Lista completa de Questões de Trânsito e Serviço de Transporte do ano 2005 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Trânsito e Serviço de Transporte - Administração - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2005
A modalidade de fiscalização operacional dos serviços ferroviários de cada concessionária é realizada:
Trânsito e Serviço de Transporte - Administração - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2005
Com a finalidade de assegurar as projeções de desempenho das malhas ferroviárias da RFFSA transferidas para os operadores privados, foram fixadas metas operacionais a serem atingidas para os seguintes indicadores:
Trânsito e Serviço de Transporte - Administração - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2005
Para evitar que houvesse a formação de grupos monopolistas após a transferência das malhas ferroviárias da RFFSA para a iniciativa privada, a participação societária de cada grupo econômico no capital das empresas ou consórcios candidatos à exploração ficou limitada a:
Trânsito e Serviço de Transporte - Administração - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2005
As tendências contraditórias de concentração e dispersão geográfica das atividades econômicas revelam a existência de forças centrípetas e centrífugas moldando o desenvolvimento dos sistemas territoriais. A essas forças subjazem fatores tais como:
(I) tamanho de mercado;
(II) disponibilidade de mão-de-obra qualificada;
(III) maior disponibilidade de recursos naturais;
(IV) mais consolidada organização sindical;
(V) economias de aglomeração;
(VI) preços mais baixos dos fatores de produção;
(VII) maior densidade da rede de transportes.
Entre eles, são conducentes à concentração das atividades no território:
Trânsito e Serviço de Transporte - Administração - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2005
Considere as definições abaixo, de uso corrente em avaliação de desempenho:
(I) capacidade da firma em alcançar o produto máximo, dado um conjunto de insumos;
(II) medida do grau com que uma firma otimiza o tamanho de suas operações;
(III) capacidade da firma em produzir um volume particular de produto, a custo mínimo, dado o vetor de preço dos insumos.
As definições I, II e III correspondem, respectivamente, aos conceitos de:
Trânsito e Serviço de Transporte - Administração - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2005
A diferença fundamental entre as técnicas de preferência revelada (PR) e de preferência declarada (PD) reside no fato de que:
Trânsito e Serviço de Transporte - Administração - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2005
O Índice de Herfindahl-Hirschmann (IHH) avalia o grau de concentração econômica pelo somatório dos quadrados das parcelas de mercado absorvidas por cada uma das empresas presentes. Se o número de empresas que disputam o mercado é n, então o inverso do IHH pode assumir valores:
Trânsito e Serviço de Transporte - Administração - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2005
O financiamento dos serviços de transporte público interestadual de pessoas, por via rodoviária, é garantido no Brasil por meio de cálculo de tarifas com base em uma planilha de custos-padrão por assento-quilômetro oferecido e um coeficiente de ocupação médio admitido para toda a rede de serviços. Assim, se o critério de escolha do vencedor das licitações pelo direito de operar uma determinada linha for o máximo valor proposto pela outorga do serviço, as fontes de recursos disponíveis para que o permissionário honre os pagamentos ao Poder Concedente são provenientes de excedentes de eficiência relativos a:
Trânsito e Serviço de Transporte - Administração - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2005
Quando um monopólio natural "forte" regulamentado tem seus preços fixados como iguais ao custo marginal, ocorre:
Trânsito e Serviço de Transporte - Administração - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2005
A fragmentação vertical da indústria de serviços de transporte ferroviário, separando a provisão de infra-estrutura da produção do serviço, resulta:
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...