Questões de Trânsito e Serviço de Transporte do ano 0000

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O número de viagens feitas para a área central com propósi-tos de compras é refletido pelo:

  • A.

    Volume de combustível gasto pelos veículos da cidade;

  • B.

    Volume de pedestres no centro da cidade;

  • C.

    Volume de movimentação financeira nos bancos daquela área;

  • D.

    Volume de vendas a varejo e/ou pela área construída, desti-nada exclusivamente a esta atividade.

Dentre as alternativas abaixo, assinale a única que não indica um dos objetivos da atribuição de tráfego:

  • A.

    Controlar a cobrança de pedágio nas estradas estaduais;

  • B.

    Verificar as deficiências do atual sistema de transportes;

  • C.

    Determinar prioridades de construção;

  • D.

    Avaliar os efeitos de pequenos melhoramentos e extensões do sistema de transportes existente.

Qual dos métodos relacionados abaixo é uma abordagem empírica que visa determinar, a partir dos dados de uso do so-lo de origem-destino, as variáveis sócio-econômicas que dão a melhor previsão da distribuição de viagens?

  • A.

    Método do "campo eletrostático";

  • B.

    Método de "oportunidades";

  • C.

    Método da "programação linear";

  • D.

    Método de "regressão múltipla".

Inicialmente, em qual país foi utilizada a "análise dos custos-benefícios", no campo dos transportes?

  • A.

    Japão;

  • B.

    Inglaterra;

  • C.

    Estados Unidos;

  • D.

    Canadá.

Qual dos modos de transporte abaixo não é analisado para o desenvolvimento de redes alternativas de transporte público?

  • A.

    Ônibus;

  • B.

    Metrô;

  • C.

    Táxi;

  • D.

    Ferrovias suburbanas.

Dependendo do método usado, o fator de crescimento de distribuição de viagens (transporte) pode ser:

  • A.

    Obrigatoriamente simples;

  • B.

    Binário ou composto;

  • C.

    Tríplice ou uma combinação de vários fatores;

  • D.

    Simples ou uma combinação de vários fatores.

Dentre os fatores do uso do solo utilizados para políticas de transporte, pode-se afirmar que o uso do solo pelo comércio e indústria, como geradores de empregos, é também importante para :

  • A.

    O estudo de geração de viagens;

  • B.

    O estudo do índice de doenças cardíacas nos cidadãos;

  • C.

    O estudo de geração de renda;

  • D.

    O estudo de geração de tributos.

Nas zonas de emprego e da área central, a medida da in-tensidade do uso do solo é feita:

  • A.

    Em termos de número de habitações;

  • B.

    Em termos de quantidade de veículos;

  • C.

    Em termos de quantidade de veículos e pedestres;

  • D.

    Em termos da taxa de uso ou do índice espacial.

"Fluxo interzonal" refere-se à parte do processo de planeja-mento de transportes que relaciona um certo número de via-gens com origem numa determinada zona X um determinado número de viagens com destino em outras zonas. Na termino-logia brasileira, também é conhecido como:

  • A.

    Fluxo de rede;

  • B.

    Fluxo de transporte;

  • C.

    Distribuição de viagens;

  • D.

    Distribuição de transporte planejado.

A parte do processo que atribui um dado número de viagens a um determinado sistema ou rede de transportes, é denomi-nada, segundo Michael Bruton:

  • A.

    Atribuição de processo;

  • B.

    Atribuição de tráfego;

  • C.

    Atribuição de manejamento;

  • D.

    Atribuição de demanda.

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