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"Fluxo interzonal" refere-se à parte do processo de planejamento de transportes que relaciona um certo número de viagens com origem numa determinada zona X um determinado número de viagens com destino em outras zonas. Na terminologia brasileira, também é conhecido como:
Fluxo de rede;
Fluxo de transporte;
Distribuição de viagens;
Distribuição de transporte planejado.
A parte do processo que atribui um dado número de viagens a um determinado sistema ou rede de transportes, é denominada, segundo Michael Bruton:
Atribuição de processo;
Atribuição de tráfego;
Atribuição de manejamento;
Atribuição de demanda.
Dentre os conceitos abaixo, qual é o mais utilizado para estimar a proporção de viagem que será efetuada por automóveis?
Custos generalizados;
Custos derivados;
Custos de viabilização;
Custos futuros.
No processo de coleta de dados básicos para um planejamento de transportes, antes que os dados de uso do solo, população, padrões econômicos e de viagens possam ser coletados, é necessário que se defina, prioritariamente:
A área para a qual o estudo de transportes será dirigido;
O padrão de viagens de qualquer mês;
O estudo de pesquisa domiciliar;
O tipo de entrevista nas margens das rodovias.
Das alternativas a seguir, pode-se afirmar que, quanto às principais fases de processo de planejamento de transportes, a única afirmação incorreta é:
Formulação explícita de metas e objetivos;
Coleta de dados sobre o uso do solo, população, condições econômicas e padrões de viagens para a situação atual;
Formulação explícita sobre os dados de crescimento da população urbana;
Estabelecimento de relações quantificáveis entre os movimentos e o uso do solo, população e fatores econômicos existentes atualmente.
Sobre a capacidade viária, é correto afirmar que "essa capacidade é calculável matematicamente e depende de uma série de fatores relativos à via e ao ambiente" (Eduardo Vasconcelos, in "O que é trânsito"). São exemplos desses fatores todas as alternativas abaixo, exceto:
A largura da via;
A geometria da via;
Fatores relativos ao ambiente;
Número de habitantes ao redor da via.
Assinale a alternativa que melhor expressa as características de nosso trânsito:
Se vivêssemos numa sociedade em que o horário de trabalho fosse livre, isso se refletiria no trânsito, levando, provavelmente, à suavização dos horários de pico;
Uma das características do tráfego é a sua flutuação: ele é muito pequeno de madrugada e somente aumenta no final da tarde;
Somente a alternativa "a" é correta;
As alternativas "a" e "b" são corretas.
No caso de acidente, a energia do choque, que é transmitida aos passageiros dos veículos, é proporcional:
Ao triplo do peso do veículo;
À metade da velocidade do veículo
À exata velocidade do veículo;
Ao quadrado da velocidade do veículo.
Assinale a única alternativa correta. Pelo novo Código de Trânsito Brasileiro, existe previsão legal para que os veículos somente possam ser licenciados se:
Forem adquiridos diretamente das concessionárias;
For comprovada a existência de apenas um proprietário anterior;
Utilizarem álcool como combustível;
Forem aprovados na inspeção de segurança e de controle de emissão de poluentes.
O novo Código de Trânsito Brasileiro (CTB) foi aprovado no Congresso Nacional e sancionado pelo Presidente da República, entrando em vigor em:
Janeiro-1999;
Agosto-2000;
Janeiro-1998
Ainda não entrou em vigor, vez que não foi aprovado pelo Senado.
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