Questões de Trânsito e Serviço de Transporte do ano 2005

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O grau de curva indica:

  • A. o ângulo de interseção das tangentes;
  • B. o ângulo correspondente a uma corda;
  • C. a superlargura da curva;
  • D. a superelevação da curva;
  • E. o inverso do raio da curva.

No primeiro trimestre de 2005, a movimentação de bens no transporte terrestre no Brasil registrou os quantitativos médios mensais mostrados na tabela a seguir.

A partir destes dados, pode-se afirmar para o período considerado que:

  • A. praticamente não houve diferença entre os modos na quantidade de toneladas movimentadas em um quilômetro de operação;
  • B. a repartição modal no transporte de bens por modos terrestres foi favorável às ferrovias;
  • C. o modo rodoviário deteve a hegemonia no transporte terrestre de bens a longa distância;
  • D. a distância média de transporte foi maior para o modo ferroviário que para o rodoviário;
  • E. a ferrovia brasileira segue a tendência mundial de ampliar sua participação no mercado de transporte de bens a curta e média distância.

Assinale a alternativa que apresenta uma situação em que NÃO há obrigatoriedade de expedição de novo Certificado de Registro de Veículo.

  • A.

    Transferência da propriedade.

  • B.

    Mudança do município de domicílio ou residência do proprietário.

  • C.

    Alteração de característica do veículo.

  • D.

    Mudança na categoria.

  • E.

    Mudança de domicílio ou residência do proprietário dentro do mesmo município.

Para transpor um trecho de rodovia alagado à sua frente o condutor deve

  • A.

    engatar a primeira marcha, manter o carro acelerado e regular a velocidade com a embreagem.

  • B.

    acelerar fundo e ao chegar ao trecho alagado colocar o câmbio em ponto morto.

  • C.

    acelerar fundo e entrar no trecho alagado em alta velocidade.

  • D.

    reduzir para a segunda marcha e entrar no trecho alagado em alta velocidade.

  • E.

    entrar no trecho alagado com o carro acelerado, colocar o câmbio em ponto morto e em seguida frear bruscamente.

Considerando o comportamento humano no trânsito, é correto afirmar, EXCETO:

  • A.

    O ato de dirigir ou transitar por uma via não exige tanto de um motorista ou pedestre experiente. O fato de possuir maior tempo de vivência e prática faz com que se tornem mais independentes de seu estado psíquico e biológico. No caso específico do motorista com mais de 30 anos de direção, sua experiência permite que, em situação corriqueira como parar o veículo diante de um sinal vermelho, possa se eximir de calcular a velocidade do carro e a distância ao ponto de parada.

  • B.

    Uma descarga forte de ansiedade pode provocar problemas de memória e o motorista ou pedestre pode ficar sem saber como reagir frente a uma situação; pode provocar distorções da atenção, deslocando o foco e levando a distrações; objetos ou situações podem ser percebidos como próximos ou distantes, rápidos ou lentos demais, diferentemente do que de fato são.

  • C.

    A dificuldade de concentração, a irritabilidade e a fadiga podem influenciar negativamente na tomada de decisão, que é outro aspecto relevante ao ato de dirigir, pois é o elo entre o que está acontecendo no ambiente (sinalização, pedestre, outros veículos, condições das vias, etc.) e as ações compatíveis com esse ambiente que devem ser realizadas.

  • D.

    A auto-percepção relaciona-se com a maneira como cada indivíduo se concebe como motorista. Dessa forma, um indivíduo que se considera mau motorista poderá agir timidamente no trânsito, até mesmo na hora de tomar decisões, podendo prejudicar a fluidez do trânsito, mas as regras provavelmente serão respeitadas. Já o indivíduo que se considera bom motorista poderá infringir leis, porque elas provavelmente não o intimidam ou não representam ameaça para si.

Considerando o comportamento humano e a condução veicular, é correto afirmar, EXCETO:

  • A.

    O condutor com pouca experiência ou com carências/deficiências de aprendizagem costuma sofrer mais acidentes. Isto se deve, em parte, ao efeito produzido pela fadiga, por prestar desmesurada atenção a estímulos pouco significativos ou por erros na tomada de decisão.

  • B.

    Não se pode dizer que um determinado tipo de personalidade (não patológica) implique necessariamente maior risco para a condução, mas, sim, que o problema vem de determinados elementos que aparecem associados a ela. Assim, os dados indicam que geralmente há maior tendência para as condutas arriscadas – velocidade, falta de respeito às normas, competitividade – por parte de alguns indivíduos, o que associado a um menor controle e ao uso de substâncias tóxicas pode levá-los a se envolverem mais em acidentes.

  • C.

    A paixão pela velocidade gera em muitos condutores sentimentos contraditórios, já que ela é percebida, ao mesmo tempo, como um fator de risco e como um valor social fortemente veiculados e defendidos por muitos meios de comunicação. Sabemos que existe profunda relação entre estilo e hábitos de vida das pessoas e uma maior tendência a dirigir velozmente. Também a este nível se entrelaçam o psicossocial e a forma de vida no estilo de condução veicular.

  • D.

    Os perigos do álcool ao volante são bastante evidentes na dimensão psíquica, pois o condutor que dirige alcoolizado geralmente menospreza os efeitos do mesmo sobre sua capacidade de rendimento; o álcool produz um sentimento subjetivo de acreditar que possui melhor capacidade para conduzir. A maioria dos motoristas desconhece a necessidade de tomar medidas preventivas para evitar o efeito do álcool ao volante, como tomar banho frio, ingerir dose de café forte ou aguardar meia hora antes de pegar no volante.

Em todo o território nacional, os números de telefone de emergência do Corpo de Bombeiros e da Polícia, são, respectivamente:

  • A.

    190 e 198

  • B.

    191 e 196

  • C.

    192 e 194

  • D.

    193 e 190

  • E.

    199 e 196

Sinalizar o local em que ocorreu o acidente é fundamental para garantir a segurança de todos.

Assinale a opção INCORRETA, em relação ao emprego de pessoas na sinalização.

  • A.

    As roupas devem ser coloridas, contrastando com o terreno.

  • B.

    As pessoas devem ficar logo depois da curva, para chamar a atenção dos motoristas.

  • C.

    As pessoas devem ficar na lateral da pista, de frente para o fluxo de veículos.

  • D.

    A pessoa deve prestar atenção e estar sempre preparada para o caso de surgir algum veículo desgovernado.

  • E.

    Um pano colorido deve ser agitado, para alertar os motoristas.

A concentração do motorista, ao dirigir, é fundamental para que acidentes sejam evitados. Entre os fatores que reduzem a concentração estão:

I - assistir televisão a bordo;

II - ouvir música em volume que não permita ouvir outros sons no trânsito;

III - usar o telefone celular, mesmo que seja viva-voz;

IV - transportar animais soltos e desacompanhados no interior do veículo;

V - transportar, no interior do veículo, objetos que possam se deslocar no trajeto.

Estão corretos os fatores:

  • A. I e II, apenas.
  • B. II, III e IV, apenas.
  • C. III, IV e V, apenas.
  • D. I, II, III e IV, apenas.
  • E. I, II, III, IV e V.

Relativamente à educação para o trânsito, assinale a alternativa correta.

  • A.

    A educação para o trânsito é direito de todos, mas não constitui dever prioritário para os componentes do Sistema Nacional de Trânsito.

  • B.

    Caberá ao Ministério da Saúde, mediante proposta do CONTRAN, estabelecer campanha nacional de esclarecimento de condutas a serem seguidas nos primeiros socorros em caso de acidentes de trânsito.

  • C.

    A educação para o trânsito será promovida apenas no ensino médio e superior, por meio de ações coordenadas entre os órgãos do Sistema Nacional de Trânsito e de Educação.

  • D.

    Um percentual de trinta por cento do total dos valores arrecadados destinados à Previdência Social, do Prêmio do Seguro Obrigatório de Danos Pessoais causados por Veículos Automotores de Via Terrestre (DPVAT), será repassado mensalmente ao Coordenador do Sistema Nacional de Trânsito para aplicação exclusiva em programas destinados a primeiros socorros.

  • E.

    Não é possível haver convênios entre os órgãos e entidades executivas de trânsito e os órgãos de educação para se promover a educação para o trânsito.

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