Questões de Trânsito e Serviço de Transporte do ano 2005

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Assinale a alternativa que completa correta e respectivamente as lacunas da sentença apresentada a seguir:

"De uma maneira geral, os bueiros são projetados para vazões correspondentes a um tempo de recorrência variando de dez a _______ anos. No caso de bueiros tubulares é usual, por razões econômicas, fazer-se o cálculo supondo-se que o bueiro trabalha _____ sobrecarga na entrada, com uma lâmina d'água na entrada menor ou igual a 1,2 vezes o diâmetro do bueiro, para vazões correspondentes a um tempo de recorrência de _______ anos, efetuando-se depois uma verificação para vazões correspondentes a um tempo de recorrência de _____ anos onde então se tolera uma sobrecarga máxima na entrada menor do que ____ vezes o diâmetro do tubo".

  • A. 50; sem; 10; 25; duas;
  • B. 100; sem; 25; 50; duas;
  • C. 50; com; 10; 25; quatro;
  • D. 100; sem; 10; 25; quatro;
  • E. 50; com; 25; 50; duas.

Infra-estruturas de transporte são bens públicos sempre que:

  • A. tenham sido financiadas por meio de recursos públicos, mesmo que operadas pelo setor privado;
  • B. sejam de uso tarifado e não apresentem congestionamento;
  • C. sejam de uso não-tarifado e estejam congestionadas;
  • D. não estejam congestionadas e sejam de uso não-tarifado;
  • E. estejam congestionadas e sejam de uso tarifado.

Um condutor trafegando com seu automóvel a 90 km/h numa rodovia pavimentada em trecho reto, fica de repente sem freios. A atitude correta, nesse caso, é

  • A.

    colocar o câmbio em ponto morto e aí puxar com força o freio de mão.

  • B.

    reduzir para a segunda marcha, deixar os pés nos pedais da embreagem e freio ao mesmo tempo e aí puxar com força o freio de mão.

  • C.

    deixar qualquer marcha engrenada, desligar a chave do contato e aí puxar o freio de mão suavemente.

  • D.

    reduzir as marchas sucessivamente, até chegar a primeira e aí puxar o freio de mão suavemente.

  • E.

    acionar as luzes de emergência (pisca-alerta), buzinar e aí puxar com força o freio de mão.

O melhor material para ser empregado como lastro ferroviário é:

  • A.

    o cascalho;

  • B.

    a escória de alto forno fragmentada;

  • C.

    a pedra britada;

  • D.

    o pedregulho;

  • E.

    a laterita.

O tema trânsito é da maior relevância para nossa sociedade. Podemos justificar a sua inserção no currículo das escolas, tendo em vista os seguintes aspectos, EXCETO:

  • A.

    Trânsito tem um vínculo direto e imediato com o dia-a-dia do aluno.

  • B.

    Trata-se de um fenômeno humano que sempre foi vital para a sobrevivência da nossa espécie.

  • C.

    Passa a ser significativo a partir da modernização dos veículos e do conseqüente aumento de acidentes.

  • D.

    O trânsito tem condicionado a forma como as pessoas se comunicam, como organizam suas vidas e constroem suas culturas.

A contaminação ambiental é uma das externalidades mais significativas da produção de transporte. Na ausência de intervenção reguladora:

  • A. a produção de transporte será maior do que a que maximiza o bem-estar social;
  • B. o mercado produzirá eficientemente, sem ameaça de falha de regulação;
  • C. haverá incentivos aos produtores de veículos para o desenvolvimento de motores com menor emissão de contaminantes;
  • D. os custos sociais serão minimizados, pois fretes e tarifas terão seu valor reduzido;
  • E. haverá uma redução generalizada nos níveis de congestionamento viário.

Uma característica fundamental da demanda por transportes é que se trata de uma demanda derivada. Isso significa que ela:

  • A. se estabelece exclusivamente em função das condições de oferta de oportunidades de viagem;
  • B. é fruto das necessidades de deslocamento das pessoas e dos requerimentos da economia com respeito ao movimento de bens;
  • C. se forma a partir da percepção que os agentes econômicos e sociais adotam com respeito ao crescimento da economia;
  • D. pode ser funcionalmente especificada a partir de derivação de funções produção-custo de transporte;
  • E. apresenta variação significativa de intensidade ao longo do ano e, portanto, depende de condições climáticas.

Uma vez instalados o Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes (DNIT), as Agências Nacionais de Transportes Terrestres (ANTT) e Aquaviários (ANTAQ), ficaram extintos:

  • A. o GEIPOT – Empresa Brasileira de Planejamento de Transportes e a EBTU – Empresa Brasileira de Transportes Urbanos;
  • B. o DNER – Departamento Nacional de Estradas de Rodagem e a COFER – Comissão Federal de Transportes Ferroviários;
  • C. o GEIPOT – Empresa Brasileira de Planejamento de Transportes e a RFFSA – Rede Ferroviária Federal S.A.;
  • D. o PROCOFE – Programa de Concessão de Rodovias Federais e o CONTRAN – Conselho Nacional de Trânsito;
  • E. o DNER – Departamento Nacional de Estradas de Rodagem, a RFFSA – Rede Ferroviária Federal S.A. e a PORTOBRAS – Portos Brasileiros S.A.

Para oferecer serviços de transporte, qualquer transportadora precisa de certos elementos básicos. Esses elementos são vias, terminais e veículos. Cada um resulta em custo para a transportadora e, dependendo do meio e da transportadora, esses custos podem ser de capital (fixos) ou operacionais (variáveis). No caso do transporte

  • A.

    hidroviário, os custos operacionais são altos;

  • B.

    rodoviário, os custos em geral são mais baixos que no caso do ferroviário;

  • C.

    aéreo, há maior adequação para cargas de baixo valor e baixo peso;

  • D.

    ferroviário, é necessário um alto volume de tráfego para absorver os custos fixos;

  • E.

    por tubulação, o custo de capital é baixo, mas os custos operacionais são muito altos.

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