Questões de Trânsito e Serviço de Transporte do ano 2005

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Sobre a Carteira Nacional de Habilitação, assinale a alternativa correta.

  • A.

    Contém apenas o nome e fotografia do condutor, não valendo como carteira de identidade.

  • B.

    É válida a apresentação, à autoridade policial, de fotocópia autenticada da Carteira Nacional de Habilitação.

  • C.

    A renovação da validade da Carteira Nacional de Habilitação é possível ainda que não tenha havido a quitação de todos os débitos constantes no prontuário do condutor.

  • D.

    A validade da Carteira Nacional de Habilitação está condicionada ao prazo de vigência do exame de aptidão física e mental.

  • E.

    O Código de Trânsito Brasileiro em vigor estipulou prazo improrrogável de trinta dias para que as Carteiras Nacionais de Habilitação expedidas na vigência da legislação de trânsito anterior fossem substituídas.

Quantos dias após a divulgação do resultado do exame escrito sobre legislação de trânsito ou de direção veicular o candidato poderá repetir o exame, no caso de reprovação?

  • A. 5 (cinco)
  • B. 10 (dez)
  • C. 15 (quinze)
  • D. 20 (vinte)
  • E. 30 (trinta)

É normalmente aceito o pressuposto de que os custos médios anuais de operação e manutenção de veículos crescem com o tempo de uso. Por outro lado, é sabido que o custo anual médio devido à imobilização de capital se reduz quando aumenta o prazo de utilização do veículo. Admitindo que o veículo opera em situação de mercado competitivo, em que o preço dos serviços independe da idade do veículo envolvido na produção, então um operador maximizador de lucros substituiria seus veículos quando:

  • A. tivessem atingido uma idade igual à vida útil definida para fins de cálculo da depreciação;
  • B. já não apresentassem as mínimas condições de circulação e produção de serviço;
  • C. a taxa de crescimento dos custos anuais de manutenção e operação superasse a de decrescimento dos custos de imobilização de capital;
  • D. atingissem o prazo de utilização para o qual é mínima a soma dos custos médios anuais de operação, manutenção e imobilização de capital;
  • E. os custos anuais de manutenção e operação igualassem os de depreciação.

O financiamento dos serviços de transporte público e remunerado de pessoas, por via rodoviária, é garantido no Brasil por meio de cálculo de tarifas com base no conceito de:

  • A. custo marginal;
  • B. custo médio;
  • C. propensão a pagar;
  • D. passageiro-equivalente;
  • E. diferenciação de preços.

A tabela abaixo mostra o valor total dos insumos e do produto de cinco empresas concessionárias de serviços de transporte, para um dado período de tempo.

Considerando que a produção registra retornos constantes de escala, a empresa mais eficiente do grupo é a:

  • A. I;
  • B. II;
  • C. III;
  • D. IV;
  • E. V.

Se o modelo usado para a tarifação de serviços concedidos seguir o princípio da cobertura plena dos custos e mais a garantia de uma dada taxa de retorno sobre o capital imobilizado, então:

  • A. haverá uma tendência de o concessionário investir excessivamente;
  • B. o regulador estará estimulando o uso eficiente da relação capital/trabalho;
  • C. o concessionário não terá qualquer vantagem em acelerar a substituição de ativos imobilizados;
  • D. o regulador não terá qualquer necessidade em acompanhar a evolução dos custos de produção;
  • E. o cálculo da depreciação se fará forçosamente pelo método exponencial.

- Suponha que as tarifas de uma linha de transporte rodoviário interestadual de passageiros, com um único permissionário, sejam reajustadas periodicamente por um fator I – X, onde I é um índice de preços dos insumos da produção dos serviços e X uma avaliação a priori do potencial de aumento de produtividade na produção dos serviços da linha. Nesse caso, ao longo do prazo de contrato, o valor nominal da tarifa:

  • A. crescerá quando for detectada, no período, variação positiva nos preços dos insumos de produção;
  • B. se reduzirá sempre que X for positivo;
  • C. crescerá quando a inflação na economia nacional for maior que a inflação dos custos de produção do serviço;
  • D. se reduzirá quando os custos de produção dos serviços crescerem menos que o valor definido para o aumento potencial de produtividade;
  • E. crescerá quando houver ganhos de produtividade maiores que a variação dos preços na economia nacional.

Um corredor de transporte de mercadorias apresenta alternativas ferroviária e rodoviária para a ligação entre origem e destino das cargas. Se os trechos de ferrovia e rodovia são trechos concedidos, o grau de efetiva competição intermodal:

  • A. independerá da estrutura de mercado dos serviços de transporte rodoviário de cargas;
  • B. será potencialmente mais intenso quanto mais as mercadorias transportadas forem de baixa relação preço/volume;
  • C. não guardará relação com a quantidade de automóveis privados atraídos pela rodovia;
  • D. dependerá, entre outros fatores, da extensão dos trechos e do grau de fracionamento potencial das cargas;
  • E. será intenso mesmo que as sociedades concessionárias integrem o mesmo grupo econômico.

Parte significativa dos subsetores da indústria de serviços de transporte pode ser caracterizada como uma atividade econômica multi-produto com potencialidade para gerar economias de escopo. Em geral, isso ocorre porque:

  • A. há geração de economias de escala na produção de cada um dos serviços considerados;
  • B. a taxa de substituição dos serviços considerados é elevada;
  • C. custos fixos de produção podem ser compartilhados por dois ou mais tipos de serviço;
  • D. as funções de custo de produção dos distintos produtos, tomadas em separado, são minimizadas para as mesmas quantidades de produto;
  • E. é possível transferir receita auferida no serviço de maior elasticidade-preço da demanda para os demais.

A definição clássica dos instrumentos de regulação econômica em mercados de transporte aponta para três variáveis de controle fundamentais, quais sejam:

  • A. preços, qualidade do produto, segurança;
  • B. preços, quantidade produzida, entrada e saída de firmas no mercado;
  • C. quantidade produzida, qualidade do produto, relações capital-trabalho;
  • D. entrada e saída de firmas no mercado, segurança, preços;
  • E. qualidade do produto, quantidade produzida, segurança.
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