Lista completa de Questões de Trânsito e Serviço de Transporte do ano 0000 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O número de viagens feitas para a área central com propósi-tos de compras é refletido pelo:
Volume de combustível gasto pelos veículos da cidade;
Volume de pedestres no centro da cidade;
Volume de movimentação financeira nos bancos daquela área;
Volume de vendas a varejo e/ou pela área construída, desti-nada exclusivamente a esta atividade.
Dentre as alternativas abaixo, assinale a única que não indica um dos objetivos da atribuição de tráfego:
Controlar a cobrança de pedágio nas estradas estaduais;
Verificar as deficiências do atual sistema de transportes;
Determinar prioridades de construção;
Avaliar os efeitos de pequenos melhoramentos e extensões do sistema de transportes existente.
Qual dos métodos relacionados abaixo é uma abordagem empírica que visa determinar, a partir dos dados de uso do so-lo de origem-destino, as variáveis sócio-econômicas que dão a melhor previsão da distribuição de viagens?
Método do "campo eletrostático";
Método de "oportunidades";
Método da "programação linear";
Método de "regressão múltipla".
Inicialmente, em qual país foi utilizada a "análise dos custos-benefícios", no campo dos transportes?
Japão;
Inglaterra;
Estados Unidos;
Canadá.
Qual dos modos de transporte abaixo não é analisado para o desenvolvimento de redes alternativas de transporte público?
Ônibus;
Metrô;
Táxi;
Ferrovias suburbanas.
Dependendo do método usado, o fator de crescimento de distribuição de viagens (transporte) pode ser:
Obrigatoriamente simples;
Binário ou composto;
Tríplice ou uma combinação de vários fatores;
Simples ou uma combinação de vários fatores.
Dentre os fatores do uso do solo utilizados para políticas de transporte, pode-se afirmar que o uso do solo pelo comércio e indústria, como geradores de empregos, é também importante para :
O estudo de geração de viagens;
O estudo do índice de doenças cardíacas nos cidadãos;
O estudo de geração de renda;
O estudo de geração de tributos.
Nas zonas de emprego e da área central, a medida da in-tensidade do uso do solo é feita:
Em termos de número de habitações;
Em termos de quantidade de veículos;
Em termos de quantidade de veículos e pedestres;
Em termos da taxa de uso ou do índice espacial.
"Fluxo interzonal" refere-se à parte do processo de planeja-mento de transportes que relaciona um certo número de via-gens com origem numa determinada zona X um determinado número de viagens com destino em outras zonas. Na termino-logia brasileira, também é conhecido como:
Fluxo de rede;
Fluxo de transporte;
Distribuição de viagens;
Distribuição de transporte planejado.
A parte do processo que atribui um dado número de viagens a um determinado sistema ou rede de transportes, é denomi-nada, segundo Michael Bruton:
Atribuição de processo;
Atribuição de tráfego;
Atribuição de manejamento;
Atribuição de demanda.
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