Questões de Trânsito e Serviço de Transporte do ano 0000

Lista completa de Questões de Trânsito e Serviço de Transporte do ano 0000 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Para que seja possível haver, no futuro, atitudes compatíveis com as necessidades de segurança de todos, especificamente no tocante ao trânsito, é imprescindível a necessidade de uma educação voltada para esta área. Entretanto, de acordo com Eduardo Vasconcellos, in "O que é trânsito", esta educação deve ocorrer:

  • A.

    Através de repreensão aos condutores de motocicletas e pedestres, exclusivamente;

  • B.

    Através de um programa de voluntariado, patrocinado pelo sindicato dos motoristas;

  • C.

    Como um processo obrigatório do Estado, através de DETRAN e DSV;

  • D.

    Como um processo contínuo, para que tenha efetividade real.

Controlar o uso do solo para impedir pontos de "afogamentos" ou "estrangulamentos" em áreas de tráfego muito carregado, parece bastante difícil, dadas as características e situações em nossa sociedade, como:

  • A.

    A pesada aplicação de leis de trânsito;

  • B.

    O problema de aplicação das leis criminais;

  • C.

    As chamadas "leis de zoneamento", que esbarram no problema da propriedade privada da terra;

  • D.

    No excesso de leis e fiscalização imobiliária, que impedem a ocupação clandestina de áreas urbanas.

Sobre o cinto de segurança, é correto afirmar que:

  • A.

    Quando utilizado, não pode contribuir para diminuir os efeitos de um acidente;

  • B.

    A sua importância deriva do fato básico de que o efeito de um eventual choque do veículo é transmitido aos ocupantes dos veículos devido à inércia dos mesmos, que os faz serem lançados à frente;

  • C.

    O uso do cinto de segurança não pode evitar que um choque do motorista contra o vidro ocorra, no caso de a velocidade média na hora do impacto ser superior a 70 km/h;

  • D.

    É prática instituída e defendida apenas no Brasil a recomendação de transporte de crianças no banco traseiro, utilizando cintos de segurança especiais.

Uma vez em movimento, o veículo precisa de certa distância para parar completamente. Das alternativas abaixo, assinale aquela que absolutamente não influencia na frenagem dos veículos:

  • A.

    O estado dos pneus;

  • B.

    O estado da pista;

  • C.

    O nível de combustível;

  • D.

    A velocidade das reações do motorista.

O automóvel, "sob o ponto de vista exclusivamente energético", é :

  • A.

    Um dos mais rápidos e saudáveis meios de locomoção;

  • B.

    Um dos mais econômicos meios de locomoção;

  • C.

    Um dos piores meios de locomoção;

  • D.

    Um dos mais lentos meios de locomoção.

Quais das técnicas abaixo, para melhor aproveitamento de espaço para estacionamento, vêm se tornando usuais no mundo todo?

  • A.

    Aumento de radares, com fiscalização local de guardas de trânsito;

  • B.

    Redução do número de estacionamentos;

  • C.

    Estacionamento gratuito para deficientes físicos;

  • D.

    Estacionamento rotativo (no caso do Brasil, a chamada "zona azul").

"Taxa de saturação", em termos de congestionamento, pode ser mais adequadamente definida como:

  • A.

    A relação entre veículos e motoristas;

  • B.

    A relação entre capacidade de fazer passar o fluxo de tráfego e o fluxo de tráfego;

  • C.

    A relação entre pedestres e motoristas;

  • D.

    A relação entre capacidade para pedestres e fluxo de pedestres e veículos.

Uma das tentativas para resolver o problema da chamada "acessibilidade", ou seja, a possibilidade de que haja democratização no uso de vagas, é:_____. Assinale a alternativa que melhor preenche a lacuna:

  • A.

    A programação das operações de carga e descarga;

  • B.

    O uso apropriado das ruas pelos pedestres;

  • C.

    A fiscalização através de parquímetros controlados pela CETESB;

  • D.

    A proposta de eliminação de estacionamento ou paradas de quaisquer veículos nas vias públicas.

Quanto às características de uma viagem (transporte), quais são os dois fatores mais significativos para a escolha modal?

  • A.

    Destino e meio de transporte;

  • B.

    Destino e condição social dos pedestres;

  • C.

    Propósito e comprimento da viagem;

  • D.

    Apenas o propósito da viagem.

A abordagem sistêmica para o planejamento urbano evoluiu do trabalho de engenheiros e planejadores envolvidos nos primeiros estudos de transportes, tais como os estudos das seguintes cidades americanas:

  • A.

    Washington e São Francisco;

  • B.

    Chicago e Detroit;

  • C.

    Chicago e Michigan;

  • D.

    Boston e Dallas

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

Contato

contato@provaseconcursos.com.br

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...