Questões de Trânsito e Serviço de Transporte do ano 2005

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A modalidade de fiscalização operacional dos serviços ferroviários de cada concessionária é realizada:

  • A. eventualmente;
  • B. obrigatoriamente uma vez por semana;
  • C. obrigatoriamente uma vez por mês;
  • D. obrigatoriamente duas vezes por ano;
  • E. obrigatoriamente uma vez por ano.

Com a finalidade de assegurar as projeções de desempenho das malhas ferroviárias da RFFSA transferidas para os operadores privados, foram fixadas metas operacionais a serem atingidas para os seguintes indicadores:

  • A. aumento das toneladas-quilômetro brutas transportadas e redução do número de acidentes;
  • B. aumento das toneladas brutas transportadas e redução do número de acidentes;
  • C. aumento das toneladas-quilômetro úteis transportadas e redução do número de acidentes;
  • D. aumento das toneladas úteis transportadas e redução do número de acidentes;
  • E. aumento do volume de transporte e redução do número de incidentes.

Para evitar que houvesse a formação de grupos monopolistas após a transferência das malhas ferroviárias da RFFSA para a iniciativa privada, a participação societária de cada grupo econômico no capital das empresas ou consórcios candidatos à exploração ficou limitada a:

  • A. 20%
  • B. 25%
  • C. 49%
  • D. 51%
  • E. 100%

As tendências contraditórias de concentração e dispersão geográfica das atividades econômicas revelam a existência de forças centrípetas e centrífugas moldando o desenvolvimento dos sistemas territoriais. A essas forças subjazem fatores tais como:

(I) tamanho de mercado;

(II) disponibilidade de mão-de-obra qualificada;

(III) maior disponibilidade de recursos naturais;

(IV) mais consolidada organização sindical;

(V) economias de aglomeração;

(VI) preços mais baixos dos fatores de produção;

(VII) maior densidade da rede de transportes.

Entre eles, são conducentes à concentração das atividades no território:

  • A. I, II, V, VII;
  • B. I, IV, V, VI;
  • C. II, III, IV, VII;
  • D. II, III, VI, VII;
  • E. III, IV, V, VI.

Considere as definições abaixo, de uso corrente em avaliação de desempenho:

(I) capacidade da firma em alcançar o produto máximo, dado um conjunto de insumos;

(II) medida do grau com que uma firma otimiza o tamanho de suas operações;

(III) capacidade da firma em produzir um volume particular de produto, a custo mínimo, dado o vetor de preço dos insumos.

As definições I, II e III correspondem, respectivamente, aos conceitos de:

  • A. eficiência alocativa nos insumos; eficiências de escopo; eficiência técnica;
  • B. eficiência de escala; eficiência organizacional da produção; eficiência na definição do mix de produtos;
  • C. eficiência tecnológica; eficiência em custo; eficiência na definição do mix de insumos;
  • D. eficiência produtiva; eficiência operacional; eficiência em custo;
  • E. eficiência técnica; eficiência de escala; eficiência em custo.

A diferença fundamental entre as técnicas de preferência revelada (PR) e de preferência declarada (PD) reside no fato de que:

  • A. as primeiras analisam a opção do usuário em função de variáveis de interesse e níveis de atributos definidos no experimento, enquanto as últimas dependem de uma enumeração das relações causais que explicam a decisão;
  • B. enquanto as técnicas de PR se baseiam em opções ou respostas efetivamente exercidas pelo usuário, as de PD se baseiam em informações dos entrevistados sobre como decidiriam em uma situação hipotética;
  • C. em estudos de PR, diferentemente dos de PD, há sempre a possibilidade de que o usuário entrevistado não tenha condições efetivas de tomar, na prática, a decisão entre as alternativas;
  • D. as técnicas de PR, distintamente das de PD, permitem lidar com uma gama de variáveis que não podem ser objetivamente aferidas, tais como nível de conforto ou percepção de segurança;
  • E. as técnicas de PR possibilitam a realização de estudos com tamanhos de amostras bem menores do que os que são requeridos na realização de estudos de PD.

O Índice de Herfindahl-Hirschmann (IHH) avalia o grau de concentração econômica pelo somatório dos quadrados das parcelas de mercado absorvidas por cada uma das empresas presentes. Se o número de empresas que disputam o mercado é n, então o inverso do IHH pode assumir valores:

  • A. entre 1 (concentração máxima) e n (concentração mínima) e pode ser interpretado como o número máximo de empresas que o mercado pode suportar nos vigentes padrões de tecnologia e demanda;
  • B. entre 1 (concentração máxima) e n (concentração mínima) e pode ser interpretado como o número efetivo de competidores no mercado;
  • C. entre n (concentração mínima) e n2 (concentração máxima) e pode ser interpretado como o número de conflitos competitivos entre as firmas presentes no mercado;
  • D. entre zero (concentração nula) e 1 (concentração máxima) e pode ser interpretado como a taxa em que os preços praticados excedem o custo marginal;
  • E. entre 1/n (concentração mínima) e 1 (concentração máxima) e pode ser interpretado como um indicador do tamanho ótimo relativo das empresas no mercado em questão.

O financiamento dos serviços de transporte público interestadual de pessoas, por via rodoviária, é garantido no Brasil por meio de cálculo de tarifas com base em uma planilha de custos-padrão por assento-quilômetro oferecido e um coeficiente de ocupação médio admitido para toda a rede de serviços. Assim, se o critério de escolha do vencedor das licitações pelo direito de operar uma determinada linha for o máximo valor proposto pela outorga do serviço, as fontes de recursos disponíveis para que o permissionário honre os pagamentos ao Poder Concedente são provenientes de excedentes de eficiência relativos a:

  • A. custos-padrão e captação de passageiros;
  • B. custos-padrão e dimensão de veículos;
  • C. freqüência de serviço e dimensão de veículos;
  • D. captação de passageiros e tempos de ciclo;
  • E. tempos de ciclo e economias de escopo.

Quando um monopólio natural "forte" regulamentado tem seus preços fixados como iguais ao custo marginal, ocorre:

  • A. uma situação de lucro acima do normal;
  • B. abuso do poder de monopólio;
  • C. captura regulatória;
  • D. exploração dos consumidores;
  • E. déficit financeiro da operação.

A fragmentação vertical da indústria de serviços de transporte ferroviário, separando a provisão de infra-estrutura da produção do serviço, resulta:

  • A. em maiores incidências potenciais de economia de escala na produção do serviço;
  • B. na redução dos custos de transação na indústria;
  • C. em aumento do grau de concentração industrial na atividade;
  • D. em maior contestabilidade no mercado de serviços de transporte;
  • E. na necessidade de subsidiar o provedor de infra-estruturas.
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