também é conhecido como:

  • A.

    Fluxo de rede;

  • B.

    Fluxo de transporte;

  • C.

    Distribuição de viagens;

  • D.

    Distribuição de transporte planejado.

A parte do processo que atribui um dado número de viagens a um determinado sistema ou rede de transportes, é denominada, segundo Michael Bruton:

  • A.

    Atribuição de processo;

  • B.

    Atribuição de tráfego;

  • C.

    Atribuição de manejamento;

  • D.

    Atribuição de demanda.

Dentre os conceitos abaixo, qual é o mais utilizado para estimar a proporção de viagem que será efetuada por automóveis?

  • A.

    Custos generalizados;

  • B.

    Custos derivados;

  • C.

    Custos de viabilização;

  • D.

    Custos futuros.

No processo de coleta de dados básicos para um planejamento de transportes, antes que os dados de uso do solo, população, padrões econômicos e de viagens possam ser coletados, é necessário que se defina, prioritariamente:

  • A.

    A área para a qual o estudo de transportes será dirigido;

  • B.

    O padrão de viagens de qualquer mês;

  • C.

    O estudo de pesquisa domiciliar;

  • D.

    O tipo de entrevista nas margens das rodovias.

Das alternativas a seguir, pode-se afirmar que, quanto às principais fases de processo de planejamento de transportes, a única afirmação incorreta é:

  • A.

    Formulação explícita de metas e objetivos;

  • B.

    Coleta de dados sobre o uso do solo, população, condições econômicas e padrões de viagens para a situação atual;

  • C.

    Formulação explícita sobre os dados de crescimento da população urbana;

  • D.

    Estabelecimento de relações quantificáveis entre os movimentos e o uso do solo, população e fatores econômicos existentes atualmente.

Sobre a capacidade viária, é correto afirmar que "essa capacidade é calculável matematicamente e depende de uma série de fatores relativos à via e ao ambiente" (Eduardo Vasconcelos, in "O que é trânsito"). São exemplos desses fatores todas as alternativas abaixo, exceto:

  • A.

    A largura da via;

  • B.

    A geometria da via;

  • C.

    Fatores relativos ao ambiente;

  • D.

    Número de habitantes ao redor da via.

Assinale a alternativa que melhor expressa as características de nosso trânsito:

  • A.

    Se vivêssemos numa sociedade em que o horário de trabalho fosse livre, isso se refletiria no trânsito, levando, provavelmente, à suavização dos horários de pico;

  • B.

    Uma das características do tráfego é a sua flutuação: ele é muito pequeno de madrugada e somente aumenta no final da tarde;

  • C.

    Somente a alternativa "a" é correta;

  • D.

    As alternativas "a" e "b" são corretas.

No caso de acidente, a energia do choque, que é transmitida aos passageiros dos veículos, é proporcional:

  • A.

    Ao triplo do peso do veículo;

  • B.

    À metade da velocidade do veículo

  • C.

    À exata velocidade do veículo;

  • D.

    Ao quadrado da velocidade do veículo.

Assinale a única alternativa correta. Pelo novo Código de Trânsito Brasileiro, existe previsão legal para que os veículos somente possam ser licenciados se:

  • A.

    Forem adquiridos diretamente das concessionárias;

  • B.

    For comprovada a existência de apenas um proprietário anterior;

  • C.

    Utilizarem álcool como combustível;

  • D.

    Forem aprovados na inspeção de segurança e de controle de emissão de poluentes.

O novo Código de Trânsito Brasileiro (CTB) foi aprovado no Congresso Nacional e sancionado pelo Presidente da República, entrando em vigor em:

  • A.

    Janeiro-1999;

  • B.

    Agosto-2000;

  • C.

    Janeiro-1998

  • D.

    Ainda não entrou em vigor, vez que não foi aprovado pelo Senado.

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