Questões de Trânsito e Serviço de Transporte do ano 2005

Lista completa de Questões de Trânsito e Serviço de Transporte do ano 2005 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Na discretização segundo intervalos de tempo, das receitas e custos de um fluxo de caixa:

  • A. receitas e despesas são consideradas simultaneamente no início do intervalo em questão;
  • B. receitas são consideradas no início e despesas no final do intervalo em questão;
  • C. receitas e despesas são consideradas simultaneamente no meio do intervalo em questão;
  • D. receitas são consideradas no final e despesas no início do intervalo em questão;
  • E. receitas e despesas são consideradas simultaneamente no final do intervalo em questão.

Quanto à prestação de garantia da empresa concessionária pelo concedente de uma receita periódica mínima proveniente da exploração, é correto afirmar que o concedente:

  • A. deverá prestar garantia, com o aval de instituição financeira oficial, calculada em função da dimensão do tráfego e do valor do pedágio;
  • B. não poderá prestar garantia e nem exigir que este serviço seja exigido de terceiros;
  • C. não poderá prestar garantia e deverá exigir que este serviço seja exigido de terceiros sob a titularidade de pessoas físicas ou jurídicas de nacionalidade brasileira;
  • D. poderá prestar garantia, com o aval de instituição financeira oficial, calculada em função da dimensão do tráfego e do valor do pedágio;
  • E. deverá prestar garantia da receita mínima definida pela Taxa Interna de Retorno fixada no processo de concessão.

Para o fenômeno de "exudação" em um pavimento betuminoso, a medida corretiva é:

  • A. pintura de rejuvenescimento com material betuminoso adequado;
  • B. melhoria da drenagem;
  • C. nivelamento local com remendos superficiais;
  • D. aplicação no revestimento de pedrisco e areia grossa para a absorção do excesso de ligante;
  • E. execução de uma cobertura com lama asfáltica.

Em um programa de operação e exploração de rodovias federais brasileiras, a qualidade do serviço prestado pela Concessionária é mensurada pela ANTT através de quatro índices de desempenho.

Com relação ao índice de condição da rodovia IC, é correto afirmar que:

  • A. monitora constantemente o nível de serviço da rodovia, verificando se esta opera no máximo 200 horas por ano acima do nível de serviço D;
  • B. é a média geométrica dos parâmetros relativos à qualidade do pavimento conforme percebidos pelo usuário;
  • C. é calculado através de parâmetros cujas medições em campo são procedidas periódica e sistematicamente em trechos de 20 km da rodovia concessionada;
  • D. mede a qualidade da rodovia através da média aritmética dos outros três índices;
  • E. mede a qualidade da rodovia através da média ponderada dos outros três índices.

A exploração da faixa de domínio das ferrovias, a exploração de projetos imobiliários, a prestação de serviços de consultoria, a venda de materiais/sucatas e o ressarcimento de seguros contratados são atividades:

  • A. essenciais da concessionária;
  • B. independentes da concessionária;
  • C. extra-contratuais da concessionária;
  • D. operacionais da concessionária;
  • E. não operacionais da concessionária.

As informações das concessionárias ferroviárias que propiciam o acompanhamento econômico-financeiro, a análise dos custos dos serviços prestados e o estabelecimento de bases para a fixação de tarifas e sua revisão e avaliação sempre que necessário constam do:

  • A. Manual de Informações Contábeis;
  • B. Relatório Anual de Administração;
  • C. Plano Uniforme de Contas;
  • D. Boletim de Acompanhamento da Concessão;
  • E. Comunicado aos Acionistas.

Nas ferrovias, o orçamento das despesas com atividades relacionadas à expansão dos serviços é chamado, tradicionalmente, de orçamento:

  • A. de investimentos;
  • B. de capital;
  • C. de serviços;
  • D. de custeio;
  • E. de previsão.

Uma das funções dos dormentes na superestrutura ferroviária é:

  • A. servir de rolamento e guia para os veículos ferroviários;
  • B. servir de ancoragem contra deslocamentos devidos ao tráfego;
  • C. manter invariável a bitola da via;
  • D. conduzir a corrente elétrica dos circuitos de via;
  • E. conferir continuidade geométrica ao traçado.

O não cumprimento, por uma concessionária ferroviária, da meta de produção de um determinado exercício, caracteriza uma inadimplência:

  • A. total;
  • B. singular;
  • C. completa;
  • D. dupla;
  • E. simples.

Se a nota do Critério de Avaliação do Desempenho fosse igual a 40 pontos, o desempenho econômico e operacional da empresa concessionária seria considerado:

  • A. péssimo;
  • B. ruim;
  • C. regular;
  • D. excelente;
  • E. excepcional.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...