Lista completa de Questões de Trânsito e Serviço de Transporte do ano 2005 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Trânsito e Serviço de Transporte - Infraestrutura Viária e Rodoviária - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2005
Assinale a alternativa que completa correta e respectivamente as lacunas da sentença apresentada a seguir:
"De uma maneira geral, os bueiros são projetados para vazões correspondentes a um tempo de recorrência variando de dez a _______ anos. No caso de bueiros tubulares é usual, por razões econômicas, fazer-se o cálculo supondo-se que o bueiro trabalha _____ sobrecarga na entrada, com uma lâmina d'água na entrada menor ou igual a 1,2 vezes o diâmetro do bueiro, para vazões correspondentes a um tempo de recorrência de _______ anos, efetuando-se depois uma verificação para vazões correspondentes a um tempo de recorrência de _____ anos onde então se tolera uma sobrecarga máxima na entrada menor do que ____ vezes o diâmetro do tubo".Trânsito e Serviço de Transporte - Infraestrutura Viária e Rodoviária - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2005
Infra-estruturas de transporte são bens públicos sempre que:
Trânsito e Serviço de Transporte - Normas gerais de circulação e conduta - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2005
Um condutor trafegando com seu automóvel a 90 km/h numa rodovia pavimentada em trecho reto, fica de repente sem freios. A atitude correta, nesse caso, é
colocar o câmbio em ponto morto e aí puxar com força o freio de mão.
reduzir para a segunda marcha, deixar os pés nos pedais da embreagem e freio ao mesmo tempo e aí puxar com força o freio de mão.
deixar qualquer marcha engrenada, desligar a chave do contato e aí puxar o freio de mão suavemente.
reduzir as marchas sucessivamente, até chegar a primeira e aí puxar o freio de mão suavemente.
acionar as luzes de emergência (pisca-alerta), buzinar e aí puxar com força o freio de mão.
Trânsito e Serviço de Transporte - Sinalização de trânsito - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2005
O melhor material para ser empregado como lastro ferroviário é:
o cascalho;
a escória de alto forno fragmentada;
a pedra britada;
o pedregulho;
a laterita.
O tema trânsito é da maior relevância para nossa sociedade. Podemos justificar a sua inserção no currículo das escolas, tendo em vista os seguintes aspectos, EXCETO:
Trânsito tem um vínculo direto e imediato com o dia-a-dia do aluno.
Trata-se de um fenômeno humano que sempre foi vital para a sobrevivência da nossa espécie.
Passa a ser significativo a partir da modernização dos veículos e do conseqüente aumento de acidentes.
O trânsito tem condicionado a forma como as pessoas se comunicam, como organizam suas vidas e constroem suas culturas.
Trânsito e Serviço de Transporte - Teorias relacionadas aos transportes - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2005
A contaminação ambiental é uma das externalidades mais significativas da produção de transporte. Na ausência de intervenção reguladora:
Trânsito e Serviço de Transporte - Teorias relacionadas aos transportes - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2005
Uma característica fundamental da demanda por transportes é que se trata de uma demanda derivada. Isso significa que ela:
Trânsito e Serviço de Transporte - Sistema Nacional de Trânsito - SNT - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2005
Uma vez instalados o Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes (DNIT), as Agências Nacionais de Transportes Terrestres (ANTT) e Aquaviários (ANTAQ), ficaram extintos:
Trânsito e Serviço de Transporte - Tipos de Transporte - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2005
Para oferecer serviços de transporte, qualquer transportadora precisa de certos elementos básicos. Esses elementos são vias, terminais e veículos. Cada um resulta em custo para a transportadora e, dependendo do meio e da transportadora, esses custos podem ser de capital (fixos) ou operacionais (variáveis). No caso do transporte
hidroviário, os custos operacionais são altos;
rodoviário, os custos em geral são mais baixos que no caso do ferroviário;
aéreo, há maior adequação para cargas de baixo valor e baixo peso;
ferroviário, é necessário um alto volume de tráfego para absorver os custos fixos;
por tubulação, o custo de capital é baixo, mas os custos operacionais são muito altos.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...