Questões de Trânsito e Serviço de Transporte do ano 2005

Lista completa de Questões de Trânsito e Serviço de Transporte do ano 2005 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A existência de um mercado ativo de compra e venda de veículos usados é um fator que, com referência a contratos de permissão para prestação de serviços de transporte rodoviário de passageiros, atua no sentido de:

  • A. reduzir os prazos dos contratos, pois o capital imobilizado em veículos não pode ser considerado um custo fixo irrecuperável;
  • B. inibir as intenções do permissionário de manter seus veículos em uso além do prazo de depreciação;
  • C. estimular o regulador a aplicar métodos de depreciação acelerada para efeitos de cálculo tarifário;
  • D. elevar a idade média dos veículos componentes da frota em serviço;
  • E. reduzir a competitividade dos processos licitatórios para a escolha de permissionários.

Um dos objetivos mais importantes da adoção de uma estratégia de fragmentação no processo de desestatização do setor de transportes é o de ampliar a competitividade. Nesse sentido, quando são separadas infra-estrutura e operação, busca-se:

  • A. deixar o operador mais exposto à pressão competitiva oriunda de potenciais candidatos ao mercado;
  • B. reduzir os custos de transação na indústria e, com isso, obter menores custos de produção;
  • C. facilitar a formação de grupos econômicos com interesse em verticalizar a atividade;
  • D. explorar as vantagens potenciais de economias de escala e escopo;
  • E. estimular o desenvolvimento de processos de planejamento integrado no conjunto da atividade.

A ausência de registrador gráfico ou equipamento similar no veículo de transporte rodoviário de passageiros é:

  • A. vedada;
  • B. tolerada;
  • C. admitida;
  • D. ignorada;
  • E. incentivada.

A frota mínima de veículos, com capacidade para 50 passageiros cada, a ser alocada para o serviço de uma linha rodoviária regular de passageiros com uma demanda média diária de 100 passageiros, cujo tempo de ciclo (volta completa) dura dois dias, é:

  • A. 1 veículo;
  • B. 2 veículos;
  • C. 4 veículos;
  • D. 5 veículos;
  • E. 10 veículos.

O serviço de carro-leito, com ou sem ar condicionado, e o serviço executivo são considerados serviços:

  • A. preferenciais;
  • B. especiais;
  • C. suplementares;
  • D. acessórios;
  • E. diferenciados.

O índice de cumprimento da programação de transporte serve para evidenciar a qualidade:

  • A. dos serviços de manutenção da frota;
  • B. da gestão da demanda e da frota;
  • C. dos processos de delegação da permissão;
  • D. do treinamento do pessoal de operação;
  • E. do sistema de comunicação para o despacho.

O indicador de milhares de quilômetros percorridos em média entre a ocorrência de duas falhas sucessivas nos veículos de uma frota é conhecido pela sigla:

  • A. MTBF
  • B. MQBF
  • C. MKMF
  • D. MKBF
  • E. MHBF

O IPK de uma linha de transporte rodoviário de passageiros, com freqüência de 50 partidas mensais e 100 km de extensão, que tenha transportado 5.000 passageiros em um determinado mês foi:

  • A. 1
  • B. 2.500
  • C. 5.000
  • D. 10.000
  • E. 25.000.000

O valor da tarifa de uma linha regular de passageiros, com 100 km de extensão e coeficiente tarifário calculado pela planilha de custos igual a 0,10, é:

  • A. R$ 9,00;
  • B. R$ 9,90;
  • C. R$ 10,00;
  • D. R$ 10,10;
  • E. R$ 11,00.

A variação ponderada dos índices de custo ou preços relativos aos principais componentes de custo relativos à formação da tarifa contratual acarreta:

  • A. a diferenciação da tarifa;
  • B. a modulação da tarifa;
  • C. o realinhamento de preços;
  • D. a revisão da tarifa;
  • E. o reajuste da tarifa.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...